|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
acpera
Registrado: 28/03/08 Idade: 45 Mensagens: 73 Localização: Brusque - SC
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 11:14 pm Assunto: Jacarandá |
|
|
Ola, Amigos. Estou com uma muda de Jacarandá a 8 meses no escorredor, porem deixei cair o regador sobre a muda e acabou quebrando como imagem 3 e 5, como faço para tirar esse detalhe no tronco? Gostaria de saber qual estilo posso adotar para moldar o Jacarandá?
Aguardo comentários. Abraço e agradeço a colaboração de todos. _________________ Adilson Carlos Pera
http://acpera-bonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 11:23 pm Assunto: |
|
|
Parece ser alguma espécie de aroeira, mas jacarandá, o que conheço é bem diferente.Não creio ser jacarandá... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
acpera
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 11:28 pm Assunto: |
|
|
Esta muda peguei com um viveiro que temos aqui na cidade, a informação é de jacarandá. Vamos aguardar outros comentários. Agradeço sua ajuda. _________________ Adilson Carlos Pera
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
Jacarandá mimoso
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 11:48 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Jacarandá mimoso
 |
_________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
acpera
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 9:33 am Assunto: |
|
|
Ok. Marco, você tem razão. Então será aroeira? porem vendo imagens da aroeira, acredito não ser também. Será que o pessoal do viveiro se enganou? Alguem mais pode ajudar a confirmar que espécie é? _________________ Adilson Carlos Pera
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 12:50 pm Assunto: |
|
|
Pode ser uma espécie diferente de cinamomo, diferente das que existem aqui no RS, mas bem semelhante tb...Certo mesmo, não sei! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Maxwel de Lima

Registrado: 01/02/11 Mensagens: 90 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 7:05 pm Assunto: |
|
|
Na minha região não falta aroeira, e essa planta esta muito longe de ser uma.
Aroeira vermelha
ou branca
Essa planta é um Jacaranda micrantha
Espécie: Jacaranda micrantha.
Família: Bignoniaceae
Nome popular: caroba, carobão
 _________________ Aquele que tiver paciência terá o que deseja.
Benjamim Franklin |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 8:59 am Assunto: bonsai |
|
|
Acpera, o que define o estilo, quando cultivamos uma nativa, é a observação de seu desenvolvimento na natureza, onde cresce livremente, sofrendo alterações de acordo com as condições climáticas, adversas ou não, que recebe enquanto cresce. Foi assim, a partir da observação de sua natureza, que os japoneses criaram os estilos que os ajudaram a definir as formas de suas plantas. Talvez seja o momento de começarmos a buscar na nossa natureza as melhores formas com que cultivar, corretamente, nossas nativas, visando sua conversão em bonsai, é claro. Então, seguindo esse principio, vejamos algumas imagens de jacaranda:
Por essas duas imagens iniciais, observa-se que o estilo Hokidachi se adequa bem a essa espécie, sendo fácil sua condução nesse sentido. O ideal é aguardar até a primavera, para fazer um replantio, adotando como recipiente de cultivo uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante e um pouco de matéria organica de facil decomposição, como carvão vegetal e casca de pinus, por exemplo. O cultivo ideal deve ser a pleno sol, com regas espaçadas, apenas uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, evitando encharcamento do solo. Adubação regular e constante, iniciando agora inclusive, proporcionarão um bom lastro de energia para a planta, que dessa forma terá recursos adicionais para se desenvolver e crescer mais rapidamente. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
acpera
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
Valeu Maxwel, por nos ajudar a identificar a espécie da planta.
Nickyfury, tive a oportunidade de ler sobre uma discussão aqui no forum sobre a identidade brasileira no bonsai. Porém com a pouca experiência que tenho com bonsais, penso que devemos usar as plantas nativas e dar a elas formas que encontramos em abundância em nossas florestas. Assim acretido que a identidade brasileira, se definirá mais rapidamente e cada vez com maior prestígio que ja possuímos. Hoje, carrego comigo minha camera digital, e quando encontro um grande modelo para meus bonsais, que aqui na região possui em grande quantidade, registro para usar em outras plantas que estou cultivando, como o Ficus. Aguardo a ajuda de todos em outras mensagens que tenho aqui no forum. Abraços! _________________ Adilson Carlos Pera
|
|
 |
Irineu Santana

Registrado: 02/07/10 Idade: 53 Mensagens: 29 Localização: Curitiba-PR
|
|
|
 |
acpera
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 11:32 am Assunto: |
|
|
Obrigado Irineu. Excelente modelo para meu bonsai. Muito bonito mesmo.
Abraço _________________ Adilson Carlos Pera
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|