Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qui Mar 17, 2011 8:57 pm Assunto: Yamadori de caça - um pouco diferente |
|
|
Olá Pessoal
Olha o que eu encontrei na net, uma experiência muita interessante,
que um bonsaista está por esperar o resultado.
E ele disse assim:
Caça Yamadori, este ano eu comecei um pouco diferente,
dois anos atrás eu encontrei uma árvore interessante.
Infelizmente, a parte interessante da imagem não é a árvore inteira, mas único ramo de interesse.
Este ano, lembrei-me neste ramo e eu decidi tentar trabalhar - para caçar este ramo.
Tudo que é necessário em casa, estava pronto. Agora é só aguardar o resultado.
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Mar 17, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
Isso que é diversão!!!!!!!! |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Mar 17, 2011 10:02 pm Assunto: |
|
|
Boiei...  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 38 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Qui Mar 17, 2011 11:00 pm Assunto: |
|
|
O único problema que eu vejo é a terra ficar seca e as raízes morrerem. Mas a tentativa é válida! |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 1:09 pm Assunto: |
|
|
Referente a rega.
Do mesmo modo que o cidadão subiu lá pra fazer o alporque, ele pode ir lá regar. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 1:36 pm Assunto: |
|
|
Pedro , a idéia é a seguinte ...
foto 1 : Um galho muito bom .. digamos perfeito numa arvore de grande porte , mas de uma especie que não aceita alborquia { alborque vc já conhece. certo?}. De dificil propagação a não ser por semente .
foto 2 : O camarada espera a epoca certa, pega algumas mudas da mesma especie , com bastante raizes , saudavel .. retira do vaso e envolve em saco plastico com um bom substrato ... junta a tralha e parte para a ação ...
foto 3 : Escolhe um ponto do galho que se tornará o futuro nebati e tronco ...
foto 4 : Com uma lamina bem afiada e desinfectada , descasca partes do tronco das mudas que levou e "levanta" partes da casca do galho escolhido da matriz , como se fosse fazer um enxerto...na verdade é um enxerto ao contrario .
foto 5 : fixa bem todo o "pacote" , com o substrato , os enxertos , tudo bem firme e protegido... talvez use alguma pasta selante , algum hormonio ... talvez não ....
foto 6 : tá lá o pacote , que deverá receber injeções de agua e adubo liquido .. Depois de certo tempo as mudas e o galho se fundirão numa só peça e será possivel separar o galho da arvore sem que ele morra , pois receberá "alimentação" das raizes das mudas ...
E é isso ... com grandes chances de dar certo e do camarada em questão conseguir um otimo material .... |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 1:56 pm Assunto: |
|
|
muito boa essa ideia  |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 2:02 pm Assunto: |
|
|
Interesting...  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 38 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 5:23 pm Assunto: |
|
|
Marcio Vargas escreveu: | Referente a rega.
Do mesmo modo que o cidadão subiu lá pra fazer o alporque, ele pode ir lá regar. |
Note que o título do post se chama yamadori de caça, então provavelmente essa planta fique em algum lugar mais afastado. Assim ele teria que se deslocar bastante para injetar água com uma seringa, podendo acontecer de elas secaram antes da próxima visita dele.
Eu mesmo já tentei um alporque parecido com esse, acontece que não era sempre que eu podia ir molhar as raizes da planta. No fim algum proibido o têrmo destruiu o alporque... |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 44 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 10:32 am Assunto: |
|
|
Isso é melhor do que bater uma laje. _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Máikal

|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 6:22 pm Assunto: |
|
|
Esse galho tem que valer muito a pena, pois o sacrificio é grande. Pela primeira foto já dá pra ter uma idéia.
Muito bom tópico, parabéns. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 6:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Esse tipo de enxertia em um pinheiro pode apresentar resultados que variam de um a dois anos. Provavelmente o "caçador" irá retornar várias vezes ao local, para garantir que seu trabalho tenha sucesso. Afinal, ele investiu horas na localização do material excepcionalmente ótimo para retirar, além de ter desenvolvido as mudas que usou com sementes da própria arvore que enxertou, para produzr material genético similar.
Ou seja: a finalização mostrada pelas imagens, é apenas uma conclusão de um trabalho que deve ter tido inicio há pelo menos dois ou tres anos antes, com a coleta das sementes, seleção das mais adequadas, germinação e desenvolvimento das mudas, até que se tornassem aptas a serem usadas na enxertia executada por ele.
Isso demonstra um alto profissionalismo e uma grande perícia técnica, além é claro, de muita paciência.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 7:09 pm Assunto: Maravilha! |
|
|
A algum tempo atrás tive esta mesma idéia pra fazer com uma pitanga que tenho. Quando eu comecei ela eu tinha menos experiência do que tenho hoje e por isso ela ficou com uma copa boa e com um tronco muito comprido, como este tronco tem um bom nebari, pretendo aplicar esta tecnica para obter duas plantas. Já plantei as mudinhas de pitanga e estou esperando elas atingirem o tamanho propriado para o enxerto. Porém, por se tratar de pitanga que tem a casca muito qubradiça, farei furos com o mesmo diametro das mudas usando uma furadeira e entroduzirei as mudinhas nos furos.
Acho que dará certo.
Eu pensei que estava sendo original mas como acabei de constatar que não sou, aceito dicas e mais sugestões de todos. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 12:44 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal
Novas fotos e resultado com uma chance de acerto, umas das enxertia se fundiu ao tronco vejam:
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 9:33 pm Assunto: |
|
|
lindo material! parabéns pela coleta. |
|