FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mais dúvidas, se alguem puder me ajude!!!!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Márcio Iniciante

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 6:54 pm    Assunto: Mais dúvidas, se alguem puder me ajude!!!!!! Responder com citação

Boa Noite,

Tenho alguns bonsais que transplantei recentemente (faz 01 mês), segue algumas duvidas que tenho, se alguem puder me ajudar!!!!!!

1) Não utilizo substrato nos bonsais, somente pó de pedra e pedrisco ouro como cobertura. Está correto?
2) Nestes bonsais transplantados em pó de pedra, posso adubar com Bokashi ou NPK 10-10-10, ou pelo fato de estarem somente em pó de pedra não adianta a adubação?
3) Após o transplante, deve-se aguardar 03 meses para adubação?
4) Posso burrifar como prevenção malathion 500ce e óleo dimmy nas plantas recém transplantadas? Devo cubrir a superfície dos bonsais?

Fico no aguardo de alguem pra me salvar.

Abraços.
Márcio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 12:35 am    Assunto: Responder com citação

Marcio... tudo beleza? cara quase todo final de semana vou ai pertinho, caieiras, pois minha noiva mora ai..
Quanto ao pó de pedra, nunca havia escutado. Quais as plantas vc cultiva nele?
Quanto a adubação eu to seguindo uma regrinha que estive pesquisando. somente 45 dias após transplante. E se eu fosse vc não usaria estes defensivos se recém transplantou.. só por precaução...
Poste fotos para o pessoal ajudar melhor...
abraço
Márcio Iniciante

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 12:48 am    Assunto: Responder com citação

Beleza Mc e vc?

Vou seguir sua sugestão e aplicar os defensivos mais para frente, talvez dentro de 02 meses. Aguardo mais sugestões se puderem.

No pó de pedra que transplantei tem 01 mes, tenho 01 pinheiro negro, 01 ulmus, 01 jacaré, 01 buxus, floresta (cotoneaster, ficus, pitanga, junípero e serissa), 01 jasmin, 01 laranja e 01 jabuticaba.

Valeu pela sua resposta, se alguem mais tiver opiniões, são sempre bem vindas.

Abraço
Márcio
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 11:27 am    Assunto: Responder com citação

No caso qual o pbjetivo dos defensivos?
Acredito que seja melhor utilizá-los somente se necessário, não como defensivo, mas como tratamento..
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 6:56 pm    Assunto: Re: Mais dúvidas, se alguem puder me ajude!!!!!! Responder com citação

Márcio Iniciante escreveu:
Boa Noite,

Tenho alguns bonsais que transplantei recentemente (faz 01 mês), segue algumas duvidas que tenho, se alguem puder me ajudar!!!!!!

1) Não utilizo substrato nos bonsais, somente pó de pedra e pedrisco ouro como cobertura. Está correto?

Acho que pó, seja qual for, não é recomendável. Compactação; falta de aeração às raízes. Problema com retenção de umidade.

2) Nestes bonsais transplantados em pó de pedra, posso adubar com Bokashi ou NPK 10-10-10, ou pelo fato de estarem somente em pó de pedra não adianta a adubação?

Bokashi ou 10-10-10, são bons! Justamente por estar em pó de pedra (sem nutrientes) é que é necessário "dar" nutrientes.

3) Após o transplante, deve-se aguardar 03 meses para adubação?

No mínimo 45 a 60 dias!

4) Posso burrifar como prevenção malathion 500ce e óleo dimmy nas plantas recém transplantadas? Devo cubrir a superfície dos bonsais?

Não aplique inseticidas (Malathion está com os dias contados). Preventivamente pode aplicar enxofre que, além de preventido é nutriente para a planta.

Fico no aguardo de alguem pra me salvar.

Abraços.
Márcio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 1:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, além das excelentes dicas dos demais colegas e, principalmente, do nobre amigo Elio, que minuciou a resposta, atendendo ponto a ponto seu questionamento, ouso acrescentar que vc citou diversas espécies que cultiva, e cada uma tem um procedimento diferenciado, quanto ao cultivo, em relação a outra. Shocked

Essa sua floresta, inclusive, foge totalmente às regras, não só estéticas, mas igualmente de cultivo, vez que acomodar num mesmo espaço espécies diferentes como ficus, junipero é serissa, pode comprometer todo e qualquer trabalho que porventura venha a desenvolver com cada uma em particular, principalmente por que as raízes dos ficus são altamente invasivas e destrutivas, a ponto de, ao cabo de alguns anos, "matar" as demais. Sugiro, no caso de floresta bonsai, usar plantas da mesma espécie, ou quando muito, uma ou outra que se adeque, como por exemplo, no caso das suas, serissa com cotoneaster.

pinheiro e jacaré, se no caso jacaré for o junipero procumbens, são coníferas e pedem um solo mais drenante, com componentes secos e duros, como carvão, casca de pinus, pedrisco e caco ceramico, com um pouco de areia, para proporcionarem um bom retorno no cultivo. Ulmus, jasmim e buxus, podem ser cultivados num mesmo tipo de solo, desde que com uma boa porcentagem de material drenante. Lembrando sempre que floriferas e frutiferas pedem solos mais ácidos, com uma porcentagem de matéria organica maior, enriquecendo a mistura e proporcionando condições mais favoráveis ao cultivo, vez que a finalidade, quase sempre, é obter frutos e flores.

Os ficus são um caso totalmente à parte e que se desenvolvem muito rapidamente, idenpendentemente do solo em que são cultivados. Cotoneaster e serissa pedem solos fracos, com poucos nutrientes, mas um cultivo em local mais semi sombreado, vez que não suportam muito bem o forte calor do período da tarde.

As frutiferas jabuticabeira e laranjeira, por outro lado, se ombreiam com a pitangueira, e requerem um solo ácido, organico, que pode ser obtido pelo acrescimo de casca de pinheiro, carvão, folhas secas, etc.

Um cultivo adequado e diferenciado proporciona um ótimo retorno, se a sua intenção for cultivar visando formar bonsai com suas plantas. É preciso pesquisar um pouquinho na net, sobre fisiologia vegetal e analisar detidamente as informações pertinentes a cada uma das espécies que voce cultiva, reunindo material que possa auxilia-lo na tarefa de manutenção e cultivo adequados. Um correto manejo dentro do que especifiquei acima, além de proporcionar um bom retorno, irá facilitar na hora de realizar as intervenções necessárias para conduzir bem qualquer uma de suas plantas a uma finalização, isto é, um bonsai.

Agora, misturar todas numa mesma caixa, ou num mesmo recipiente, é no mínimo um contrasenso e depõe contra qualquer cultivador que se proponha a querer usar um material desse para fazer dele um bonsai. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Márcio Iniciante

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiramente muito obrigado a todos que responderam.

Se alguém tiver mais sugestões, são sempre bem vindas.

Como disse, estou iniciando com os bonsais e sei que inumeros erros irei cometer. Vou prestar mais atenção com relação as plantas e suas caracteristicas como foi mencionado aqui.
Vou ler e pesquisar mais sobre o assunto para que possa fazer as coisas de um jeito mais certo.

Abraços
Márcio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: