Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago M
Registrado: 02/11/10 Idade: 44 Mensagens: 42 Localização: Buritis-MG
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 9:18 pm Assunto: como estilizar minha pitangueira |
|
|
boa noite!!!
gostaria de uma ajuda para trabalhar essa pitanga,como podem ver minha arramação ficou uma bagunça só(mais não se preocupem é provisório)
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 11:26 pm Assunto: |
|
|
olá amigo..
toma cuidado com o substrato... não use apenas terra. use uma mistura com areia grossa, 50 a 50% senão compacta muito e impede o crescimento da planta... no mais está ficando bom sendo necessário esperar....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 8:09 am Assunto: |
|
|
Oi Thiago. Sua planta está num estágio ainda inicial. Veja bem, precisa engrossar o tronco para melhorar sua planta. Como disse o Mcdonald, um bom substrato vai ajudar no seu desenvolvimento. Até se der uma estudada sobre mamadeira/ecorredor seria interessante neste caso. Galhos que saem da mesma altura no tronco em geral não são interessantes (não quer dizer que precisa cortálos agora, pois vão ajudar a engrossar o tronco nesta etapa). Se surgirem brotaçãoes mais para baixo, não corte de jeito nenhum. |
|
|
 |
Thiago M
|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 9:38 am Assunto: |
|
|
gente muito obrigado pelas dicas.vou mudar o substrato mais breve posivel,e em relaçao a posiçao dos galos,como seria uma boa colocaçao deles? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 11:18 am Assunto: |
|
|
Uma boa colocação envolve galhos nascendo em todas as direções, não só para os lados. Apesar de escolhermos uma "frente" para o bonsai, quando visto de outros lados, deve parecer como uma árvore natural (galhos em todas as direções).
O primeiro galho do bonsai deverá ser o mais grosso e nascer preferivelmente a um terço da altura da árvore. Outra regra importante com relação ao primeiro galho é que este nunca deverá apontar para o observador ou para a frente do bonsai. O mesmo deverá se direcionar para um dos lados do bonsai, facilitando triangulação do conjunto e tornando mais evidente o tronco. Isso são regras, mas toda regra tem sua excessão, mas em geral tentamos segui-las. Ficaria mais ou menos como o desenho abaixo:
 |
|
|
 |
Thiago M
|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 11:26 am Assunto: |
|
|
boa tarde Nikkei!
muito obrigado pelas dicas.vc poderia me dar uma dicas sobr uma amoreira minha tbm?esta no topico "me ajudem com minha amoreira" |
|
|
 |
Thiago M
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2011 10:51 pm Assunto: |
|
|
atualizando e ainda pedindo ajuda...
 |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 4:07 pm Assunto: Sujestão |
|
|
Eu plataria ela num vaso maior ou no chao inclinada um pouco mais para a direita, e curvaria o apice para a esquerda promovendo uma curvatura no troco. retiraria o primeiro galho da direita e o segundo da esquerada.
Depois é so esperar ganhar volume e ir mantendo a forma. |
|
|
 |
Thiago M
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 8:52 pm Assunto: |
|
|
boa noite e obrigado pela opinião.olha ela esta plantada em um balde de 15l,e se possiv vc poderia riscar quais os galho vc cortaria?só pra mim compreender melhor sua visão.muito obrigado |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 12:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
Tiago, aproveita que o tempo está ótimo, faça uma desfolha completa em sua planta, retirando todas as folhas. Para fazer isso e treinar sua paciência, use uma tesoura de pontas finas, cortando a folha no pecíolo, que é o talinho que liga a folha ao galho. Não arranque as folhas, ok? Retire todas, sem deixar nenhuma para remédio.
Depois, fotografe a planta elegendo quatro lados: frente, costas, lateral esquerda, lateral direita. Como o balde é redondo, faça marcações nele para facilitar esse tipo de trabalho. Com essas fotos mostrando a planta nua, poderemos então analisar melhor a estrutura atual e sugerir, com calma e segurança, qual o melhor caminho a seguir quanto a uma estilização ou condução visando aprimorar e melhorar o desenvolvimento da planta, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 9:51 pm Assunto: sugestão |
|
|
oi Thiago conforme sujestão segue as alterações que falei, desculpe por não conseguir inlustrar melhor. É que não tenho muita habilidade em manipular fotos.[url]images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAAzPeHwZXzFALVtA_fxiPbbN14H0MwvTAvxC3dkVAJG0_
Um abraço[url]img5.orkut.com/images/chhota/1297273616/1297298817708/18205184/ln/Z1nx6c8m.jpg?[/url] |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 9:54 pm Assunto: Re: sugestão |
|
|
desculpe-me tive problemas com a hopedagem e postagem das fotos. |
|
|
 |
Thiago M
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 12:26 pm Assunto: Re: sugestão |
|
|
boa tarde a todos.obrigado a todos pelas opiniões.olha aqui vai as fotos da planta desfolhada.
frete(eu acho né)
costa
 |
|
|
 |
Thiago M
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 8:50 pm Assunto: |
|
|
boa noite pessoal...alguém poderia me dar mais algumas dicas sobre essa planta?ficarei muito grato!!! |
|
|
 |
leandro Spagiari 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 9:02 pm Assunto: |
|
|
Ola,
amigo, sinceramente, se a planta fosse minha, eu cortaria a parte superiora da planta, onde saem os primeiros galhos, dali pra cima tudo fora, o galho mais fino fica de primeiro galho, o mais grosso fica de continuação do tronco, puxando ele de volta ja para dar o movimento contrario na planta, como o corte da parte superiora da planta ficara entre os galhos sera muito facil a cicatrizacao dele, o galho baixo mais fino esta muito pra baixo tbm ao meu ver, aproveita que eles sao finos e de movimento a eles, espero ter ajudado ou dado um nó ^^,
abraços. _________________ Leandro Spagiari Rosin
http://www.bonsaisul.com.br/index.html |
|
|
 |
|