Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 9:56 am Assunto: Ficus |
|
|
Olá pessoal
Esse é um Ficus que gostaria que me dessem opiniões de oque fazer com ele.
Aguardo, sugestões e criticas fiquem a vontade.
Abraço a todos _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 10:30 am Assunto: |
|
|
Amigo Caio,
Você disse para ficar à vontade, então tive umas ideias malucas sobre o seu ficus. Em minha opinião, o problema da árvore é o tronco reto que tira um pouco da sinuosidade do estilo pretendido (Moyogi, creio eu).
Como Ficus é uma árvore que responde bem à alporquia sugeri dividir o seu pré em 3:
Agora deixa eu explicar melhor.
O ápice tem um curva muito bacana e vi nele um mame interessante.
A parte reta porde virar na sequência um hokidachi ou chokkan.
E o galho inicial pode virar um bonito kengai.
Agora se nada disso ajudar, acredito que pode eliminar o ápice e investir em um estilo inclinado que também vai ficar show de bola! Notei também algumas mordidas de arame nos galhos. Cuidado amigo, que esta espécie quando marca é bem difícil de sair!
Espero ter contribuido!
Um abraço _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 10:45 am Assunto: |
|
|
Olá Roberto
Noossa, nunca imaginaria isso, não existem idéias ruins, ruins são aquelas que não acreditamos ou não tentamos fazer com que outras pessoas a entendam, gostei da sua idéia, mas como sou um mero iniciante na Arte Bonsai, fica muito difícil para eu a colocar em prática, quem sabe quando eu tiver mais experiência...
Obs: essa mensagem já está salva e guardada no meu pc para futuras intervenções.
Obrigado e até + _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 4:42 pm Assunto: |
|
|
eh Caio, a gnt qdo inicia nunca tem uma visão que nem os mais experientes! Eu tb nunca teria imaginado tantas opções pra uma planta só!!!
Estou começando a mexer com ficus ainda... nao conheço como eles reagem... postei sobnre alguns que arrumei aqui, mas ngm comentou
vo colocar aki o link pro pessoal que ver seu post passar lá também!!! hehehehe
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17708&highlight=rpp
Mas enfim, legal a ideia do nosso amigo Roberto!
Os meus apesar de serem mais novinhos e de calibre menor, axo que tem potencial pra eu fazer isso tb!
abraço! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 4:49 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Também sou um aprendiz assim como vocês. Podem ver no tópico "estudo" um erro que cometi com um ficus e tive que repensar todo o projeto. Aprendi muito nos últimos meses aqui no Forum.
Quanto à questão da alporquia posso dizer, porque já realizei algumas nesta espécie. Quanto aos estilos pretendidos foi apenas um olhar, ideias malucas!
Vamos esperar o pessoal mais experiente dar alguma sugestão! Sigo acompanhando.
Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 4:51 pm Assunto: |
|
|
Eu daria uma acertada no nebari também, retiranto a raiz central abaixo de onde saem as raízes. Um corte reto e limpo. Depois manteria enterrado por um ano aguardando as novas brotações de raízes, melhorando assim o nebari. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 3:23 pm Assunto: |
|
|
Rafael Pontes escreveu: | eh Caio, a gnt qdo inicia nunca tem uma visão que nem os mais experientes! Eu tb nunca teria imaginado tantas opções pra uma planta só!!!
Estou começando a mexer com ficus ainda... nao conheço como eles reagem... postei sobnre alguns que arrumei aqui, mas ngm comentou
vo colocar aki o link pro pessoal que ver seu post passar lá também!!! hehehehe
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17708&highlight=rpp
Mas enfim, legal a ideia do nosso amigo Roberto!
Os meus apesar de serem mais novinhos e de calibre menor, axo que tem potencial pra eu fazer isso tb!
abraço! |
Olá Rafael
É isso mesmo, vamos ver oque os "dinossauros" do bonsai podem fazer por nós, rs, tenta colocar no seu post umas fotos maiores, aí o pessoal vai poder ter uma visão geral da planta e opnar.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 3:26 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Eu daria uma acertada no nebari também, retiranto a raiz central abaixo de onde saem as raízes. Um corte reto e limpo. Depois manteria enterrado por um ano aguardando as novas brotações de raízes, melhorando assim o nebari. |
Olá Nikkei
Gostei muito da sua idéia também, mas está na época de fazer poda no nebari? e quanto ao tronco, acha que está bom com aquela inclinação?
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 3:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Roberto
Tem alguma época melhor para se fazer alporquia? ou pode fazer em qualquer época?
Obrigado e até mais _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 3:29 pm Assunto: |
|
|
eh, eu tenho postado em miniaturas, tem que clicar pra aumentar a imagem...
vo passar a postar a foto mesmo que fica mais facil neh!
vo la editar o meu npost de uma vez pra ja facilitar!
valeu _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 3:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael
Vixi, tem que clicar
Eu nem cliquei, kkkkk, me desculpe.
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 3:52 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, já está salvo nos meus favoritos também, as fotos do seu post estão grandes agora, dá pra ver sem ter que clicar, hehehe
abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
|