|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 9:47 am Assunto: Pitangueira 06 |
|
|
Olá amigos,
aí está uma Pitangueira adquirida no XI Encontro Nacional do Bonsai em Mandaguari - PR. Apesar dos defeitos que depois vou apontar (que podem ser tranquilamente corrigidos com o tempo), na ocasião pensei apenas no prazer visual que ela me daria quando carregada de flores e frutos. Não é uma planta para exposição ou concurso, mas para minha satisfação pessoal.
Seguem algumas fotos:
FOTO 01 O primeiro galho da esquerda está muito para baixo. Fiz uma escora com uma tala de bambú.
FOTO 02 Galhos superiores mais fortes que os de baixo. Uma poda deu jeito.
FOTO 03 Além da grande cicatriz, a distância entre o primeiro e segundo galho e deste até o terceiro não é a ideal. Isto pode ser resolvido com a reconstrução da copa a partir daí. A cicatriz pode sumir se for mudada a frente da planta. Apesar de serem estas as alterações para corrigí-la, não sei se as farei. Os amigos não me levem a mal; não quero incentivar ninguém fazer ou ter um bonsai cheio de erros mas no momento estou mais interessado em vê-la frutificar...
FOTO 04
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 38 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 9:02 pm Assunto: Re: Pitangueira 06 |
|
|
edson0605 escreveu: | Olá amigos,
aí está uma Pitangueira adquirida no XI Encontro Nacional do Bonsai em Mandaguari - PR. Apesar dos defeitos que depois vou apontar (que podem ser tranquilamente corrigidos com o tempo), na ocasião pensei apenas no prazer visual que ela me daria quando carregada de flores e frutos. Não é uma planta para exposição ou concurso, mas para minha satisfação pessoal. |
Olá Edson
Sou iniciante na arte Bonsai, tenho uma muda de Pitangeira, ela está bem pequenina, você me aconselha planta-la direto na terra para que se desenvolva? Tem alguma dica a respeito das Pitangueiras?
Logo postarei fotos dela.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Marcos Jose Hereck 2.o PASSO

Registrado: 02/06/10 Mensagens: 237 Localização: Nova Alvorada do Sul-MS
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 10:21 am Assunto: |
|
|
Edson bem legal sua pitangueira, com a sua experiencia tenho certeza que vc vai conduzi-la muito bem, quanto a sicatriz maior as pitanguiras sicatrizam bem, tenho trez que estou trabalhando, como crescem rapito.
Ali daria para trabalhar um uro, ja vi muitas pitangueiras na natureza com uros, é uma planta que quanto mais puxado pro natural, mais linda fica.
Mas Edson sou iniciante então não tenho muito o que dizer, mas sim aprender com voceis feras no assunto.
Abraço
ATT.
Marcos |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 3:50 pm Assunto: |
|
|
Caio,
plantar diretamente no chão pode fazer com que a planta dê uma espichada muito rápida, perdendo logo as formas. Eu acho que o ideal seria trabalhar a planta até o ponto de pré-bonsai e aí sim plantá-la no chão. Ela vai encorpar já com as formas definidas. Mas veja; é apenas a minha maneira de pensar...
Se fosse minha eu a plantaria em um conjunto escorredor/mamadeira com bastante matéria orgânica (as Myrtáceas adoram!!) e deixaria desenvolver.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 38 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 4:02 pm Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | Caio,
plantar diretamente no chão pode fazer com que a planta dê uma espichada muito rápida, perdendo logo as formas. Eu acho que o ideal seria trabalhar a planta até o ponto de pré-bonsai e aí sim plantá-la no chão. Ela vai encorpar já com as formas definidas. Mas veja; é apenas a minha maneira de pensar...
Se fosse minha eu a plantaria em um conjunto escorredor/mamadeira com bastante matéria orgânica (as Myrtáceas adoram!!) e deixaria desenvolver.
Abraço.
Edson. |
Olá Edson
Obrigado pela dica, acho que vou fazer isso mesmo, é que estou louco pra ter uma pitangueira, mas não acho nenhuma muda grande por aqui.
abraço e até+ _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|