FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvidas sobre Pinçagem e Poda Pinheiro Vermelho
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2011 2:34 pm    Assunto: Dúvidas sobre Pinçagem e Poda Pinheiro Vermelho Responder com citação

Olá amigos,

Tenho algumas dúvidas sobre como proceder com a pinçagem e a poda de meu Pinheiro Vermelho. Tenho achado muitas matérias na net, mas a maoria sempre vem com imagens de pós trabalho feito e sem explicações sobre o fim desejado com cada procedimento adotado, portanto estou tentando fazer o inverso com as imagens abaixo p/ ver se consigo entender como fazer e qual o resultado que posso esperar de cada procedimento. Infelizmente o entendimento sobre esta espécie tem sido mt difícil p/ mim, por isso peço encarecidamente a ajuda de vcs amigos, pois esse pinheiro e minha cobaia p/ aprender e poder pegar uma planta mais adulta.

Peço se possível que expliquem de forma detalhada, pois sou lerdinho mesmo p/ entender,rsrsrs.

Esse pinheiro está comigo a + ou - 1 ano, já fiz algumas pinçagens, fiz o transplante e mesmo está bem saudável, mas a aparência nada refinada.

Dúvida 1: Vejam que ele está super carregado de agulhas e velas junto as axilas. Como devo proceder, fazer uma limpeza geral retirando todas essas agulhas e velas, deixar algumas ou nem mexer? Qual o resultado posso esperar de cada uma das atitudes acima?

Dúvida 2: Veja que nesta imagem há 1 pequeno galho crescendo p/ cima, apesar de as agulhas estarem em um tamanho ótimo a posição do galho está errada. Posso apenas podá-lo? Ou podo os outros onde as agulhas são maiores fazendo dele a nova ponteira? Como fazer com que as agulhas dos outros galhos fiquem assim pequenas?

Dúvida 3: Vejam que aqui ocorre tb o problema de muitas velas no mesmo local e as agulhas existentes são longas. Como proceder nesse caso e qual resultado esperar?

Dúvida 4: Posso simplesmente podar esses galhos?

Dúvida 5: A pingagem está correta ou devo deixar menos agulhas? Qual resultado esperar de um pinçagem onde se deixam poucos pares de agulhas? Quantos pares deixar e por que?

Como deixar os galhos curtos e com agulhas pequenas como nesse pinheiro do mestre Hidaka?

Espero que possam ajudar.

gde abraço.[/img]

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2011 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Donegá,

Também compartilho das suas dúvidas, portanto, vou acompanhar o tópico para aprender também.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olha vou junto .......,
pois tenho um Pinheiro vermelho , e tem uma brotaão um pouco diferente e algumas agulhas estão com pontas ate queimadas .
nao sei se gosta de menos sol , pois sua agulhas sao mais finas..
Rolling Eyes Rolling Eyes

Vamos aguardar pra vermos ver com os Masters!!
Laughing Laughing Laughing
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Nenhuma ajuda?

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: