FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JC - Yamadori Raízes aparentemente vivas após 5 meses
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 10:07 pm    Assunto: JC - Yamadori Raízes aparentemente vivas após 5 meses Responder com citação

Olá pessoal.

Passei esses dias por um jardim perto de casa e vi um toco com uns brotinhos começando a aparecer.
Falei com a pessoa e ela não queria mais aquela planta, por isso tinha cortado já no toco.
Como vi que estava com brotações me arrisquei a levar a planta.

Como no momento não tinha uma enxada boa, não consegui tirar uma quantidade de raizes capilares e por isso estou com medo de perder a planta.

Quando cheguei em casa percebi que eram duas plantas que nasceram juntas. Separei as duas, mas como estava com apenas uma bacia acabei plantando juntas. Se vingarem, daqui um ano eu separo.

Mas vamos ao que interessa, estou com medo de perder a planta, plantei ela em areia de rio sem peneirar e uns 5% só de terra vegetal.

Mas não se se pelo fato de não peneirar a areia, achei que ela não está mto drenante. Ontem molhei ela bem e nada da água escorrer por baixo e hoje ainda estava umida, sendo que fez até que um dia quente aqui em campinas.

Será que esse meu substrato não está bom? Devo trocar? Como não retirei raizes capilares, será que vai pegar??
Segue umas fotinhos.

Editado pela última vez por João Crédito em Sex Abr 15, 2011 7:11 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Acho eu que os furos estão muito pequenos. Uma boa dica é misturar cacos de tijolo na proporção de meio a meio com a areia.

Sugiro que daqui uns 45 dias vc tente limpar estes cortes. A casca pode soltar facilmente e prejudicar a planta.
Tente conseguir uma maquita pra este serviço.
Um serrote iria mexer muito com as raízes capilares que se formaram e pode até matar a planta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 8:56 am    Assunto: Responder com citação

Agora que replantou sugiro não pensar em trocar o substrato, vai judiar de novo da planta. Se tiver enraizador ajuda.
Concordo com o Laudir sobre os furos da bacia: são pequenos e tem poucos. Sugiro pegar uma furadeira e fazer muitos furos nela, em todas as alturas.
Se vai pegar ou não, é aguardar... Question Exclamation
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela ajuda pessoal.
Chegando em casa hoje, vou tentar fazer mais furos na bacia.

Agora é só torcer para pegar.
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal preciso de uma ajuda.

Essa minha planta já tinha sido dada morta por mim, estava molhando ainda porque tinha nascido um pé de tomate junto(sozinho, não fui eu que plantei ele lá, mas deixei e já deu alguns tomatinhos.

E hoje resolvi tira-la do vazo e pra minha surpresa estava com várias raizes capilares no tronco. Até puxei umas duas pra ter certeza que era dela e era mesmo.

As raizer estava brancas, com aspectos de viva. No mesmo momento replantei.

Agora minha dúvida. Será que é possivel ela ainda estar viva sem dar nenhum sinal de brotos ???

Preciso de ajuda.

Obrigado!!!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 8:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não há nada a ajudar, nesse caso. Melhor manter a planta em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar pelo período da manhã, evitando o sol forte da tarde. Regue apenas quando o substrato estiver bem seco, mas sem encharcar e não adube, em hipotese alguma. De resto, é aguardar para ver se essas raízes locupletam o sistema radicular, com respostas positivas no restante da planta. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2011 12:17 am    Assunto: Responder com citação

Sobre a areia sem peneirar sem ser lavada,
corremos o risco de transformar o substrato em uma terra encharcada e compacta,
já que a areia mesmo grossa,mesmo sendo de rio carrega junto partículas muito pequenas
que ao passar do tempo com a rega vai se acumulando no fundo do vaso
ou no envolto de raizes sufocando as mesmas ou prejudicando sua movimentação no interior do vaso...
abraço...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: