|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Aguir
Registrado: 22/07/09 Mensagens: 26 Localização: Conceição da Feira-BA
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 6:19 pm Assunto: bouganvvilea estaca |
|
|
Olá, consegui uma estaca de uma bouganvillea e por enquanto deixei assim, gostaria de sugestões para o que devo fazer a partir daqui.
Se puderem mandem desenhos ou fotos para modelos.
obrigado a todos!
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 8:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Thiago, como se trata apenas de uma estaca, sem nada que a destaque, não há muito o que sugerir em termos de estilização. É preciso ter paciência e esperar que sua planta retorne com brotações ao longo do tronco, de maneira a que, se voce cultivar bem e deixar as brotações virarem galhos, possa ter então algo com que formar uma estrutura aerea adequada.
Por outro lado, posso dizer que sua planta, a meu ver, carece de movimento. Sugiro voce aguardar até a proxima primavera e promover um alporque logo acima do ultimo galho à esquerda, de maneira a obter duas plantas com que trabalhar, sendo esta então a de menor tamanho, porém com maiores possibilidades, pois terá um bom movimento inicial com que ser formada adequadamente.
O segundo material, então, poderá ser formado a partir de um palmo, mais ou menos, acima da borda desse recipiente em que está a estaca. Poderá fazer um novo alporque nessa area, ou simplesmente cortar fora e estaquear a parte superior, cuidando de formar nova estrutura com futuras brotações na area do corte.
Isso tudo se presta ao fato de que essa estaca está muito "pescoçuda", como se costuma dizer: ela segue reto, sem atrativo visual nenhum, e para engrossar e vir a ser algo aproveitável, se mantida como está, deverá ser então plantada no chão, onde iria ficar pelos próximos 15 ou 20 anos, até engrossar bem. Então, como sei que vc não irá querer adotar esse tipo de cultivo, a sugestão dos alporques e cortes é o melhor de momento. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Bernardo Amaral

Registrado: 08/03/11 Idade: 40 Mensagens: 71 Localização: Pelotas-RS
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 8:38 pm Assunto: |
|
|
Esta estaca está enraizada? não consigo ver raízes pela transparência da garrafa pet.
Eu tive dificuldades em enraizar esse tipo de planta, meses e só obtive resultado com uso de enraizador, e minha estaca era de aprox. 10cm apenas. _________________ Munem Mushin |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 9:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bernardo, em se tratando de primavera, qualquer estaca de qualquer grossura, fina como um fio de cabelo (rss) ou grossa como um poste de iluminação publica, enraiza superbem. Basta ter o cuidado de plantar, inicialmente, apenas em areia grossa de rio, sem peneirar, dessas que se usam na construção civil. Rega o minimo, sem encharcar, sol pela manhã apenas, evitando o calor abrasivo do sol da tarde e só.
A época ideal é no período primaveril, claro. Fora dessa época, é mais dificultoso o enraizamento. E nem precisa muito esforço: qualquer estaca, com movimento sinuoso ou não, pegará facilmente, se voce adotar os cuidados que citei acima e fizer na época correta. Para não ficar apenas no "palavrório", veja duas plantas do meu viveiro, sendo que a primeira é um galho que cortei de uma planta maior, que faz parte de um jardim no centro da cidade. Parei o carro num estacionamento próximo, fui até lá com um serrote, analisei bem todos os galhos, escolhendo o melhor, que cortei fora e plantei como indicado:
Após tres anos de cultivo, sei que ainda há muito a fazer, para melhorar, mas tem futuro. A segunda planta, foi uma arvore, que eu e o bonsaista Glauco Felix, parceiro e amigo de longa data, cortamos e retiramos do jardim de uma escola publica aqui no DF, há alguns anos. Após ficar "curtindo" areia por uns 4 anos, num caixote feito exclusivamente para ela, resolvemos que era hora de dar uma estilizada e formalizada, trabalhando um grande shari no tronco, desde a base. A estrutura aera está sendo formada aos poucos. O fundo desse vaso é de concreto:
Essa "estaquinha" não tinha nenhuma raiz capilar. Tivemos que cortar muito na base, para reduzir sua altura e obter um material melhor com que trabalhar. Todo o sistema radicular dela foi formado, inicialmente, no cultivo de 4 anos no caixote de madeira. Atualmente, ele é quem proporciona o visual florido que vc vê na foto acima. Nós, do nosso clube de bonsai, apelidamos ela de "cabulosa", numa referencia ao seu estado inicial, que mostrava um grau elevado de dificuldade, mas que, com o tempo, nos proporcionou um bom material de cultivo e formação. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thiago Aguir
Registrado: 22/07/09 Mensagens: 26 Localização: Conceição da Feira-BA
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 12:12 pm Assunto: bernardo, |
|
|
Quanto ao enraizamento foi tranquilo, a pesar de ter ouvido falar que esse tipo de planta tem trabalho para enraizar, não tive problema algum,arranquei de mão mesmo da planta-mãe e pus nessa garrafa,foi agora no verão.
Não deu tempo nem de murchar as folhas que vieram nela.
Obrigado a todos pela ajuda e continuarei meus trabalhos com essa muda. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|