FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Assunto sério...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 12:45 am    Assunto: Assunto sério... Responder com citação

Venho notando a crescente utilização de defensivos sistemicos no cultivo do bonsai. Um em especial me preocupa, o temik.
O uso de defensivos sistemicos devem ser recomendados por um proficional habilitado e competente na área, como um Eng. Agrônomo.
No caso especifico do temik, vale lembrar que é proibido, é um produto de toxidez muito alta e que permanece por um bom tempo no local aplicado. Além de ser percolado com a água.
Galera, na dúvida de uso de algum produto procure um eng. agronomo. Eu sei que o pessoal do forum são muito esforçados, competentes e concientes. Porém alguns estão recomendando produtos que não podem ser recomendados sem conhecimento profundo do modo como deve ser utilizado de meneira correta e segura.
Caso não esteja habilitado a recomendar produtos de origem controlada não o façam. Shocked
Estou de total disposição para perguntas a respeito de produtos defensivos e doenças, bem como passar receituário em casos mais especificos. Além de outros agrônomos bonsaistas no forum que tenho certeza que também teriam o prazer em ajudar.
E vai aqui minha campanha para o fim do uso do malathion. Usem produtos mais seletivos, de preferência naturais.

Abraço a todos...
Estou a disposição para qualquer consulta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 2:39 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Ricardo Loriggio, tenho uma vitis de no minimo 80 anos, ela foi coletada em periodo inapropriado, até ai tudo bem,
noto que em seu tronco tem cupins, tentei afogalos seguindo dicas de amigos do fórum mas até o dado momento não surtiu efeito,
com uma furadeira perfurei a madeira morta para facilitar a entrada de água e pretendo continuas a tentar assim com os furos maiores afogar os mauditos cupins,
posso seguir essa técnica ou o amigo teria algum produto que posso usar sem que mate a planta?
desde já muito obrigado!
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Aplique algum produto para matar formigas (um conhecido é o formilx) com o auxilio de uma seringa nos furos.
Provavelmente os cupins vem do solo. Se possivel faça uma investigação no vaso.
Não se esqueça de usar luvas durante o manuseio com o produto e lavar bem as mãos com sabão após....
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Eu apoio sua iniciativa Ricardo. Faz um tempo que abandonei o uso de inseticidas agrícolas mais fortes fortes, substitui por óleo de neem e tenho tido resultados muito bons.
Não faz sentido expormos nós e nossas plantas a produtos tóxicos quando poderíamos tratar com algum produto orgânico.

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo!

Alerta muito bem feito e na hora certa!

Os poucos defensivos controlados que uso (Confidor e Oberon) são orientados por um agrônomo, com o qual sempre converso à respeito.

Os que eventualmente recomendo no fórum, não são controlados.

Também sou totalmente contra o o MALATHION.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

vou procurar o formilx então, tomara que funcione, não tenho coragem de usar nada de toxidade alta... não lhe parabenisei pela iniciativa e fui logo perguntando... rsrrs.... desculpe.... parabéns amigo , iniciativa nobre e de linda intenção!!!! abraço.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 9:17 pm    Assunto: Duvidas Responder com citação

Caro Ricardo é que é DDPV?
Outra pergunta, poderi dar exemplos de produtos que podemos substituir o Malathion?

Abraço fraterno
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

DDPV é um inseticida com formulação parecida com o dimmy.
Este pode substituir o malathion sem problemas e com menor toxidez. Porém assim como o malathion o ddpv também mata tudo o que toca, sendo assim pouco seletivo.
Para mim o ideal é usar receitas caseiras como calda de fumo, etc.
Uma coisa muito boa para cochonilhas, uso em larga escala uma vez que tenho um viveiro grande, é oleo mineral com chá de cavalinha (funciona que é uma beleza)..... Shocked
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 9:48 pm    Assunto: Agradecimento Responder com citação

Caro Ricardo, agradeço imensamente pela resposta. Gostei muito da ideia de produtos naturais. Que tal criar um tópico especifico que popularizar seus conhecimentos e divulgar novas formulas?

Abraço fraterno
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Dou apoio total a proposta do Ricardo!
Há tempos eliminei de minhas práticas o uso de inseticidas, fungicidas, acaricidas e outros "cidas" pesados, procurando meios naturais, ou produtos com baixíssima toxicidade, se não tiver outra saída...

abraço
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 12:24 am    Assunto: Responder com citação

A ideia é usar inseticidas naturais em casos de pragas mais comuns e em menor escala. Que tem poucas plantas pode usar sem medo os naturais.
O que tanto quero dizer é para parar com esta de recomendar produtos de toxidez elevada sem o conhecimento do risco e das medidas corretas na aplicação e manuseio do produto.
Produtos naturais ficam poco efetivos em larga escala, mas para usar qualquer defensivo quimico é preciso ter conhecimento e/ou respaldo de um proficional competente.
Agora quanto ao malathion é fim mesmo, uma vez já tinha dito que o Brasil é um dos poucos paises em que este produto ainda é liberado. Quem ainda tem duvidas pergunte ao mestre Hidaka em uma proxima oportunidade da época em que ele cultiava rosas.....
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 5:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, apesar de nunca ter feito uso desse defensivo, achei muito oportuna sua postagem esclarecedora a respeito desse nocivo material, bem como a condenação e expulsão de seu uso entre nós, bonsaistas. Principalmente porque muitos cultivadores têm plantas próximas a seu local de residência, uma proximidade as vezes muito estreita, como soi ser alpendres e sacadas, de casas e apartamentos, expondo a riscos não somente ele, cultivador, mas igualmente familiares, amigos, crianças e animais domésticos.

A bem da verdade, acredito que há muito alguns cultivadores vem fazendo uso de produtos derivativos, como agua com sabão, alcoois, folha de fumo, dentre outros produtos, que não são tão agressivos à nossa saúde, como eses de origem quimica. A adoção de produtos que combatam algumas pragas, sistemicas ou não, como fungos, acaros, pulgões e cochonilas, geralmente as mais comuns em nossas plantas, prescinde realmente de alguma indicação mais detalhada e precisa sobre o que de fato poderíamos estar usando, que não venha a causar danos sérios e comprometedores à nossa saúde.

Oportuna, tambem, sua prestimosa assessoria, em colocar-se à disposição para informações pertinentes, bem como esclarecedoras, o que só depõe a seu favor, naturalmente, no sentido de enriquecer nosso forum, com uma área de conhecimento que poucos de nós pode se gabar de ter. Por isso, agradeço o empenho e acesso às informações necessárias, que em tão bom tempo chega até nós através de voce. Certamente, a partir de agora, muitos de nós teremos condições mais adequadas de agir dentro de padrõs mais seguros e com maior tranquilidade, no sentido de debelar e combater essas pragas em nossas plantas. Meu muito obrigado.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: