|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 1:16 am Assunto: Baobá. |
|
|
Bom, desculpem estar abusando do conhecimento de vocês, mas gostaria de saber se alguém tem informações sobre o Baobá "Adansonia digitata" como bonsai. Já vi uma ou duas fotos na internet e uma referência no livo II do John Naka, mas gostaria de mais informações.
Comprei algumas sementes de baobá pela internet e pra meu espanto, já consegui que germinassem. Achei muito rápida a evolução e gostaria de utilizá-la como bonsai.
30/12/2005
31/12/2005
01/01/2006
Foto atual onde já cortei a pivotante e replantei sobre uma placa pra orientar as raízes.
Desde já agradeço.
Fernando. |
|
|
 |
Jonatã Fernandes Leite

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 73 Localização: São Gonçalo - RJ
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 11:40 am Assunto: BAOBÁ |
|
|
OLÁ
RAPAZ NÃO TENHO MAIS INFORMAÇÕES TÉCNICAS, MAS, SE EU NÃO ME ENGANO DE ESPÉCIE/CONFUNDO,(ALGUÉM CORRIJA) POSSO DIZER QUE ELA É IMENSA E COM O TRONCO LARGO/ENORRRRRRME, O SONHO DE TODO BONSAISTA! NA MINHA OPNIÃO ELA É LINDA, ELA APARECE MUITO NAQUELE DESENHO ANIMADO "MADAGASKAR", POIS SUA ORIGEM É DE LÁ, DA ÁFRICA; GORDINHA COM AS FOLHAS LÁ NO ALTO, VC TEM AÍ UMA RARIDADE. EU MESMO QUERIA TER UMA! QUANDO TERMINAR DE CRESCER E GERMINAR NÃO SE ESQUEÇA DE MIM, FALOU?
ABRÇ _________________ Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante
Editado pela última vez por Jonatã Fernandes Leite em Seg Jan 16, 2006 11:14 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 4:25 pm Assunto: baobá |
|
|
Ganhei vinte sementes, mas apenas cinco germinaram. Estão com tamanhos variados, ainda que tenha usado o mesmo substrato em todas. Sol forte, agua duas vezes ao dia, se não chover, é claro. Nos tres primeiros meses, apliquei adubo liquido a cada 15 dias. Agora, passei a aplicar adubo organico (torta de mamona+farinha de osso). O crescimento é rápido. A brotação foi igualmente rápida. Estão em escorredor, mas pretendo transplantar para o chão, até adquirirem espessura razoável do tronco. Como a famosa "barriguda" ou "paineira" ou qualquer outro nome que tenha nossa planta espinhosa, o Baobá tem que ter o crescimento do tronco controlado. Isso implica em que temos que dosar bem a adubação e a irrigação, para que a planta não extrapole nossas espectativas. A emissão de raizes e folhagens é constante, e creio que por essa razão, devemos observar um tempo menor quanto ao reenvasamento e troca de substrato, que deve ser bem poroso, com pouca matéria organica.
Vou esperar até meados de março/abril, para plantar meus especimes no chão e deixá-los engordar. Devido à forte emissão de raizes, não acho adequado o uso de "mamadeira" com escorredor. O tronco, nesse primeiro estágio, aceita bem a aramação como forma de dar movimento para a planta não crescer tão retilinea.
Se algum outro forista tiver mais informações sobre cultivo dessa especie, agradeço a postagem. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

Registrado: 12/07/05 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: Barueri-SP
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 4:42 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
tenho baobá a quase 1 anos e estão ja bem desenvolvidos. comprei minhas sementes em uma loja na França chamada Vilmorin. o site é: www.vilmorin.com
Tenho algumas fotos dos meus e de bonsais mesmos, mas ta em casa quando tiver em casa mando o link.
com relação ao seu nicky a semeadura deve ser feito da seguinte forma:
1. Observar bem o tamanho das sementes.
2. Ferver água normal (100ºC) e colocar nas sementes em uma xícara e deixar por um intervalo de 24h com a mesma água.
3. Observar as sementes que incharam, comparando-as com o tamanho inical. Ferver água novamente e colocar novamente na chícara. Assim que a agua esfriar retirar as inchadas e plantar.
4. As que não incharem repetir o processo ate o mesmo se incharem.
favor observar o tópico abaixo em outro forum.
http://bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=160&highlight=baob%E1
Um abraço _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 4:47 pm Assunto: |
|
|
Nicky, esqueci de te falar, mas cuidado ao plantar no chão, sua raiz em forma de bulbo não pode ser cortada que em muitos casos leva a planta a morte, portanto sugiro que olhe la no outro tópico que pessoas falam sobre isso.
essa não é um arvore comum.
espero ter ajudado _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 10:32 pm Assunto: baobá |
|
|
É Juliano, talvez seja por não ter procedido dessa forma, fervendo as sementes ou colocando-as em agua, que eu tenha perdido a maior parte e obtido apenas cinco germinações.
Quanto ao bulbo, disso eu já sabia. Ao plantar no chão, cavei um buraco de 50cmx50cm, forrando o fundo com uma placa de cimento, para evitar a pivotante estender-se muito profundamente. Sobre essa placa, adicionei ainda brita misturada com areia grossa de rio, sem peneirar. Só então coloquei a planta no solo. Pretendo sangrar a planta uma vez por ano, para evitar que as raizes laterais alonguem-se muito. Além, é claro, de cortar anualmente o apíce ou broto apical, o que implica em retardamento no crescimento da planta. Pelo que observei em revistas e em sites estrangeiros, o tamanho ideal para um bonsai de baobá gira em torno de 30 a 50cm. Busco algo entre essas duas medidas para meu futuro bonsai de baobá.
Grato pelas informações. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 1:13 pm Assunto: |
|
|
Amigos queridos !!!!
Li dias atrás numa revista sobre BAOBÁ E DIZIA O SEGUINTE :
"Dois novos livros contam a história e as lendas que cercam a mitológica árvore conhecida como o maior colosso vegetal do mundo.
No Ocidente a árvore ganhou ar lendário nas páginas do "Pequeno Príncipe". Em sua terra natal, a África, é figura central em religiões e mitos de origem.
Não é para menos, sua árvore é imponente, ela resiste ao corte e ao fogo. Pode armazenar milhares de litros de água, matando a sede dos homens e dos animais de regiões desérticas.
Alguns autores estudiosos lhe atribuem vida tão longa quanto a das sequóias, as árvores mais longevas, que alcançam 6 mil anos.
O Baobá atinge 30 metros de altura, o equivalente a um prédio de 10 andares. Mas o que mais chama a atenção no baobá, é o diâmetro de seu tronco, que chega a ser utilizado como moradia".
Espero ter contribuido.... tenho um grande texto sobre o baobá sem se falar em bonsai.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 2:14 pm Assunto: |
|
|
Prezado Juliano,
Você citou as seguintes palavras:
"Pessoal,
tenho baobá a quase 1 anos e estão ja bem desenvolvidos. comprei minhas sementes em uma loja na França chamada Vilmorin. o site é: www.vilmorin.com"
A minha pergunta é: é permitido fazer compras como essa?
Obrigado!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 1:15 am Assunto: |
|
|
Comprei in loco e veio na mala _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 9:13 am Assunto: |
|
|
Ivo, você pode comprar pela net... o ponto é: será vão chegar ao seu endereço?
Já vi muitas chegando, inclusive dessa loja e também já vi envelope chegando vazio e carimbado... Comigo mesmo já aconteceu.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 11:23 pm Assunto: baoba |
|
|
Felipe, o que ocorre é que, ao chegar sementes na alfandega, os fiscais simplesmente rasgam o envelope, retiram as sementes, e postam novamente o envelope para o seu endereço.l
E temos que agradecer por eles fazerem isso, vez que é expressamente proibido por lei a importação de qualquer tipo de insumo ou planta ou semente, (inclusive folha, caule, casca e por ai vai).
O que o Juliano fez é o que muitos colegas, que tendo a oportunidade, fazem: burlam, ocultando planta, sementes e insumos. O ruim é que, se forem pegos, respondem criminalmente. Se não estou enganado, a pena minima é seis anos. Sem fiança. seja primário ou não. Será que vale o risco?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 11:29 pm Assunto: |
|
|
Eu sei Nicky, acho até que a preocupação tem fundamento...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 2:10 am Assunto: |
|
|
Sou um fã desta majestosa árvore!
Tem alguém aí que possa me vender umas sementes não?
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
João_Pedro
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 3:01 am Assunto: |
|
|
Ola Nicky
Eu comprei sementes de Baoba de um site norte-americano, noenvelope veio uma folha colada escrit: Abero pela aduana brasileira.E as sementes não foram retidas, mas vinha especificado na embalagem a especie e o seu uso pra Bonsai.
Abracos
João Pedro |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|