Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 3:09 pm Assunto: Sintomas de Deficit Hídrico |
|
|
Pessoal, das plantas que tenho, algumas espécies apresentam sintomas imediatos, quando do deficit hídrico.
Esta semana deixei um dia sem molhar e, as espécies que tiveram as folhas murchadas, foram:
Calliandra
Pingo-de-Ouro
Glicínea
Lantana
Pithecolobium
Amoreira
Flamboyant
Bougainvíllea
As demais espécies não apresentaram sintomas visíveis.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 4:04 pm Assunto: |
|
|
Ótima informação Elio!!!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 4:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio
Muito bom saber disso, das espécies que vc citou eu tenho 3 delas.
Vou pedir pra o pessoal lá de casa aguar as minhas com exatidão.
Informações muito valiosas que o dinheiro não paga.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 7:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, amigo véio, faltou a serissa nessa relação. Um dos sintomas mais interessantes nessa espécie, que vira e mexe percebo, é uma redução no tamanho de suas folhas, como se elas, além de murcharem, encolhessem. Tal situação é irreversível, mesmo após o retorno com rega abundante ou mesmo imersão total (vaso e planta) em recipiente contendo agua ou agua/nutrientes.
O desenvolvimento da planta que chega a essa condição sofre uma parada total. A planta reinicia então a partir de novas brotações, ficando as anteriores estacionadas, não secas totalmente, mas sem o desenvolvimento continuo que vinham tendo até que tal fato ocorresse. Apesar de lidar com isso há muito tempo, não sei explicar totalmente esse fator, vez que não é o secamento total da massa verde, que permanece latente, num verde esmaecido, com as folhas reduzidas e ligeiramente fechadas, mas não totalmente. É um mecanismo de defesa, sem duvida nenhuma. Mas é acionado num estágio sem volta, sem retorno. Oportunamente irei fotografar e postar neste tópico, para que todos possam visualizar e opinar a respeito. Quem sabe não aparece uma alma caridosa e explique, com argumentação válida, os motivos, esclarecendo de vez essa incógnita? Aguardemos, pois. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 9:28 pm Assunto: |
|
|
Fala, Nicky!
Pois é, a única Serissa que tenho, está no chão. Assim, ela não sofre efeitos de estresse hídrico.......rsrsrsrs!
Diante do que vc explicou, também não entendo bem a dinâmica do metabolismo vegetal quando do déficit hídrico.
A Glicínea murchou e queimou 50% das folhas.
Nicky, tópico à parte, ontem iniciamos com o material que te enviei, o Curso avançado. 13 alunos que receberam muito bem o material.
Estou preparando o módulo II. Depois te envio.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 7:51 am Assunto: bonsai |
|
|
Excelente, Elio. Fico no aguardo, então. Obrigado por sua consideração e atenção. Um abraço, garoto. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 4:51 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
eu também possuo 2 primaveras que sofrem muito com o déficit hídrico, inclusive uma delas apresenta coloração amarelada em suas folhas, porém não sei se é causado pelo stress, creio que o problema aí é outro.
Essa buga que mencionei, possui algum hospedeiro dentro dela, tipo uma broca, não sei ao certo, pois o bicho está comendo parte da madeira, já pensei até em aranha ou cupim! Alguns galhos secaram a um tempo atras, mas ela continua bem viva com emissão de novos brotos, porém debilitada. Já coloquei umas iscas para tentar matar o tal inseto e andei jogando óleo de neem, mas ate agora nada!
Alguem sabe me dar uma dica?! |
|
|
 |
|