FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda radical? sim ou não?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Visitante






MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2004 4:45 pm    Assunto: Poda radical? sim ou não? Responder com citação

Pessoal , ja que o tema de poda radical ta em aberto, e mais ainda o tema das jabuticabeiras, gostaria de uma opinião de quem tem mais experiencia com jabuticabeiras.
Comprei uma hibrida o ano passado, e gostaria de saber se posso fazer uma poda radical no tronco principal e em que epoca?
Isto porque os galhos estão muito altos a uns 40cm e tenho medo de perder a danada se caso eu podar e deixar so o toco, quero podar a uns 20cm +ou -.
E isto ai jaboticabeiros de plantão, posso podar e quando?

Abraços

Marcio Garcia

OBS : o tronco tem uns 5cm de diametro e o nebari e bem legal.
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 12, 2004 12:16 am    Assunto: Re: Poda radical? sim ou não? Responder com citação

Márcio, a jabuticabeira é bastante resistente a toda intervenção e, desde que você não pode raízes a poda radical pode ser feita, com certa tranquilidade, em qualquer época do ano. O ideal será sempre no período de menor movimentação de seiva que é no final do Inverno.
Se sua árvore tem 5 cmm de diâmetro e 40 cm de altura me parece desnecessária esta poda radical. Como idéia, coloque a foto no Fórum, teremos todos uma informação mais correta para ajudá-lo, a visual.

Marcio A. Garcia escreveu:
Pessoal , ja que o tema de poda radical ta em aberto, e mais ainda o tema das jabuticabeiras, gostaria de uma opinião de quem tem mais experiencia com jabuticabeiras.
Comprei uma hibrida o ano passado, e gostaria de saber se posso fazer uma poda radical no tronco principal e em que epoca?
Isto porque os galhos estão muito altos a uns 40cm e tenho medo de perder a danada se caso eu podar e deixar so o toco, quero podar a uns 20cm +ou -.
E isto ai jaboticabeiros de plantão, posso podar e quando?

Abraços

Marcio Garcia

OBS : o tronco tem uns 5cm de diametro e o nebari e bem legal.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Visitante






MensagemEnviada: Sex Nov 12, 2004 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Prezado MArio,
Peço desculpas mas me enganei nas medidas, dando uma boa conferida, passo o seguinte:
tronco com 3 cm de largura
altura do solo ao primeiro galho o bifurcação 60cm
Estou pensando em dar uma podada a uns 20 cm deixando so o toco, uando brotar planto em um escorredor.
O que voce acha?

Abraços
Voltar ao topo
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 13, 2004 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Mário,

Para passar uma jabuticabeira para um vaso é importante observar os seguintes pontos:
1- A idade do cavalo - cavalos muito velhos podem responder mal à cortes muito próximos da terra,
2- escolhido a altura do corte -de três a quatro vezes a largura do tronco - faça-o sem lascá-lo, e proteja com massa ou pasta cicatrizante
3- mantenha a planta no torrão original para ser trabalhado,
4- após o brotamento, escolha os mais bem posicionados eliminando os outros e deixe que os novos brotos engrossem, atingindo um diâmetro harmonioso com o tronco então pode-os alguns centímetros acima no primeiro corte e assim sucessivamente a cada brotação,
5- Após atingir o formato desejado, replante-a para um vaso final, não muito pequeno no início.
(todo esse processo pode levar alguns anos até atingir o formato desejado)


Abraços,

Jackson Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Visitante






MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Jackson,

Minha Jabu, não e de enxertia portanto ela não tem cavalo e uma jabuticaba hibrida. Mas esta sua citação me deixou curioso:
Jabuticabas aceitam a enxertia?
No mais obrigado pelas dicas de formação.

Abraços.
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil