|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 10:15 pm Assunto: foto atualizada junipero jacare opnioes. |
|
|
Ola amigos gostaria de opnioes sobre esse jacare estou trabalhando uma copa mais fechada mais vem minha duvida devo trabalhar dus copas separadas ou trabalhar como uma unica copa fechada se tiverem outras ideias sera bem vindas obrigado a todos.
ja esta aramada e dei uma pinçada.
gostaria de saber qual vaso colocar.

Editado pela última vez por carlos claro em Dom Abr 17, 2011 11:21 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 10:23 pm Assunto: |
|
|
na boa amigo de eu fosse você mandava uma cascata no galho do lado direito, ficaria lindo.
que tal?
parecido com esse aqui
pra você entender faz de conta que a cascata aqui seria o seu lado doreito do seu PRÉ-BONSAI. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 11:55 pm Assunto: |
|
|
oi oamit obrigado pelo modelo colocado vc nao teria ele finalizado pra colocar a foto. abraço |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 11:56 pm Assunto: |
|
|
Olhe bem para foto e pense nele podado, assim ficaria o seu, bem semelhante, não encontrei nehuma outra foto amigo. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 9:01 pm Assunto: |
|
|
esperando mais opnioes dos amigos abraço.  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 11:06 pm Assunto: |
|
|
Carlos sua planta ainda pode tomar diversos rumos. Assim como o pré-bonsai mostrado pelo colega Carlos Claro que possivelmente tomou um rumo totalmente diferente e desta parte verdetoda tenha sobrado menos de 10%. Não sei, não temos a planta finalizada. Mas já vi o Zezão transformar uma planta do tamanho que o colega Carlos mostrou em um Mame com pouco mais de 10 cm de altura...
No caso de sua planta eu usaria apenas um dos galhos, transformando outro num pequeno jin. Mudando a inclinação da planta, slecionando galhos da parte que ficou, redirecionando estes galhos com aramação, triangulando a copa, em estilo moyogi.
Mas a opção de cascata, ou semi-cascata também é possível, com certeza, utilizando um dos galhos, também forçando a inclinação e do outro galho ou elimina, fazendo jin, ou deixa uma copa muito reduzida, triangulado em cima do tronco principal, a fim de harmonizar com a cascata.
Sua planta tem muito potencial e ainda pode tomar diversos rumos ou estilos. Basta escolher, e colocar a mão na massa, ou na tesoura....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 11:07 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio Luis Secchi obrigado estarei estudando algo suas ideias realmente me espiraram posto novas fotos do trabalho realizado abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 8:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, a opinião do grande Elio é, de longe, a melhor opção para conduzir corretamente sua planta e obter nela todo o potencial que possamos visualizar. Acredito que por se tratar de uma espécie com crescimento rasteiro, muitas vezes a maioria opta por uma condução no estilo kengai ou han kengai, quando na verdade há tantos outros magnificos estilos que podem se adequar melhor, proporcionando a um bom material como esse, um trabalho de mais qualidade técnica.
Consoante isso, veja abaixo as alterações que julgo oportunas, para que vc possa ter outra opção de condução no estilo moyogi. Visando esse estilo, busquei a formação estrutural com o galho direito, pois ele apresenta conicidade maior em relação ao tronco oposto, além de um bom movimento, que merece ser devidamente explorado. A linha vermelha no tronco mostra uma possível seleção, que pode ser outra, igualmente, sem nenhum prejuízo ao contexto.
O tronco do lado esquerdo, pode ser cortado, sendo que o toco resultante poderá ser convertido num jin, ou então, pode-se fazer um alporque nessa area, culminando em que se obtenha outra planta, com novos recursos de trabalho, diferente do primeiro aliás. Lembrando apenas que toda e qualquer intervenção será melhor aceita pela planta se realizada no inverno, e não agora.
A imagem tipo seta à direita, mostra a posição alterada, considerando a execução do trabalho dentro da linha que sugeri.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 9:25 pm Assunto: |
|
|
q pena agora ja foi trabalhei um han kengai no galho mostrado por vc nicky nao sei se da pra mudar algo mais amanha eu coloco foto se vc puder da uma olhada abraço. |
|
|
 |
Vitor Martin

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 96 Localização: Maceió - Alagoas
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 10:14 pm Assunto: opinião |
|
|
Caro Carlos,
Ainda que já tenha feito a intervenção (um pouco precipitada devido ao clima), e principalmente devido a não visualização do interior da copa por causa da massa verde, vi um caminho diferente.
Na minha humilde opinião, usaria o galho da esquerda mudando a angulação do plantio. Isto porque a curvatura do galho à direita tem um ângulo muito fechado, ou seja, uma curva muito acentuada e "pontuda".
Usando o galho direito e inclinando-o no replantio, acho que ficaria legal, com a massa verde ficando mais ao lado direito da copa, como um shakan.
Talvez até aproveitasse o primeiro galho para um jin. E claro uma boa aramação.
Mas as outras opiniões do Nicky e do Elio tambem darão ótimos resultados.
Abraço,
Vitor Martin
Secretário-geral da ANB
www.anbonsai.com.br |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 11:09 pm Assunto: |
|
|
Imaginei-me trabalhando mais ou menos por este caminho...
...é só uma visão sugestiva, vç deve tirar suas conclusões sobre qual caminho seguir com sua planta _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 10:29 am Assunto: É |
|
|
NA MINHA OPINIÃO,,,NO CASO DE SUA PLANTA,,,O PATAMAR DO GALHO NÃO FICARIA LEGAL NA MESMA ALTURA DO ÁPICE.VC PODERIA USAR UM DOS DOIS PRA FAZER UM BELO JIN.DE PREFERÊNCIA O GALHO DA DIREITA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 11:02 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|