FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

minhocas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Carlos Venancio

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 8:15 am    Assunto: minhocas Responder com citação

posso colocar minhocas no vaso do meu bonsai?
eu tenho um quintal cheio delas. Se eu colocar muitas preciso adubar com frequencia?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Eu coloco...se elas não gostarem elas saem e fica td blz ehhehe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Imagine a minhoca transitando constante dentro do vaso. O vaso de bonsai é pequeno, com pouca matéria orgânica e muitas raízes. Ao transitar, as minhocas destróem as raízes mais fininhas, prejudicando o crescimento da planta. Outro problema é a falta de alimento (matéria orgânica) e elas assim acabam comendo as raízes também.
Deixando elas bastante tempo há a produção de húmus. O húmus será aproveitado pela planta, o que seria bom. Porém o mesmo húmus ajuda a compactar mais o substrato do vaso, o que é ruim.
Portanto: não coloque minhocas no vaso de bonsai!!
Carlos Venancio

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

vlw pels dicas
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 6:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mas e os canais que as minhocas fazem, não seria benéfico? As finas raízes não seguiriam por esses canais, facilitando seu desenvolvimento? Ainda acho que colocar minhocas no vaso seja melhor que na cabeça, o que pensam? Twisted Evil

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 6:22 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
no vaso seja melhor que na cabeça Twisted Evil

como sempre vc esta certo nicky...
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olha eu tive problemas com minhocas mas acredito que foi pela quantidade de ficou no vaso, as guias que elas fazem ajudam e muito na aeração do substrato, porem eu fiz um yamadori e deixei de baixo de uma bancada na qual subiu umas 40 minhocas, depois de 2 anos este yamadori nao se desenvolvia, ele mantia o torrao original e no restante bastante areia grossa de rio.....
Irritado com a situaçao tirei do vaso e me assutei com a quantidade de minhocas que estavma compactando ainda mais o torrao original que era praticamente terra vermelha, por conta da quantidade o solo estava melecado..
Lavei todo torrao "melado" do susbtrato e pra minha surpresa tinha muito pouca raizes finas por conta do melado......
Bom substitui o substrato por um muito mais aerado, em 1 mes a planta cresceu mais que nos 2 anos e suas raizes ja saem por baixo do vaso.......

Acredito que as minhocas nao danificam o substrato mas se for em pouca quantidade é claro .......
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

bom do meu ponto de vista o Bonsai e 1 arte diaria, então quando tentamos automatizar alguma parte e meio dificil ela ficar boa... então resuma... seu problema e arejar as raises (areia groça e otimo), se e 1 bom substrato misture 1 terra roxa com restos Humus materia em decomposição e tals, e se quer os 2 use areia com adubos concentrados em cima no copinho como me indicaram, pode ser varios tipos no meu caso mesmo uso Esterco de galinha (q pelo q sei e muito forte)

o importante pelo q aprendi ja e ter controle total sem mexer muito na planta, se vc mistura 1 substrato e ficar forte vai ter q replantar removendo todo o substrato e isso prejudica a planta, mesma coisa vale para a agua, automatizar a irigação pode ate matar a planta pq depende do tempo pra vc irigar e não do tempo decorido eu mesmo nessa epoca agora chego a passar 5 dias sem regar minhas mudas de bonsai mais pq direto chove aki...

resumindo. quer cria minhoca então cria mais separado...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 8:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Irrigar mudas de bonsai? O nobre colega vá desculpar, mas isso é ficção cientifica.... Não existe muda de bonsai, como não existe semente de bonsai. O que vc tem são mudas de plantas, que, devidamente cultivadas poderão um dia vir a ser transformadas em pré bonsai, que é uma fase intermediária, por que passam todas as plantas que cultivamos. A fase seguinte, dependendo da espécie, será então o bonsai.

Ficar sem irrigar por períodos longos, ao invés de priorizar o desenvolvimento de suas "mudas", atrasa, o que, no final das contas, acaba por prejudicar o cultivo, seja de arvores em crescimento ou arvores obtidas via "yamadori", que prefiro chamar de recuperadas. O certo, independente do clima ou do local em que cultivamos, é proceder com a rega a cada dia, ou, dependendo da espécie, no máximo dois dias intercalados. Exceto, é claro, se em sua região estiver chovendo ou que chova diuturnamente, em grande quantidade, ao longo do dia.

Essas informações que coloco é para que vc tenha referenciais de cultivo diferenciado. Se sua intenção é formar, com suas plantas, pré bonsai e a partir destes, bonsai, então deverá mudar radicalmente sua maneira de conduzir o cultivo, sob risco de que irá, ao longo do tempo, perder todo o seu trabalho com elas. Além de perder as próprias, bem entendido. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2011 12:30 am    Assunto: Responder com citação

poxa num preciza ser tão assim tb né... heh

bom sobre as mudas de Bonsai q falei minha intenção era essa q vc disse mesmo são mudas normais q estou cultivando e cuidando no sentido de futuramente serem Bonsais... Pre-bonsai como deveria ter dito.

sobre a rega q disse ficar varios dias sem regar e pelo fato de realmente estar chovendo muito aki e todos os dias ao amanhecer, ao meio dia e a tardinha eu confiro todas elas e verifico e não necesidade de rega nakela hora e q deveria ser feita na proxima vistoria e na maioria das deveses ta chovendo entre 1 e outra vistoria, outro fator e pq como desse são mudas recem plantadas então estão na sombra recebendo pouco sol.
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2011 10:39 am    Assunto: Minhocas Responder com citação

Ola amigos eu tenho o costume de sempre colocar minhocas em meus vasos de bonsai chego a colocar umas 5 por vaso e nunca tive problemas e ao meu ver pelo acompanhamento que faço acredito que nao é prejudicial mas.......cada um é cada um.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: