|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rodrigo_fernandes
Registrado: 12/01/12 Idade: 42 Mensagens: 26 Localização: Foz do Iguaçu-PR
|
Enviada: Dom Jan 22, 2012 2:39 pm Assunto: Pau-brasil, preciso de ajuda |
|
|
Pessoal, adquiri essa muda de pau-brasil há pouco tempo, não cheguei a fazer nenhuma intervenção nela, mas estou meio preocupado, pois na base do tronco, bem próximo ao solo começaram a aparecer uns pontinho brancos que saem quando passa a mão, estou achando que é fungo, dá pra ver mais ou menos na primeira foto. Tem uma raiz grossa ali que parece estar morta, seria o caso de podá-la. Será que seria o caso de reenvasá-lo e passar um fungicida, pois o que me parece é que a drenagem desse substrato tá muito prejudicada.
Aguardo sugestões.
Abraços.
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 22, 2012 4:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Realmente, quando há suspeição como essas que voce tem, o melhor é atacar o problema de frente. Sugiro um reenvase, usando um substrato bem drenante: 70% caco ceramico, 10% carvão, 10% pedrisco e 10% terra granulada (se não conseguir, use areia grossa de construção). Nada de adubação, nem esterco curtido, muito menos humus de minhoca no substrato.
Lave bem as raízes, mas evite cortar alguma, exceto se for muito grossa tipo pivotante (raiz de fixação). Mantenha o sistema radicular intacto, preservando a maior parte das raizes finas (capilares), que não há problema algum em reenvasar agora. Após o transplante, rega abudante e meia sombra por uns 15 a vinte dias. Só adube após 45 dias desse procedimento. Nada de poda ou aramação pelos próximos seis meses. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rodrigo_fernandes
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 10:24 am Assunto: |
|
|
Beleza Nickyfury, já estou providenciando o substrato. Quanto ao fungicida, será que precisa usá-lo? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 11:05 am Assunto: bonsai |
|
|
Melhor adotar o procedimento que indiquei sem usar o fungicida. Se depois constatar que o ataque continua, então poderá usá-lo, mas sempre em dosagens bem inferiores que o minimo sugerido pelo fabricante, para não colocar sua planta em risco. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 11:16 am Assunto: |
|
|
BELA PLANTA , AINDA MIS SE TRATANDO DE UM PAU BRASIL...
TENHO AQUI ALGUMAS ESTACAS MAIS NÃO SEI NÃO SE VAI VINGAR.
ABÇ |
|
|
 |
rodrigo_fernandes
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 1:02 pm Assunto: |
|
|
Beleza nicky, vou apenas reenvazá-la e ver como ela reage.
Ricardo, também achei ela bem bacana, ainda mais pelo preço, R$ 30,00, desse jeito que tá aí, não fiz nada nela ainda. Estava comprando orquídeas com minha esposa e vi várias plantas jogadas num canto. O dono do orquidário disse que era de quando ele tentava cultivar bonsai, mas como as orquídeas tomavam muito tempo dele, ele meio que largou de lado os bonsai. Comecei a vasculhar tudo e achei essa planta, dentre outras interessantes. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 11:16 am Assunto: |
|
|
ótima planta parabens!!! se fosse minha só trabalharia melhor as cicatrizes. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|