FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga e Limoeira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 11:22 pm    Assunto: Pitanga e Limoeira Responder com citação

bom pesso iniciei hoje, 2 futuro bonsai e gostaria de algumas dicas sobre projeções ou modificações q poderia ser feita nelas. o substrado usado foi apenas areia de contrução, não sei se tem problemas mais achei intereçante o plantio na garrafa Pet cortada no meio e virada como podem constar nas fotos, sempre ajudando na reciclagem...

primeiro a Pitanueira







agora o Limoeiro.







aguardo sugestões...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Darci



Registrado: 17/08/10
Idade: 68
Mensagens: 49
Localização: Sao Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Como vc faz a rega? Vc colocou pavio nessa garrafa?Nao acho o modo muito adequado para elas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Darci escreveu:
Como vc faz a rega? Vc colocou pavio nessa garrafa?Nao acho o modo muito adequado para elas.


essa parte de baixo e apenas para deposito de agua, pra evitar 1 poko os mosquitos da dengue e tb e por ela servir de suporte tb, a parte da rega e normal joada em cima, a parte de baixo não e colada e so puxa a parte de cima q ela solta, todas essas duas mudas ae ja tem raizes formadas ja, quanto a outras mudas q tenho eu fiz no mesmo modelo so q deci a parte do caule para a parte de baixo tipo utrapasando pelo buraco, ae a rega tanto posso fazer por cima quanto posso retirar a parte de cima e enxer normalmente....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

Smart, tenho algumas mudas em garrafa Pet também, mas meu uso é diferente do seu: Uso a parte de baixo da garrafa; utilizo quando quero raízes longas (para trabalhar no estilo neagari ou raiz sobre rocha).
Sua idéia de reciclagem é excelente, mas vejo alguns probleminhas neste caso seu: como disse, são plantas para trabalhar no futuro. Sendo assim, o ideal seria um recipiente maior. Se a i´déia não é trabalhar nestes estilos que citei, então o melhor é que o recipiente não seja muito fundo e mais largo, para permitir o crescimento "livre" das raízes e dessa forma não retardando o potencial de crescimento da planta. Penso que a parte de cima voltada para baixo pode começar a descer areia para o comprtimento de baixo, precisando repor futuramente. Se quiser utilizar garrafa pet, acho que a melhor disposição seria cortada ao meio na vertical com a garrafa de pé.
Sobre as plantas eu pensaria em deixar no máximo 2 troncos crescendo, pois os outros provavelmente serão eliminados futuramente. Assim, os nutrientes abrsorvidos pelas raízes serão direcionadas a esses 2 troncos, fazendo-os crescer mais rápido do que se tiver que dividir com 4 (pitanga).
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

bom quanto a direção das raises realmente não tinha pensado por esse lado, aliais nem tinha entendido o fator dos vasos largos rasos ainda, no caso realmente ele diresionara as raises para o fundo mesmo ate por presão do litro q e liso e escorido pro fundo, quanto a areia decer quando coloco agua realmente isso acontece e solucionei isso colocando 1 camada de +ou- 1 dedo de terra no fundo uso mais pedrinhas msm so pra tampar e completo com areia dessa forma num dece mais... e quanto aos brotos num sei pq tipo eles ja estão maduros e foram podados então a principio tinha a intenção esperar 1 brotação pra ja ir ageitando a copa mais sei la ainda sou principiante no ramo, ainda bem q tenho muito tempo ainda pra decidir oq fazer, e quanto ao vaso novamente tenho o problema como ja disse num outro post q aki na cidade num tem loja nenhuma do ramo então so posso emprovizar, vo ter q usar a cabeça novamente pra agenta outro tipo de vaso...

vlw pelas dicas novamente...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2011 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Smart, quando fazemos um bonsai, existe um certa sequencia. O vaso de bonsai vai umas das últimas coisas a se pensar. Se observar pelo forum, as pessoas mais experientes às vezes estão com plantas lindíssimas, msa ainda estão numa bacia plástica feia. Isso porque ainda não chegou a hora. Conclusão: não se preocupe ainda com isso.
Por enquanto, utilize algo que seja parecido, no caso é fácil encontrar em qualquer lugar: bacias de plástico, escorredor de macarrão.
Este tipo de recipiente facilita nosso trabalho pelo formato de menor altura e maior largura.
Suas plantas estão na seguinte fase: deixar crescer o máximo de raízes possíveis, assim como folhas e galhos. Muito sol, regas controladas e adubação periódica.
Se quiser pode iniciar aramação para dar movimento ao trono e galhos, tomando cuidado para não quebrá-los. Aconselho dar uma pesquisada no fórum, que tem alguns tópicos que dão dicas de como fazê-lo. Na sua cidade pode procurar por arame de cobre (de fiação elétrica), que deve ser descascado (sem o plástico em volta). Procure por várias grossuras, pois arame mais fino em galho fino e arame mais grosso em galho mais grosso.
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2011 11:58 am    Assunto: Responder com citação

entendi amigo, quanto ao amaradio vo espera ela da uma recuperada primeiro depois eu amaro, ate agora nem muxa ela muxo ta verdinha de boa la, quanto ao vasilhame sei q num tenho q me preocupar porem ja achei uns aki q me podem ser uteis so fiquei meio sismado de serem muito pequenos, eles medem 11x15,5x2,3 (são akeles embalagens de HD)

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2011 12:49 pm    Assunto: Responder com citação

acho pequeno também. A não ser que seja para um mame.
Tome cuidado com recipientes muito maleáveis. Uma vez utilizei um que quando precisava trocar a planta de local, ele mexia e consequentemente a terra e raízes também. E isto é ruim, troquei de recipiente para um mais rígido.
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2011 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

bom realmente vasilha era muito maleavel pra ele, então praticamente no mesmo dia eu mudei ele somente para a parte de baixo, ela nem sentiu a mudança ja q foi rapida. e Limoeiro e incrivel em sua recuperação, embora as prasgas (largata mineradore e cochonilhas) num deixem ele em paz, e so da uma brexinha q ele explode em vitalidade.




em compensação a pitanguera ta em COMA... ela tinha muitas raises e tals não discuidei da água, e nos primeiros dias ela deu akela queimada e depois normalizo. agora nem muxa nem brota, as folhas tão ficando velha mais nada de novidades, ela foi plantada junto do limoeiro e da pra ver a diferença vizivel, ainda num desisti dela sei q ja ja ela acorda, ela estava na sombra e a +ou- 1 semana coloquei eles no sol o dia todo e so to cuidando da agua agora, (antes ele pegava sol direto e nem agua era colocado nele pq agora vo ter q deixa na sombra) o limoeiro se destaco e subiu. as pocas folhas do limoeiro e por causa das mineradoras.


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

bom pessoal o limoeiro e a pitangueira dei uma vasilada e receio q posso perde-los. ou pelomenos uns pequenos pejuizos terei.

porem não irei mexer por esses dias, mas... essa pitangueira ta em coma ja a 6 meses, a ultima folha seco essa semana, mais o tronco está verdinho, verifiquei hoje, e agora estamos na primavera, gostaria de saber se tem alguma coisa q eu poderia fazer pra tira-la desse coma, alguma adubação espesifica, de preferencia organica (q essa eu posso fazer por agora)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2011 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

ressucitoooooooooooooooooooooooooooo
depois de 4 meses e 20 dias ela deu sinal de vida, varios brotos saindo de varios galhos, eita primavera poreta de boa, parece ate 1 despertador, minha maquina ta no sitio assim q pega ela posto as fotos...

obs: devo adubar agora espera os brotos ficarem grandes ou oq?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

oia a primavera fazendo efeito ae...



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Estão rspondendo muito bem! Te aconselho a plantar em um vazo maior ou bacia escorredor de macarrao coisas do tipo para elas desenvolverem mais rapido. acompanhando a evolução.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil