FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa Chinesa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2011 4:31 pm    Assunto: Serissa Chinesa Responder com citação

Olá amigos do Forum!
Gostaria que opinassem sobre essa Serissa que tenho.
Ela tem 3 anos e mede 8cm da base até a copa.
Gostaria de saber também em qual estilo ela se encaicharia, e se pode ser considerada um shohin.
Por favor não reparem no vaso e em sua base, se é que podem ser considerados assim, pois como já dito por mim aqui no forum, em minha cidade não tem vestígios de bonsai ou algum artigo ligado a arte. Então gosto muito de improvisar caseiramente.
Desde já agradeço a atenção e a paciência de todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 10:23 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Silas, o padrão e formato de sua planta é o de mini bonsai, ou mamê como chamam os bonsai com altura menor que 15cm. O estilo de sua serissa é o moyogi, e o vaso é inadequado ao estilo, deveria ser trocado por outro, mais baixo, redondo ou retangular, em cor contrastante com a folhagem da planta. Se futuramente for fazer isso, replante a serissa um pouco mais inclinada para a esquerda, considerando a frente mostrada na primeira foto.

Particularmente, gosto desse espécie. Tenho vários bonsai em meu viveiro, além de inumeros pré bonsai, que cultivo há mais de 10 anos. A serissa é ótima para treinarmos a arte, vez que proporciona um bom material a partir de novas plantas formadas por estacas de galhinhos e de segmentos de raiz. Mudas de raiz resultam num ótimo material, vez que podem fornecer plantas com movimentos sinuosos e bem diferentes.

No chão a serissa tem um crescimento e engrossamento super rápido. Isso possibilita formar novas plantas, obtidas de estacas de galhos ou raiz, em tempo recorde, comparando com outras espécies. Engrossam e crescem bem em escorredores e bacias, embora um pouco menos se comparada ao chão.

Veja, por exemplo, dois mini bonsai da minha coleção, formados a partir de estacas de raiz: o primeiro está num vaso do ceramista Sami Khozan, do RJ e o segundo num vaso japones importado:

O estilo dessas duas plantas é o Neagari, ou raiz exposta, que se adequa bem nessa espécie, como vários outros estilos. Tenho serissa floresta, raiz sobre pedra, kengai, han kengai, literati, moyogi, chokan, sankan, nejikan, etc. A melhor época para formar novas mudas a partir de estacas é na primavera, mas geralmente, planta-se em qualquer época do ano e ela brota bem. As estacas podem ser de qualquer grossura, se plantadas na primavera, que irão retornar com brotação. Nas outras estações do ano, porém, apenas as mais finas é que têm maiores chances de brotação, em relação as mais grossas. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury!
Obrigado pelas dicas, principalmente sendo suas.
gostaria de esclarecer só uma dúvida, o vaso qual cor seria proveniente?
E quanto a altura do vaso?
Se puder me ajudar.
Fico muito grato mesmo, pela sua ajuda
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 8:29 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Silas, em se tratando de uma serissa, o vaso pode até ser na mesma cor, mas com a metade da altura desse em que ela está, ok? dessa forma, vc realça seu trabalho, além de mostrar um pouco mais o nebari da plantinha, agregando qualidade ao visual arrojado. Vasos como esse podem ser usados para formar uma serissa estilo han kengai ou kengai. As cores de tons fortes, como vermelho, verde escuro, azul, amarelo, ficam ótimos plantando serissa neles, pois destaca muito a planta, o que é sempre bom, em se tratando de serissas.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 8:39 am    Assunto: Responder com citação

Olá Nickyfury, bom dia!
Ficou muito grato pela sua paciência e compreenssão!
Farei as mudanças necessárias, e postarei as fotos, só que estou pensando em mexer no final do inverno, pois tem uns 20 dias que a coloquei neste vaso, será que estou pensando certo.
Origado e Que Deus nos abençoe!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 8:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Silas, melhor aguardar até a primavera, para voltar a mexer nessa planta. É bom espaçar bem o tempo entre uma intervenção e outra, apesar da serissa ser bem resistente, para evitar danos e atrasar a recuperação e desenvolvimento, ok? Assim vc não corre o risco de perda material. Lembre-se, a melhor ferramenta de todo bonsaista que se preze é a paciência. Use-a e sempre se dará bem em todas as situações, com ótimos resultados ao final. Um abraço.

Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Nickyfury, esta é humildemente a única ferramenta que possuo, e que ainda está um pouquinho enferrujada. rsrsrsrs.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: