FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minhas mudas, suas dicas e opinioes
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 8:58 pm    Assunto: Minhas mudas, suas dicas e opinioes Responder com citação

Vejam as mudas que tenho e me digam se alguma delas pode ser chamada ao menos de "pre-bonsai". Estao comigo ha uns cinco anos (o ficus eu tenho ha tres anos). A macieira foi com semente. A que esta com o tronco em espiral eu fiz estaquia e peguei do quintal do sogro (essa arvore chamam de dama da noite, pelo menos ela da umas florezinhas brancas que exalam forte cheiro a noite), e bem, os pingos de ouro estao resistindo, e o buxus eu pretendo fazer alguma coisa decente, sei la, vamos tentar nos inspirar e pegar dicas de voces.

Elas nao se desenvolveram muito bem durante esses cinco anos devido ao mal trato no substrato e drenagem, mas depois de me atualizar neste forum e voltar a me interessar em mexer com elas, eu as replantei ontem e preparei os vasos com 50% pedriscos, 10% torta de mamona e o resto com terra, vamos ver pois foi meio "na louca" esse preparo. O ficus eu cortei drasticamente as raizes e retirei todas as folhas (uma por uma...rs).

Outra coisa, a minha palmeira cica deu brotos e eles pegaram (seis) e gostaria de saber se consigo transforma-los em bonsai...

Bem, critiquem e me deixe saber se estou no caminho para que em algum dos meus "bonzais" possa ser colocado de forma digna neste forum, valeu.

Buxus1.1

Dama da Noite 1.1 (nunca obtive flores dela...)

Dama da Noite 1.2

Dama da Noite 1.3

Ficus Variegata 1.1

Ficus Variegata 1.2

Macieira (Fuji acho...) 1.1 (nunca florou...)

Macieira 1.2

Cica Mae

Brotos da cica

PS. Desculpem o excesso de imagens e perguntas num mesmo topico, ok.

Editado pela última vez por hsp em Sáb Ago 22, 2009 6:10 pm; num total de 3 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2007 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

hsp,

Vou dar minha opinião sobre o buxinho e deixar as outras para os colegas.
Sua planta tem grande potencial, pela distribuição dos galhos e um bom tronco. Na minha opinião os galhos estão muito dispersos deixando a planta sem conicidade e as folhas apenas nas pontas dos galhos dão um formato estranho à planta.

Opinião: Faça aramação dos galhos, e curve-os para formar angulos negativos em relação ao tronco e distribua-os de maneira a dar conicidade à planta. Os galhos do alto devem ser rebaixados para dar triangulação à planta. Quando às ramagens, após curvar os galhos, pode as ramagens que ficarem abaixo dos galhos e deixe crescer mais ramagens nos galhos para não ficar só nas pontas.
Acredito que desta forma sua planta que é muito boa, ganhará mais a forma de bonsai e ficará com outro visual. A minha opinião leva em consideração a hipótese de que você não vai retirar nenhum galho ok.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alecsandro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2007 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

HSP

Gostei muito do seu ficus, segue uma projeção para cv apreciar.
Na minha opinião você deveria diminuir a altura das plantas laterais, deixando de alturas diferente, e pode estes galhos na base do tronco e se puder incline as plantas laterais para distanciar uma da outra.
E uma opinião de principiante, espere as opiniões dos mais experientes para começar trabalhar sua planta.

Mais ou menos isso

um grande abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2007 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Em 09/09/2007
Muito obrigado ao Alessandro e ao Geraldo.
Geraldo, eu acho que ficaram ainda muitos galhos no buxus, tem alguns que sao ramos cujo tronco foi podado radicalmente e nao sei como disfarçar, pensei em cortar de vez esses ramos e tentar podar na diagonal pra ver se ele vai disfarçando por si só, muito obrigado por ver que do jeito que ele se encontra e somente com alguma aramação ele tem jeito, valeu.
Alessandro, muito obrigado pela demonstração de como pode ser feito a poda, eu realmente quero que o conjunto fique mais triangular, vou esperar ele ficar mais firme no vaso e vou fazer da forma como me orientou (vou tentar ne...) e daqui uns meses posto ele de novo, valeu.
Em 04/03/2009
Segue como está o ficus atualmente depois de cortar nas medidas orientadas, preciso agora desfolhar para ver a estrutura e reamarar.

Atualizando o nebari em 22/08/2009

Editado pela última vez por hsp em Sáb Ago 22, 2009 6:20 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 28, 2009 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando a macieira.
Botei ela num vaso maior sobre o chao em junho/2008 e ate agora somente deu uma esticada mas nada de engrossar o caule.
O que voces me dizem, corto essa haste e deixo somente os ramos menores mesmo, como estava antes? Sera que vai morrer se fizer isso ja que somente tem folhas no final do apice?

Ô arvorezinha difice sô...

Acompanhando a brotacao onde pretendo podar,
em 10/04/2009

em 22/08/2009

Editado pela última vez por hsp em Sáb Ago 22, 2009 6:17 pm; num total de 1 vez
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 02, 2009 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

hsp,

Segue como dica esta matéria:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4423&postdays=0&postorder=asc&highlight=ficus&start=0

encontre alguma gema na base deste galho que cresce pra cima e utilize a tecnica, assim que a gema brotar voce pode podar o galho acima dela.

Ja usei no meu ficus e funcionou muito bem.

Ah, use escorredor e mamadeira se sua intenção é engrossar o caule.

100+,
Guilherme
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel Camargos

MensagemEnviada: Seg Mar 02, 2009 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá hsp!

A plata a que você se refere como sendo uma Dama da Noite, é na verdade uma Murta ou Jasmim Laranjeira (na minha região é mais conhecida por Murta mesmo, e é bem comum). Ela dá flores (de bom perfume) umas 2 vezes por ano, que em seguida frutificam pequenas bolinhas vermelhas

Esse é um link com um trabalho que uma bonsaista começou numa planta dessa.
http://www.bonsaigyn.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=6

A Dama da Noite (pelo menos a que eu conheço) é essa
http://www.quiosquedasideias.com/index.php?topic=5999.0

Aproveitando o comentario do guifercon, eu também acho que você deveria colocar, não só a Macieira, mas também essa própria Murta num escorredor e mamadeira, você vai ter, sem dúvidas, um desenvolvimento muito maior para as plantas.

Quanto a outras dicas, melhor esperar os mais experientes pra ajuda-lo (e a nós também... Laughing )

Abraço

Daniel
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2009 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

A cica essa brotação foi diferente, cresceu primeiro as folhas do lado de onde esta batendo sol, as outras ainda estao saindo.

hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2009 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Segue a murta, antiga dama da noite, rs, em 22/08/2009

hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 29, 2009 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizacao do buxus 1.1

hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 12, 2009 11:46 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizacao, reenvase de macieira.
Situacao antes de retirar do pote:

Objetivo a deixar (poda drastica)

raizes apos poda:

finalizando antes de preencher com substrato

hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 12, 2009 11:51 pm    Assunto: Responder com citação

Agora foi a murta...
Antes de retirar do pote

logo apos retirado

maiores detalhes

depois de reenvasado

hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 12, 2009 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Agora o ficus desfolhado....

hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

Segue atualização da rebrota do ficus variegata.

Percebam que estou tentando fazer uma semicascata com uma casuarina no mesmo vaso, é que nasceu aí e fiquei com "preguiça" de tirar e foi crescendo...

hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 05, 2012 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Essa planta me foi roubada com vaso e tudo no final de 2011. Se souberem de algo....
Foi o ficus variegata, e o buxus do vaso quadrado marrom.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: