|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Aguir
Registrado: 22/07/09 Mensagens: 26 Localização: Conceição da Feira-BA
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 6:27 pm Assunto: flamboyant |
|
|
Olá, estou com esse flamboyant e gostaria de saber o que posso fazer para transforma-lo num bonsai.
obrigado.
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 8:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
Thiago, há duas variedades dessa espécie, sendo uma que é conhecida por flamboyant anão, em razão de ter um crescimento em que a arvore adulta não ultrapassa os tres metros de altura, e a outra, normal, que pode chegar fácil até os 10 metros. Em se tratando de uma ou de outra, é preciso antes de mais nada, conhecer a fisiologia dessa espécie, para adequar o cultivo, geralmente indicado para parques e jardins, ao vaso ou recipiente usado, como esse escorredor.
Isso se faz necessário, isto é, ter esse tipo de conhecimento, pois facilita bastante lidar com a espécie da maneira correta. Eu sugiro a voce fazer uma pesquisa nesse sentido, orientando-o a buscar informações no google imagens. Experimente digitar "flamboyant bonsai", ou mesmo apenas o nome da planta, para visualizar possíveis modelos de cultivo, bem como fichas da espécie, que irão orientá-lo adequadamente quanto a isso.
Por outro lado, uma sugestão é preciso: na próxima primavera, plante seu flamboyant em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante, que pode ser obtido pela fragmentação de material ceramico, pedrisco, casca de coco e de pinheiro (se não tiver este ultimo, serve casca de outra arvore, desde que bem corticosa). Misture bem esses ingredientes, e preencha o espaço do recipiente com eles.
Lembre que a espécie irá ter um espaço maior para emitir um raizame mais volumoso, o que certamente irá proporcionar novas brotações e engrossamento do tronco, em um tempo menor que se continuar o cultivo apenas no escorredor. Sol pleno, rega e adubação, são a chave para qualquer cultivo proporcionar isso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 4:09 pm Assunto: Flamboyant |
|
|
Fala Thiago!
Também tenho um flamboyant, e pelo que entendi sobre o que o Nick explicou, o meu é mirim, pois é semente do que tem ao lado de minha casa tem uns 4m e tem mais de 20 anos. Seu tronco tem uma coloração e texturas diferentes do outro.
No que pesquisei na internet e aqui no forum, achei mais interessante, faze-lo no estilo cascata.
A foto é antiga, hoje já está com o tronco mais grosso, dois ápices, se é assim que posso dizer e surgiu novos brotos assim que conduzi seu único
ápice que tinha na época para baixo, foi aonde surgiu um novo ápice, e depois as novas brotações nos lugares onde marquei na foto.
Tenho que tirar uma foto mais recente para pedir sugestões e opiniões
pois já está na hora.
Conclusão, minha sugestão é no estilo kengai.
Espero ter ajudado, pois sou principiante do principiante.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|