FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

como estilizar minha pitangueira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago M

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 9:18 pm    Assunto: como estilizar minha pitangueira Responder com citação

boa noite!!!
gostaria de uma ajuda para trabalhar essa pitanga,como podem ver minha arramação ficou uma bagunça só(mais não se preocupem é provisório)

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

olá amigo..
toma cuidado com o substrato... não use apenas terra. use uma mistura com areia grossa, 50 a 50% senão compacta muito e impede o crescimento da planta... no mais está ficando bom sendo necessário esperar....
abraço
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 8:09 am    Assunto: Responder com citação

Oi Thiago. Sua planta está num estágio ainda inicial. Veja bem, precisa engrossar o tronco para melhorar sua planta. Como disse o Mcdonald, um bom substrato vai ajudar no seu desenvolvimento. Até se der uma estudada sobre mamadeira/ecorredor seria interessante neste caso. Galhos que saem da mesma altura no tronco em geral não são interessantes (não quer dizer que precisa cortálos agora, pois vão ajudar a engrossar o tronco nesta etapa). Se surgirem brotaçãoes mais para baixo, não corte de jeito nenhum.
Thiago M

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 9:38 am    Assunto: Responder com citação

gente muito obrigado pelas dicas.vou mudar o substrato mais breve posivel,e em relaçao a posiçao dos galos,como seria uma boa colocaçao deles?
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Uma boa colocação envolve galhos nascendo em todas as direções, não só para os lados. Apesar de escolhermos uma "frente" para o bonsai, quando visto de outros lados, deve parecer como uma árvore natural (galhos em todas as direções).
O primeiro galho do bonsai deverá ser o mais grosso e nascer preferivelmente a um terço da altura da árvore. Outra regra importante com relação ao primeiro galho é que este nunca deverá apontar para o observador ou para a frente do bonsai. O mesmo deverá se direcionar para um dos lados do bonsai, facilitando triangulação do conjunto e tornando mais evidente o tronco. Isso são regras, mas toda regra tem sua excessão, mas em geral tentamos segui-las. Ficaria mais ou menos como o desenho abaixo:
Thiago M

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 11:26 am    Assunto: Responder com citação

boa tarde Nikkei!
muito obrigado pelas dicas.vc poderia me dar uma dicas sobr uma amoreira minha tbm?esta no topico "me ajudem com minha amoreira"
Thiago M

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2011 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

atualizando e ainda pedindo ajuda...
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 4:07 pm    Assunto: Sujestão Responder com citação

Eu plataria ela num vaso maior ou no chao inclinada um pouco mais para a direita, e curvaria o apice para a esquerda promovendo uma curvatura no troco. retiraria o primeiro galho da direita e o segundo da esquerada.
Depois é so esperar ganhar volume e ir mantendo a forma.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Thiago M

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

boa noite e obrigado pela opinião.olha ela esta plantada em um balde de 15l,e se possiv vc poderia riscar quais os galho vc cortaria?só pra mim compreender melhor sua visão.muito obrigado
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 12:14 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Tiago, aproveita que o tempo está ótimo, faça uma desfolha completa em sua planta, retirando todas as folhas. Para fazer isso e treinar sua paciência, use uma tesoura de pontas finas, cortando a folha no pecíolo, que é o talinho que liga a folha ao galho. Não arranque as folhas, ok? Retire todas, sem deixar nenhuma para remédio. Very Happy

Depois, fotografe a planta elegendo quatro lados: frente, costas, lateral esquerda, lateral direita. Como o balde é redondo, faça marcações nele para facilitar esse tipo de trabalho. Com essas fotos mostrando a planta nua, poderemos então analisar melhor a estrutura atual e sugerir, com calma e segurança, qual o melhor caminho a seguir quanto a uma estilização ou condução visando aprimorar e melhorar o desenvolvimento da planta, ok? Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 9:51 pm    Assunto: sugestão Responder com citação

oi Thiago conforme sujestão segue as alterações que falei, desculpe por não conseguir inlustrar melhor. É que não tenho muita habilidade em manipular fotos.[url]images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAAzPeHwZXzFALVtA_fxiPbbN14H0MwvTAvxC3dkVAJG0_
Um abraço[url]img5.orkut.com/images/chhota/1297273616/1297298817708/18205184/ln/Z1nx6c8m.jpg?[/url]
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 9:54 pm    Assunto: Re: sugestão Responder com citação

desculpe-me tive problemas com a hopedagem e postagem das fotos.
Thiago M

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 12:26 pm    Assunto: Re: sugestão Responder com citação

boa tarde a todos.obrigado a todos pelas opiniões.olha aqui vai as fotos da planta desfolhada.
frete(eu acho né)

costa

Thiago M

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

boa noite pessoal...alguém poderia me dar mais algumas dicas sobre essa planta?ficarei muito grato!!!
leandro Spagiari
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

Ola,

amigo, sinceramente, se a planta fosse minha, eu cortaria a parte superiora da planta, onde saem os primeiros galhos, dali pra cima tudo fora, o galho mais fino fica de primeiro galho, o mais grosso fica de continuação do tronco, puxando ele de volta ja para dar o movimento contrario na planta, como o corte da parte superiora da planta ficara entre os galhos sera muito facil a cicatrizacao dele, o galho baixo mais fino esta muito pra baixo tbm ao meu ver, aproveita que eles sao finos e de movimento a eles, espero ter ajudado ou dado um nó ^^,

abraços.

http://www.bonsaisul.com.br/index.html
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: