Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 12:24 am Assunto: ok |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:20 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qua Mar 21, 2012 9:34 am Assunto: |
|
|
Jubras,na minha opinião sua planta tem um certo potencial para o estilo hokidashi,ai vão fotos pra você se inspirar kkk
boa sorte com o seu bonsai.abraços. |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 21, 2012 11:52 am Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:21 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 21, 2012 2:34 pm Assunto: Casuarina |
|
|
Tenho uma muda jovem de casuarina, bem fininha!
Estou encontrando dificuldades em ramificá-la!
Quando podo, cresce um broto só.!
A sua está anos luz na frente!
E na sua terra ae é o paraíso delas!
Tem bastante por aí né?
Não conheço Imbé, mas em outras praias litorâneas onde estive a casuarina é mato! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 2:15 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:21 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 9:22 pm Assunto: |
|
|
Jubras, esta espécie é muito boa para trabalhar.
Tem crescimento rápido e responde muito bem a podas.
Discordo do Taufernandes sobre o estilo hokidashi. Seu exemplar, da forma como está, não apresenta as características do hokidashi que é os galhos saírem do mesmo ponto do tronco. Inclusive a primeira imagem que é de um acer está no estilo moyogi.
Bem, tenho um exemplar que venho trabalhando já fazem uns 4 a 5 anos.
Quando o peguei zerei ele, deixando apenas no tronco. Durante este tempo fui modelando a estrutura através de podas sucessivas e muita pinçagem das "agulhas" que são as folhas.
MarcoBonsaiPoa, é esta pinçagem que faz com que a planta ramifique. Eu faço assim. A "agulha" bem desenvolvida tem uns 10/15 cm. Aí eu puxo com os dedos deixando com 2 a 3 cm.
Esta foto é de 2010:
Agora ela está muito mais ramificada.
No meu blog tem umas poucas fotos:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/casuarina-2/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 11:37 am Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:22 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 11:46 am Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:22 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Sáb Mar 24, 2012 1:11 pm Assunto: Alporquia em casuarina. |
|
|
i ai pessoal,aproveitando que este tópico fala sobre casuarinas, alguém sabe qual a época certa para alporquia nela,e quanto tempo leva pra enraizar? _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 12:50 am Assunto: |
|
|
ok
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 9:16 am Assunto: |
|
|
Olá jubras.
Vamos lá.
Para mim Casuarina não se presta para bonsai pequeno como os exemplos mostrados.
Pelo material que você tem, não aconselho a eliminar os galhos para iniciar uma nova estrutura visto que estão muito grossos e ficará uma cicatriz que vai demorar bastante para fechar, então mantenha eles e fixe seu trabalho na estruturação da copa, ramificação e formação do ápice.
Sobre podas, você precisa selecionar os brotos melhor posicionados em cada galho para formar a estrutura deles. Elimine por completo uma brotação junto ao tronco.
As que ficarem você precisará deixa-las crescer para que aumentem de calibre. Neste momento você precisa se preocupar com a ramificação primária (os galhos que saem direto dos galhos mais grossos, assim como estes seus).
Quando eles atingirem uns 3 a 5 mm chegou a hora de aramar eles e iniciar seus posicionamentos e movimentos. É aí que você encurtar os ramos e pinçar as "agulhas" da casuarina.
Fiz uns desenhos que acredito que serão ilustrativos para mostrar do que falo.
Agora veja como faço para estimular as brotações laterais nos galhos. Usei uma linha tracejada para simular os segmentos das "agulhas" da casuarina.
O princípio desta técnica é o corta/cresce que pode ser aplicado em várias espécies.
Espero ter ajudado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 11:40 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:23 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 11:57 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:23 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 11:59 pm Assunto: |
|
|
jubras, só destaco que a casuarina não é a mesma coisa que um pinheiro. Se referir a ela assim pode causar confusão no pessoal que lê o forum. Já imaginou um cara fazer uma poda drástica num pinheiro negro por conta disto? hehehe
Casuarina
Reino: Plantae
Ordem: Fagales
Família: Casuarinaceae
Género: Casuarina
Pinus
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Pinaceae
Género: Pinus _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 7:50 am Assunto: |
|
|
Legal, vou tentar! o problema é que cresce reto, eu podo e cresce reto, um rebento só, ela está do tamanho de uma carcaça de caneta bic em diâmetro! Valeu as dicas... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|