|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo LA

Registrado: 01/07/11 Idade: 38 Mensagens: 18 Localização: Santo Ângelo-RS
|
Enviada: Qui Maio 23, 2013 1:43 pm Assunto: Pinheiro Negro - 7,5 anos |
|
|
Olá pessoal,
Após bastante tempo sem mexer muito com Bonsai (e após a morte da minha Jabuticabeira ), resolvi adquirir este exemplar de Pinheiro Negro.
Tenho lido bastante a respeito, e vi que parece ser bastante "intrigante" o cultivo de PN. Pareceu-me desafiador
Gostaria do auxilio dos amigos e possíveis dicas para intervenções.
Seguem as fotos do PN - frente, costas, e "copa" que acabou se formando no ápice.
Qualquer ajuda será bem vinda  |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Maio 23, 2013 3:53 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Se minha fosse, eu manteria esse atual ápice crescendo livremente, a fim de engrossar um pouco o resto. Claro que isso associado a uma boa adubação à base de nitrogênio e potássio e a um transplante para um recipiente de cultivo muito maior do que esse atual.
Ao mesmo tempo, trataria esse galho mais longo em baixo como o futuro novo ápice da planta, a fim de formar toda a copa mais alta a partir dele.
Nessa mesma lógica, esse galho menor, oposto ao futuro ápice, seria o primeiro galho da formação.
O que acha?
Abraços. |
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Qui Maio 23, 2013 10:11 pm Assunto: |
|
|
Thiago Batista escreveu: | Ricardo,
Se minha fosse, eu manteria esse atual ápice crescendo livremente, a fim de engrossar um pouco o resto. Claro que isso associado a uma boa adubação à base de nitrogênio e potássio e a um transplante para um recipiente de cultivo muito maior do que esse atual.
Ao mesmo tempo, trataria esse galho mais longo em baixo como o futuro novo ápice da planta, a fim de formar toda a copa mais alta a partir dele.
Nessa mesma lógica, esse galho menor, oposto ao futuro ápice, seria o primeiro galho da formação.
O que acha?
Abraços. |
Gostei das idéias.
Qual o substrato que preencho o novo recipiente?
Posso aramar o galho para novo ápice da planta nesta época mesmo?
Abraço |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Maio 28, 2013 10:30 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, que bom que está voltando para a arte. E claro, escolhendo o PN como planta você está mesmo disposto a desafios. Posso dizer que no Brasil poucas pessoas tem o domínio total do cultivo desta planta. Estou cultivando e estudando esta espécie há 2 anos, com 10 plantas e confesso que ainda me considero como quem não sabe nada. São muitos os detalhes que se deve levar em conta para obter uma boa formação no PN. Épocas certas para cada tipo de intervenção, solo, insolação, rega, adubação, condução de ramos, e por aí vai... Mas é relativamente fácil manter um PN apenas vivo. Então tem que ir aprendendo e mexendo bem devagar. Bom, sobre sua planta devo dizer que infelizmente ela até aqui não foi cultivada com o intuito de ser um bonsai no futuro. O seu cultivo reto, sem manter e formar ramos mais baixos, ficando apenas estes galhos em patamares distantes tipo pinus iliotti de reflorestamento, pouco ajudam a obter no futuro um bonsai de relativa qualidade. Ou seja, tem que fazer tudo. A idéia do Thiago é interessante, mas mesmo assim a primeira parte do tronco está bastante reta e de grossura uniforme, bem, dá para se fazer alguma coisa. Teria que fazer outras intervenções em breve a fim da planta não ficar definitivamente com o tronco sem graça.
Tem uma matéria publicada neste fórum, eu acho que é do meu xará Elio nowaki, mas não consegui localizar onde mostra todos os passos de cada época do ano com o PN. Vou passar uma MP a ele para que se ele encontrar para postar o link aqui. Enquanto isso vai aí um linck dele mesmo de como matar um PN.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22420
E também um link sobre enxertia que poderia ser útil em corrigir esta sua planta, mas sempre lembrando que enxertia já é uma técnica mais avançada.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15495
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Qua Maio 29, 2013 11:47 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Ricardo, que bom que está voltando para a arte. E claro, escolhendo o PN como planta você está mesmo disposto a desafios. Posso dizer que no Brasil poucas pessoas tem o domínio total do cultivo desta planta. Estou cultivando e estudando esta espécie há 2 anos, com 10 plantas e confesso que ainda me considero como quem não sabe nada. São muitos os detalhes que se deve levar em conta para obter uma boa formação no PN. Épocas certas para cada tipo de intervenção, solo, insolação, rega, adubação, condução de ramos, e por aí vai... Mas é relativamente fácil manter um PN apenas vivo. Então tem que ir aprendendo e mexendo bem devagar. Bom, sobre sua planta devo dizer que infelizmente ela até aqui não foi cultivada com o intuito de ser um bonsai no futuro. O seu cultivo reto, sem manter e formar ramos mais baixos, ficando apenas estes galhos em patamares distantes tipo pinus iliotti de reflorestamento, pouco ajudam a obter no futuro um bonsai de relativa qualidade. Ou seja, tem que fazer tudo. A idéia do Thiago é interessante, mas mesmo assim a primeira parte do tronco está bastante reta e de grossura uniforme, bem, dá para se fazer alguma coisa. Teria que fazer outras intervenções em breve a fim da planta não ficar definitivamente com o tronco sem graça.
Tem uma matéria publicada neste fórum, eu acho que é do meu xará Elio nowaki, mas não consegui localizar onde mostra todos os passos de cada época do ano com o PN. Vou passar uma MP a ele para que se ele encontrar para postar o link aqui. Enquanto isso vai aí um linck dele mesmo de como matar um PN.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22420
E também um link sobre enxertia que poderia ser útil em corrigir esta sua planta, mas sempre lembrando que enxertia já é uma técnica mais avançada.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15495
abraço |
Se o amigo esta há 2 anos cultivando esta planta e não sabe nada, imagina quem esta começando
Vi o tópico da morte do PN, só não consegui ver as fotos. Mas interessante as informações obtidas lá.
Estou pensando em seguir as dicas do Thiago, justamente porque o "desenho" deste PN não esta adequado para um Bonsai. O que achas?
Acho que vou transplantar para um vaso maior e deixar o "torrão" atual, somente aumentando a quantidade de substrato. Porém, tenho algumas dúvidas: Que tipo de substrato deve ser utilizado? Um escorredor/mamadeira não seria mais indicado?
Obrigado pelas contribuições.
Abraço |
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Sáb Jun 01, 2013 7:35 pm Assunto: |
|
|
Fotos atualizadas em 30/05.
Foi a indicação que tive, colocar no escorredor.. Não sei se é a época certa, mas resolvi arriscar.. agora é aguardar para ver como ela vai se "comportar" com a mudança..
 |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Qua Jun 05, 2013 9:49 pm Assunto: Re: Pinheiro Negro - 7,5 anos |
|
|
Em função do exposto, a técnica utilizada para engrossamento, tem por combinação de ações, os seguintes procedimentos:
1. As bototações (Hikobae) devem crescer de forma livre, podando-se, de forma integral, todos os pequenos galhos de seu corpo, juntamente à pinçagem de 2/3 das agulhas, ficando o galho totalmente limpo, com acículas somente em sua ponta. A extensão limpa deve ser cauterizada (2/3), atentando-se para tomar sol em abundância, em toda a sua superfície, com o periódico reposicionamento dos vasos. Após alguns anos, de desenvolvimento do exemplar em seu todo, escolha a parte frontal de seu bonsai, e retire, unicamente as “Hikobae” direcionadas à sua frente. As demais, permanecerão até que o tronco atinja a espessura final desejada (não precipite a poda, no intuito de que “o resto que falta engordar, é só adubar e deixar…”). O principal erro de grande parte parte dos bonsaístas, é praticar de forma antecipada a poda de galhos, com o fim de atenuar a estética da árvore. Para ilustrar tal cenário, as “Hikobae” atingem cerca de 2m, para as laterais, á semelhança de uma árvore “careca”, de longos galhos lisos, e densas agulhas em suas extremidades... Deve-se pinçar quaisquer brotos ao longo das mesmas, e excluir gemas secundárias, deixando somente as de maior vigor, uma única, por cada galho;
2. Da mesma forma, o caule principal, será podado somente, quando atingido sua espessura definitiva. Muitos praticam a troca de àpice em mudas novas (até 5 anos), no desejo de que a engorda seja efetuada de forma natural. Todavia, em função do lento crescimento desta espécie, o desenvolvimento em sentido horizontal, faz-se de forma completamente retardada, mediante este procedimento. De mesma manipulação, deverão ser excluídos todos os galhos e agulhas (com exceção às de interesse para formação da estrutura básica do bonsai) em cerca de 2/3 de sua extensão, e retirada de brotos e gemas, deixando sempre, a gema mais forte. Seu ápice também atingirá cerca de 2m, em função da espessura a ser atingida;
3. Nas condições expostas, o desenvolvimento livre do sistema radicular em substrato arenoso, onde a densidade de longas raízes de armazenamento, faz-se pela maior procura de água em substrato de pouca umidade, dinamiza o nível metabólico da árvore, favorecendo sua engorda.
Convém ter em mente que, a manutenção das “Hikobae” deverão ser equilibradas, em função da proporção de afunilamento do tronco, devendo para tal propósito, manter-se “Hikobae” reservas no perímetro inicial do tronco (1/3) a partir do nebari, permanendo um maior ou menor nro. das mesmas, em função da proporção de seu corpo. Deve-se observar que a proporção de 1/3, não contempla a árvore em sua transição (1/3 de 2m de altura), mas sim, do exemplar em seu tamanho final. No momento de sua poda, o diâmetro das mesmas poderá atingir consideráveis dimensões, não devendo-se desanimar-se por tal fato (cicatrizes de tronco). A região próxima ao nebari, (raízes) possui acelerado metabolismo, podendo-se para conforto transitório, utilizar-se de cicatrizantes de cor. Cultivei, no Japão, através de Mishô,( sementes) exemplares com 7 anos, com diâmetro de 11cm em sua base, sendo que vejo, atualmente, a constatar viveiros com exemplares de 20 à 30 anos, de diâmetro reduzido, no desejo sôfrego da esperança de sua engorda (excluindo-se, claro, aqueles que já se satisfizeram em sua proporção, ou perderam as esperanças)…
Arquivo Rodrigo, postagem de PIONDY, aqui no fórum...
Abraço _________________ Rodrigo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|