FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira (Eugenia uniflora L.) - MRV
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 7:41 pm    Assunto: Pitangueira (Eugenia uniflora L.) - MRV Responder com citação

PessoALL

Realmente é dificil ficar com apenas 4 ou 5 plantas, queremos sempre mais e mais...

Hoje chegaram na usina 6 carretas com as mudas para as areas do antigo canteiro de obras da UHE 14 de Julho, eram 40.000 mudas de essencias nativas.

Não resisti e trouxe para casa uma muda de Pitanga. Na proxima semana vai chegar o restante das mudas, pretendo trazer uma jabuticaba também.

Mas voltando a Pitanga. Vou precisar da ajuda dos colegas quanto as primeiras orintações. Preciso realmente de um norte a seguir. Por mim eu desfolhava, colocava em uma bacia e diminuiria a altura. Porem tenho certeza que este seria o caminho errado.

Por favor amigos, suas opiniões.

Lado I

Lado II

Lado III

Por cima

Nebari?

Escala

Abs

PS: E o nome cientifico? Qual dos dois?

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."

Editado pela última vez por Marcio Vargas em Dom Jul 25, 2010 11:52 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 25, 2010 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marcio

Colocar numa bacia é uma boa escolha... Por enquanto ela precisa mesmo se desenvolver Idea

O nome científico é Eugenia uniflora L. .

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 25, 2010 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Valew Alexandre!!!!!!!!!

Eis a bacia!!

Outro lado

Abs

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 15, 2010 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Bom...

Desfolhei para ela não sentir tanto a mudança de "embalagem", agora começou a colocar novas folhas.

A exemplo da minha outra planta grande, não tenho a minima ideia ainda de que caminho seguir...

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Depois da desfolha, vieram muitas, mas muitas brotações de maneira muito desordenada, ramos cruzados, enfim, uma bagunça. Sem contar que ela não estava lá grande coisa.

Então aproveitei que já estava mexendo em outra planta hoje de tarde e passei a faca valendo nesta também. Por mais mal que vá, pelo menos agora esta bem "limpa" e posso tentar conduzir melhor as brotações que virão.

Abs

Logicamente os toquinhos foram para a areia, como se nota ao lado da bacia...

Abs denovo.

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio, tudo bem?
Cara, sou iniciante mas vou me atrever a dar minha opinião.
Sua planta esta muito pescossuda, sem conicidade,com aqueles dois galhos saido do mesmo ponto, o que logo logo dará um calo neste ponto.
Alem disso mesmo que surjam novas bratações mais baixas,vc não conseguirá com que os galhos vão engrossando de baixo para cima, pois os de cima já estão grandinhos.
Se fosse minha, cortaria fora o galho mais comprido,cortar bem no início
da forquilha.E começaria de novo.
desculpe se te desanimei! Aguarde opiniões dos mais experientes.
Um abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 8:12 am    Assunto: Responder com citação

Pois é...

Teria que pelo menos ter 4 galhos ali, e não apenas dois opostos um ao outro...

A idéia era ter duas copas, uma mais embaixo, e outro em cima. Porem também não estou gostando desta aparência pescoçuda.

O corte na forquilha não esta descartado, porem vou aguardar mais algumas opiniões para formular uma ideia clara de futuro pra ela...

Abs;

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 10:00 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, sua pitangueira é uma ótima aquisição, em minha humilde opinião, mas as colocações do nobre colega Jair, sobre conicidade têm procedimento. A aramação que voce colocou, infelizmente não surtem nenhum efeito ou provocam alteração visando a corrigir esse problema. O mais adequado, no caso, é realmente cortar um pouco para condicionar e resolver de vez essa situação, melhorando o aspecto geral da planta, além de firmar nela um movimento que cria maior interesse visual ao tronco.

Ouso sugerir então, cortes nas linhas vermelhas, além de aramação corretamente fixada aos dois troncos, dando a eles um movimento levemente sinuoso. Para facilitar esse tipo de acentuação, vc deve usar um arame mais grosso, que proporcione a estabilidade e a manutenção dentro da posição indicada. Com os corte e o reposicionamento do galhinho na esquerda, como novo ápice, sua planta irá retornar com novas e vigorosas brotações por todo o tronco, possibilitando que vc eleja as mais bem posicionadas, para imprimir com elas uma estruturação dentro do quadro de estilo que vc pretende:

Como se trata de uma nativa, recem recuperada, sugiro deixar como está até o inverno, época mais adequada para os cortes radicais. Até lá, cuide apenas de regar uma vez ao dia, adubar a cada 30 dias e cultivo a pleno sol, o que irá redundar num bom rendimento para o desenvolvimento da planta de uma maneira geral. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Márcio, nessa linha que vc está seguindo, eu concordo com o amigo Nicky e complemento: O tronco, após a forquilha está muito reto. Para dar a sinuosidade conforme o Nicky colocou, precisa passar alguns arames bem grossos e ir vergando aos poucos.
Depois, por muito tempo é: adubar, sol e água.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Nicky

Mais claro do que você se fez acredito não ser possível.

Seus ótimos conselhos, respaldados pelo amigo Elio, tornam a tarefa de passar a faca menos traumática, tenho certeza que obterei grandes resultados.

Hoje ela tem 3 potinhos de TM + FO e procuro regar quando o substrato começa a secar, aqui já estamos com 18c° durante o dia, então o consumo de agua é menor. Ela pega sol direto das 9:00 ate as 16:00

Aguardarei o inverno para efetuar a intervenção sugerida. Devo proceder o corte no inicio, meio ou fim do inverno?

Abs e muito obrigado..

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 8:10 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, quando escutar os passarinhos chilreando que "virou inverno", passe a faca nela, sem receio, que é a hora boa. Laughing Laughing Laughing Pode ser bem no inicio, sem nenhum problema. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 8:33 am    Assunto: Responder com citação

Nicky

Aqui em cima da serra, abaixo do paralelo 28, calculamos a chegada do inverno pelo branco dos campos ao amanhacer!!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Em Junho coloco novas fotos, após os cortes!!!

Mais uma vez, obrigado pelos conselhos...

Bernardo Amaral

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Eu deixaria ela engrossar mais o tronco, e cortaria direto na primeira bifurcação, e depois dando uma levantada no galho que está pro lado (da 1º bifurcação).
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: