FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer ou Platano? Qual espécie?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
acpera

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 11:13 pm    Assunto: Acer ou Platano? Qual espécie? Responder com citação

Ola, Amigos, Estou aqui com mais uma dúvida.

Que espécie é esta? Acer ou Platano?

Aguardo a ajuda. Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2011 12:19 am    Assunto: Responder com citação

Eu tenho Plátano aqui em casa mas agora fiquei na dúvida...
AS folhas sáo parecidas, mas, este serrilhado ai entre as pontas me deixaram na dúvida..... será que é alguma espécie diferente da minha...
mas a primeira vista parece ser plátano sim.
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2011 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Plátano.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 12:22 am    Assunto: Opa Responder com citação

Platano.
Tem aqui na praça da cidade...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 2:29 pm    Assunto: Responder com citação

cara num conhesso esses ae q falaram porem, ela e quase identica a algumas amoras daki da região
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

Plátano, 100% plátano.
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 9:17 am    Assunto: bonsai Responder com citação

É um platano mesmo. Aproveite a chegada do inverno, arame o tronco dando a ele um leve movimento sinuoso e replante numa bacia ou no chão, por uns tres ou quatro anos, para que engrosse bem o tronco. A madeira dessa arvore, na minha humilde opinião, é um dos fortes atrativos para se cultiva-la visando desenvolver um bonsai. As folhas, nem tanto, vez que são dificilimas de serem reduzidas. Tenho um em meu viveiro, com um tronco onde fiz um sabamiki, para realçar ainda mais sua aparencia de arvore sacirificada e antiga. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 02, 2011 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky
Sei de suas tentativas de diminuir a folha desta magnifica arvore.

Já tentou, de alguma forma, mexer no fotoperiodo????

Não sei de que maneira vc faria isso, foi sugestão do engenheiro florestal da usina onde trabalho. Um tempo atraz comentei com ele sobre as tentativas de um amigo em diminuir as folhas de platano.

Ah, essa planta ai sem sombra de duvida é platano

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 02, 2011 8:52 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, pelo que descobri a respeito desse conceito, Fotoperiodismo é algo referente ao cultivo de plantas oriundas dos países de clima frio, como é o caso do Platano. Talvez por isso o seu amigo tenha sugerido realizar a desfolha considerando esse particular. Todavia, de acordo com orientação a respeito, temos que o Fotoperiodismo é:

Um termo usado na botânica e que descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia[1] e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da latitude e da estação do ano. Incluído no fotoperíodo está o período de luz útil, que designa a duração da qual a intensidade luminosa é maior que o limiar de compensação fotossintética.

É importante saber que existem três tipos de plantas:

* - plantas de dia curto - floresce com fotoperíodos inferiores ao fotoperíodo crítico.
* - plantas de dia longo - floresce com fotoperíodos superiores ou iguais ao fotoperíodo crítico.
* - plantas neutras ou indiferentes

A floração dessas plantas (como também a queda das folhas, a germinação...) depende da duração dos dias e das noites.

Quando tem-se um dia longo seguido de uma noite curta, as plantas de dia longo florescem depois de um tempo, enquanto as de dia curto não. Ou seja, são plantas que florescem no verão.

Quando tem-se um dia curto seguido de uma noite longa, é a vez das plantas de dia curto florescerem, enquanto as de dia longa não. Ou seja, são plantas que florescem no inverno.

Se ambas estiverem em um dia curto com interrução notuna de luz, as plantas de dia curto não florescerão, mas as de dia longo sim. A interrupção dos períodos escuros leva à inibição da floração de plantas de dia curto.

O segredo não está na duração do dia, e sim na duração da noite. Existem dois fitocromos envolvidos neste processo: o R e o F. Suponhamos que seja verão, os dias são longos e as NOITES SÃO CURTAS. Durante o dia, o fitocromo R é convertido em F rapidamente, como o dia é longo, há muito fitocromo F em serviço. Pois é, para plantas de dia longo tal quantidade de fitocromo F é perfeita para a floração. No entanto, para as plantas de dia curto, essa quantidade é excessiva e provoca a inibição. Durante a noite, o fitocromo F converte-se em R lentamente, como a noite é curta, não é produzido muito fitocromo R e as concentrações de F serão ainda mais elevadas durante o dia.

Suponhamos que seja inverno, dias curtos e noites longas. Há menos conversão de fitocromo R em F durante o dia, e, durante a noite, o que tem de fitocromo F é convertido em R em proporções consideráveis. Desta forma, não há fitocromo F suficiente para a floração de plantas de dia longo, enquanto há festa para as plantas de dia curto. No entanto, as plantas de dia curto precisam do máximo de período de escuridão que puderem ter, para que as concetrações de F sejam consideravelmente reduzidas, tal período deve ser, portanto, longo e CONTÍNUO. A interrupção com luz produz mais fitocromo F, o suficiente para a floração das plantas de dia longo (em pleno inverno, quem sabe) e inibe a floração das plantas de dia curto.

Plantas de regiões frias têm sementes e flores que só se desenvolvem após rigorosos invernos. Para serem cultivadas no Brasil, por exemplo, devem ser submetidas à vernalização (ou choque térmico) para que a floração ou germinação sejam induzidas.

Com tudo isso, implica que a redução do tamanho das folhas do platano, mesmo se feitas de acordo com o que está escrito acima, não iriam ser reduzidas, lamento dizer. Encontrei farto material didático referencial a redução no tamanho de folhas de alface, bem como outras hortaliças, usando desse recurso.

Creio que melhor que usar o fotoperiodismo, o melhor seria descobrir uma maneira de interferir no hormonio responsável pelo desenvolvimento e crescimento das folhas, que é a AUXINA. Altos teores de Auxina estimulam a permanencia das folhas na planta. Quando o nível principia a diminuir, as folhas entram na fase de envelhecimento, finalizando com sua queda.

Com o recurso do fotoperiodismo, caso conseguisse aplicar a técnica corretamente, temos que a luz unilateral faz com que a Auxine migre para o lado mais escuro, ocasionando uma diferença na concentração desse hormonio nos dois lados de uma planta. A parte da planta que está no lado escuro crescerá mais que a outra parte, vez que a presença de maior concentração de Auxina nesse lado estimula o alongamento das células. Por outro lado, com esse estímulo extra, a planta tende a inclinar-se para o lado luminoso.

Veja então que não há nesse contexto, nada que favoreça a redução no tamanho das folhas, diretamente. A não ser o recurso do uso de luz. Creio que é muita coisa a se fazer apenas para reduzir o tamanho das folhas do platano que cultivo. Só tenho um, entre milhares de outras plantas, e infelizmente, não disponho do tempo extra necessário para realizar esse tipo de intervenção. De maneira que, pelo visto, meu platano irá continuar com as folhas grandes, mesmo. Sad

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 8:02 am    Assunto: Responder com citação

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Caramba Nicky, quando te qualificam de mestre não é sem motivo.

Obrigado pela magnífica explanação!!!!!

abs...

PS: Como estamos a mais de uma semana com temperaturas abaixo de 5c° durante o dia, inclusive com geadas, já procedi com a intervenção na pitangueira.
Aguardemos....

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 8:19 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, mais mestre és tu, que indicou o termo correto. O que fiz, qualquer outro faria: uma pesquisa na net a partir do termo que corretamente indicastes. Para fazer pesquisa na net, basta saber copiar e colar, hein? Nada de maestria nisso, meu chapa. Laughing Laughing Laughing Laughing

Aliás, nessa de explorar os termos postados, gosto de exarcebar as vezes, escrevendo além da conta. Então, nisso, ao menos, sou mestre: escrever, escrever e escrever. Laughing Laughing Laughing

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Que que é isso Nicky, sou apenas curioso. E é essa tua característica (empolgar-se e escrever alem da conta) que tanto ilumina o caminhos dos que estão começando a trilha-lo

Neste dia das mães fui para um hotel fazenda onde há um caminho de uns 2Km ate o local onde estão as cabanas, este caminho é contornado por platanos ( www.parquedasascatas.com.br), quando minha esposa mencionou que seriam ótimos bonsais devido a beleza do tronco, comentei que as folhas são difíceis de diminuir, que um amigo do forum tenta a tempos; eis que meu filho de 6 anos solta uma Pérola;

"Papai, porque teu amigo não recorta a folha com uma tesoura, se ele quer diminuir"

Esta ai, nova tecnica para os livros!!!!

Abs

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 11:05 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, a idéia que seu filho teve, infelizmente, não foi uma iluminação que ocorreu apenas a ele. Outros curiosos e mais afoitos realmetne utilizam da técnica do corte para reduzir o tamanho das folhas em algumas espécies. O entrave a isso é que tal procedimento causa perda de seiva por parte da folha, ensejando que ela use energia extra para repor, bem como tambem para fechar o corte, que fica horrível, vez que seca na extremidade do corte.

Esse tipo de recurso, aliás, esteve muito em voga no passado, mas atualmente vemos pouco, por causa desse retorno negativo. Vemos, ainda, alguns cultivadores usarem isso nos pinheiros, para reduzir na base da tesoura o comprimento das acículas, ao invés de fazer pinçagem sucessivas continuamente, isto é, uma vez por ano, todos os anos, até reduzi-las. Isso é um meio caminho, uma viela sem saída, um recurso capenga, que muitos insistem em continuar praticando, para chegar a um resultado, no minimo controverso, ainda que reduza as acículas.

Portanto, pode dizer a seu filho que, embora a idéia dele seja prática, não é o melhor caminho, infelizmente, para a planta. Então, prefiro continuar a cultivar o plátano e fazer as desfolhas para reduzir. Melhor que cortar, na minha humilde opinião, claro. Rolling Eyes

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Shocked Shocked Shocked Shocked Que coisa, não imaginei que algum louco fizesse isso. Para mim era apenas uma molequice de uma criança de 6 anos, tipo, com a inocência da idade propõe uma coisa absurda, entende?

Agora, para chegar ao ponto de fazer, ate eu que não entendo muito sei que é besteira...

abs

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: