|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roni
|
Enviada: Sáb Mar 26, 2011 10:10 pm Assunto: Fícus tronco duplo |
|
|
Caros colegas,
O Nick, meu compadre, aposentado, já com um pezinho na terceira idade , não se anima mais a fazer Yamadori em seu viveiro (arrancadori), de forma que tem solicitado meu auxílio na execução destas tarefas, o que tem me rendido além de experiência, alguns exemplares de pré-bonsai, como é o caso deste ora postado, sobre o qual venho pedir opiniões sobre sua condução/estilo, melhor frente, vaso e etc...
Provável frente:
[img]https://lh5.googleusercontent.com/_Mgie447GPAs/TY48uAeeFjI/AAAAAAAAAQA/vHviJxgrhOk/Ficus%20e%20Yamadori%20111.jpg
Close:
Parte de trás:
Lateral:
[/img]https://lh6.googleusercontent.com/_Mgie447GPAs/TY48wLvPT1I/AAAAAAAAAQQ/hKZuSj1mMkg/Ficus%20e%20Yamadori%20115.jpg[img]
Outro lado:
Todas as dicas e sugestões, ou mesmo uma projeção, serão bem-vindas.
Como quase não posto tive dificuldade e algumas fotos não apareceram, tentarei postá-los posteriormente. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 6:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Roni, compadre véio de guerra, o nobre esqueceu de escrevinhar que, ainda que não esteja com a "cacunda" aplainada para as lides da escavação e retirada do tipo "arrancadori", partindo para a abusação do compadre nessas tarefas árduas e complicadas, deve salientar que vc só o faz mediante minhas humildes e modestas indicações, para que não saia arrancando tudo aos tropeços.
De qualquer forma, esse ficus parece que irá render alguma coisa de aproveitável. Primeiro, por que seus troncos têm um bom movimento inicial, e possuem uma harmonia visual interessante, no que o mais grosso irá obviamente fazer o papel do tronco mais velho que apóia o desenvolvimento do mais jovem, ou seja, o mais fino. Acredito que a estilização deverá seguir na tentativa de aproximar os dois troncos um pouco mais um do outro, buscando essa estabilização.
Além disso, uma ligeira inclinação para a lateral, considerando a melhor frente, irá redundar num trabalho mais técnico, com qualidade inegável. A partir dessas duas alterações, a estrutura aerea deverá ser buscada no sentido de adequá-las ao estilo tronco duplo inclinado. As ramas, ou galhos se preferir, deverão ser deixados crescer e brotar vigorosamente, alongando-se bem, buscando com isso seu engrossamento, possibilitando então um novo corte, que irá reduzir seu comprimento e firmar em seguida com uma aramação severa.
A aramação severá irá proporcionar galhos com um bom movimento. Como estarão mais grossos e curtos, as novas brotações que virão neles é que irão formar o conjunto aereo das arvores, e isso deve ser buscado tambem com um refinamento, isto é, pinçagem das folhas para reduzir seu tamanho. É um ponto interessante, que apenas analisando detidamente essa planta agora, posso ver algo que não vislumbrei quando a planta crescia no chão. Tenho certeza que em suas mãos, futuramente, resultará num lindo bonsai no estilo tronco duplo inclinado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 6:50 pm Assunto: |
|
|
Nick;
Não entendi muito bem a inclinição lateral que você sugeriu, seria, tomando a primeira foto (provável frente), para a esquerda ou para a direita?
segue outras fotos:
[/img] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 7:07 am Assunto: bonsai |
|
|
Roni, trata-se disso mesmo. Usando uma amarração em tres pontos ao longo do tronco, equidistantes é claro, isto é, não muito próximos e apenas depois de proteger o tronco com um sarrafo de madeira, aproxima-se um tronco do outro, "fechando" um pouco mais o espaço existente atualmente entre eles, ao efetuar o replantio, na próxima primavera ou seja, na primavera do ano que vem, vc então inclina o conjunto para a lateral direita.
Com esse movimento, o conjunto ganha estabilidade visual, ficando o tronco direito, mais fino, com um movimento mais adequado ao do tronco esquerdo, mais grosso. Possibilita, dessa forma, um ligeiro aumento na qualidade técnica do trabalho, na minha humilde visão. Sinceramente, a posição atual, após criteriosa analise que fiz, observando bem a estrutura, foi que possibilitou antever que essa mudança poderá render algo mais interessante e atrativo para a futura construção aerea de sua planta.
Mas é claro que temos que considerar que a visão que voce tem da planta, e o que fazer com ela, pode não se enquadrar ou ser ainda mais atrativa que a que eu observei. Aguardemos, então, que os demais foristas possam emitir opiniões a respeito, para dirimir essa dúvida e alavancar outras possibilidades de condução. Sugiro, incluso, que vc envie MP ao nobre amigo Alexandre, pedindo a ele uma possivel projeção. Ele, que domina bem essa area, não irá se furtar a isso, engrandecendo ainda mais essa postagem com suas sempre esclarecedoras projeções.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 3:52 pm Assunto: |
|
|
Nick,
Refletindo sobre sua colocação, realmente percebe-se que não há muita harmonia entre os dois troncos pois o maior é bastante sinuoso, o que não ocorre com o outro.
Desta forma, concordo que para um trabalho mais técnico e harmonioso, deverei dar mais movimento ao tronco fino.
Havia pensado em diminuir bastante a altura de ambos os tronco, o que me diz disto?
Como sugerido, pedi opinião ao ALexandre sobre a planta, vamos aguardar qual a visão dele sobre a mesma. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 09, 2011 2:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Roni, compadre, o que acontece é isso mesmo. Reduzindo um dos troncos, deve-se proceder ao mesmo com o outro tronco, para que fique harmonicos. Aguardemos retorno do grande Alexandre, que ultimamente só quer saber da Associação Nordestina, e que pouco nos visita. Mas, a casa dele ainda é aqui, então sei que mais cedo ou mais tarde, volta para repor sua ausência e nos brindar com uma linda projeção.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 6:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Roni, meu chapa, parece que os nossos colegas foristas não estão muito interessados nesse ficus. Mas vou continuar retornando ao post, para mantê-lo ativo, até que uma outra alma caridosa opine. Vamos lá, galera, cadê a iniciativa?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 8:20 pm Assunto: |
|
|
Grande Nick;
Valeu. |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 9:40 pm Assunto: |
|
|
Roni,
Após uma análise criteriosa, e detidamente da planta, que hora nos apresenta(Usando os termos do nicky) descobri porque seu compadre nicky, lhe deu esta planta.ELE TAMBEM NÃO SABIA O QUE FAZER COM ELA. hehehehehe.
Desculpe a brincadeira! |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 7:25 pm Assunto: |
|
|
Pois é Jair, matou a xarada.
Mas eu tenho paciência e se de tudo não aparecer uma luz para a estruturação da planta com dois troncos, eu passo a faca no mais fino. O que me diz?  |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 8:49 pm Assunto: |
|
|
Olá, Roni
Já havia penssado nisso, mas achei melhor não comentar, uma vez que sou aprendiz.Talvez partir para um moyogi,apezar da planta não ter conicidade.
Mas como nem tudo neste mundo é perfeito né.
Um abraço! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 9:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
Jair, por vezes temos realmente certa dificuldade em lidar com alguns materiais que obtemos no curso da nossa vida de bonsaistas. Mas, como sempre digo ao Roni, o ideal é analisar sob todos os aspectos e admitir mais de um ponto de vista, principalmente quando o enfoque é de outro colega bonsaista, para que esgotemos dessa forma todas as possibilidades que temos ao nosso alcance, para lidar de maneira correta com a planta.
Claro, nem tudo são flores. Alguns são espinhos, e bem doloridos, como sabemos ser os espinhos da piracanta. Mas se tivermos vontade e paciência, aos poucos vamos obtendo a tão esperada "visão" e a reforma que tão ardualmente buscamos, acaba por vir até nós, fácil, fácil. É como digo: estudar, analisar detidamente, pesquisar bem, perquirir os amigos e colegas, principalmente os foristas nossos de cada dia, até que a solução, por fim, chegue. E aí, meu amigo, é só alegria.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 9:46 pm Assunto: |
|
|
Valeu nicky,
Tenho aprendido muito com vc.Depois de ter feito a brincadeira, fiquei meio preocupado, pensando que vc poderia ficar sangado comigo.Mas ai já era tarde pois já tinha enviado.
Espero ainda aprender muito com vc.
Um abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|