FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

busca de harmonia
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franklin Gadelha



Registrado: 20/09/10
Idade: 52
Mensagens: 37
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 11:10 am    Assunto: busca de harmonia Responder com citação

ganhei, e preciso de sugestões por favor.


nova frente?


Ixória ? Retirei muitos fungos de seu tronco e folhas, mas nao conhecer muito a respeito dessa planta estou esperando e estudando o que fazer.


Editado pela última vez por Franklin Gadelha em Qua Mar 30, 2011 6:22 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 11:24 am    Assunto: Responder com citação

eu faria um alporque.


visto que o tronco está muito grande.
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 42
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

Franklin, esta planta está muito alta e com tronco reto.
É acerola? Na primavera faria a poda deixando somente os galhos que fazem o primeiro patamar (acho que tem uns 4). Tabalhando ela como um hokkidachi.
Se quiser aproveitar para obter outras mudas pode fazer o alporque como o oamit falou.
Se minha eu arrumaria uma bacia maior que este vaso que ela está, tiraria ela deste vaso sem mecher nas raízes ou substrato, completando com um substrato drenante. Assim a planta vai ter mais espaço para crescer as raízes e se desenvolver até o final do inverno. (muito sol, adubo e regas adequadas até lá). No final do inverno faria a poda descrita acima, aguardando novas brotações (que normalmente são boas nesta espécie).
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 43
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Franklin,
Para complicar mais !! Wink Wink Wink ..eu aproveitaria a estrutura que ela tem ,podaria bem perto do tronco os galhos , para que brotem bem , colocaria ela em uma bacia para crescer mais rapido.

E iria conduzindo ela no estilo Chokkan ,sempre podando e desfolhando ate ter uma estrutura boa !!
o nebari ( raizes ) esta indo otimo !! pois idade pra dar frutos ela ja tem .

Ai e so um vaso retangular legal e aduldo, e ficar aguardando a floração que e muito bonita, com flores com cores lilas,branca ,amarela e a fruticação!

Lembrando que o crescimento da acerola e muito rapido!!!

Minha opiniaõ e esta!! para manter e melhorar o presente que voce ganlhou ,pois opçoes mais radicais vai tirar doda a estrutura do bonsai que lhe foi dado de presente!! temos que ver este lado tambem !

abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/07/06
Idade: 44
Mensagens: 815
Localização: Rio de Janeiro, RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Franklin, a meu ver (na ultima foto) a sua planta esta quase pronta no primeiro terço, deve dar uns 18 a 20cm. E tem tudo para ficar um plantaço!

A parte de cima fica a seu criterio fazer alporque ou estaca. O apice ate que rola uma plantinha legal, mas na segunda parte achei fraco.

Eu cortaria, desfolharia e colocava em um recipiente um pouco maior (pode ser um vaso maior), parece que o substrato esta saturado, hora de trocar!

A acerola ramifica muito bem, com essas dicas em pouco tempo sua plantinha vai ficar show!
_________________
Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Minha opinião é a mesma do Oamit e do Nikkey.
Gustavo, o tronco está para um Chokkan, como vc sugere. Contudo, como a Acerola tem galhos angulares, acho que ficaria díficil e não muito natural, arama-los para que fiquem retilíneos.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Franklin Gadelha



Registrado: 20/09/10
Idade: 52
Mensagens: 37
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100 escreveu:
Franklin, esta planta está muito alta e com tronco reto.
É acerola? Na primavera faria a poda deixando somente os galhos que fazem o primeiro patamar (acho que tem uns 4). Tabalhando ela como um hokkidachi.
Se quiser aproveitar para obter outras mudas pode fazer o alporque como o oamit falou.
Se minha eu arrumaria uma bacia maior que este vaso que ela está, tiraria ela deste vaso sem mecher nas raízes ou substrato, completando com um substrato drenante. Assim a planta vai ter mais espaço para crescer as raízes e se desenvolver até o final do inverno. (muito sol, adubo e regas adequadas até lá). No final do inverno faria a poda descrita acima, aguardando novas brotações (que normalmente são boas nesta espécie).


Tenho quase certeza que é uma Ixória. Acabei de retirar as flores que estavam murchas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 43
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2011 12:52 pm    Assunto: Responder com citação

Puts!!!
E verdade e uma Ixora !!!! vejam no terceiro copa da direita um botaõ na esperita para abrir,ou ja aberto talves!!

Legal!!!! Wink Wink Wink

A ixora ja e mais demorado a botação e condução de galhoS!!! mas nada impocivel!!

Uma coisa que percebo e que elas sao tipo coniferas nao se pode podar galhos onde sao se tem brotação atras!!com risco de perda deste galho !

O correto e cortar o mais perto do final da brotação estimulando assim novas brotações !! e assim seguindo o trabalho!!

Mas ainda nao faria um hokidachi.. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Vamos ver oque o pessoal aconselha agora ja que temos outra planta!

abraços...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 43
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2011 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Na segunda foto para nao acharem que estou louco!!! ahah
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 42
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2011 4:34 pm    Assunto: Responder com citação

Putz Gustavo, jurava que era acerola. O botão confirma que não é...
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil