 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 4:31 pm Assunto: Serissa Chinesa |
|
|
Olá amigos do Forum!
Gostaria que opinassem sobre essa Serissa que tenho.
Ela tem 3 anos e mede 8cm da base até a copa.
Gostaria de saber também em qual estilo ela se encaicharia, e se pode ser considerada um shohin.
Por favor não reparem no vaso e em sua base, se é que podem ser considerados assim, pois como já dito por mim aqui no forum, em minha cidade não tem vestígios de bonsai ou algum artigo ligado a arte. Então gosto muito de improvisar caseiramente.
Desde já agradeço a atenção e a paciência de todos.
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 22, 2011 10:23 am Assunto: bonsai |
|
|
Silas, o padrão e formato de sua planta é o de mini bonsai, ou mamê como chamam os bonsai com altura menor que 15cm. O estilo de sua serissa é o moyogi, e o vaso é inadequado ao estilo, deveria ser trocado por outro, mais baixo, redondo ou retangular, em cor contrastante com a folhagem da planta. Se futuramente for fazer isso, replante a serissa um pouco mais inclinada para a esquerda, considerando a frente mostrada na primeira foto.
Particularmente, gosto desse espécie. Tenho vários bonsai em meu viveiro, além de inumeros pré bonsai, que cultivo há mais de 10 anos. A serissa é ótima para treinarmos a arte, vez que proporciona um bom material a partir de novas plantas formadas por estacas de galhinhos e de segmentos de raiz. Mudas de raiz resultam num ótimo material, vez que podem fornecer plantas com movimentos sinuosos e bem diferentes.
No chão a serissa tem um crescimento e engrossamento super rápido. Isso possibilita formar novas plantas, obtidas de estacas de galhos ou raiz, em tempo recorde, comparando com outras espécies. Engrossam e crescem bem em escorredores e bacias, embora um pouco menos se comparada ao chão.
Veja, por exemplo, dois mini bonsai da minha coleção, formados a partir de estacas de raiz: o primeiro está num vaso do ceramista Sami Khozan, do RJ e o segundo num vaso japones importado:
O estilo dessas duas plantas é o Neagari, ou raiz exposta, que se adequa bem nessa espécie, como vários outros estilos. Tenho serissa floresta, raiz sobre pedra, kengai, han kengai, literati, moyogi, chokan, sankan, nejikan, etc. A melhor época para formar novas mudas a partir de estacas é na primavera, mas geralmente, planta-se em qualquer época do ano e ela brota bem. As estacas podem ser de qualquer grossura, se plantadas na primavera, que irão retornar com brotação. Nas outras estações do ano, porém, apenas as mais finas é que têm maiores chances de brotação, em relação as mais grossas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 4:53 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury!
Obrigado pelas dicas, principalmente sendo suas.
gostaria de esclarecer só uma dúvida, o vaso qual cor seria proveniente?
E quanto a altura do vaso?
Se puder me ajudar.
Fico muito grato mesmo, pela sua ajuda |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 8:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Silas, em se tratando de uma serissa, o vaso pode até ser na mesma cor, mas com a metade da altura desse em que ela está, ok? dessa forma, vc realça seu trabalho, além de mostrar um pouco mais o nebari da plantinha, agregando qualidade ao visual arrojado. Vasos como esse podem ser usados para formar uma serissa estilo han kengai ou kengai. As cores de tons fortes, como vermelho, verde escuro, azul, amarelo, ficam ótimos plantando serissa neles, pois destaca muito a planta, o que é sempre bom, em se tratando de serissas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 8:39 am Assunto: |
|
|
Olá Nickyfury, bom dia!
Ficou muito grato pela sua paciência e compreenssão!
Farei as mudanças necessárias, e postarei as fotos, só que estou pensando em mexer no final do inverno, pois tem uns 20 dias que a coloquei neste vaso, será que estou pensando certo.
Origado e Que Deus nos abençoe! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 8:51 am Assunto: bonsai |
|
|
Silas, melhor aguardar até a primavera, para voltar a mexer nessa planta. É bom espaçar bem o tempo entre uma intervenção e outra, apesar da serissa ser bem resistente, para evitar danos e atrasar a recuperação e desenvolvimento, ok? Assim vc não corre o risco de perda material. Lembre-se, a melhor ferramenta de todo bonsaista que se preze é a paciência. Use-a e sempre se dará bem em todas as situações, com ótimos resultados ao final. Um abraço. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 9:23 am Assunto: |
|
|
Nickyfury, esta é humildemente a única ferramenta que possuo, e que ainda está um pouquinho enferrujada. rsrsrsrs. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|