|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafael.silva

Registrado: 07/08/10 Idade: 44 Mensagens: 16 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Set 07, 2010 12:52 pm Assunto: Musgos |
|
|
Olá, já fiz 2 tentativas sem sucesso de colocar musgo na base do bonsai para customizá-lo, mas ele morreu as 2 vezes, fiz um "barrinho" para fixá-lo, quando se coloca um musgo percebo que ele retém água, e fica úmido mais tempo, isso pode estar matando o musgo? excesso de água? devo apenas colocá-lo sobre a terra? |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Set 07, 2010 2:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael, musgos são briófitas e a água é uma maravilha para elas, já que precisam dela para se reproduzir.
O que deve estar acontecendo é que talvez você não esteja oferecendo as condições ideais para a sobrevivência do musgo.
Antes eu tinha umas briófitas (daquelas que aparecem em livros de biologia, como modelo para o estudo) em um "vaso" (mini-estufa de garrafa PET), e as coloquei em um local protegido do sol, mas não abafado. Em pouco tempo, acho que em torno de 1 semana, elas morreram.
Então vamos às características de ambientes propícios à briófitas:
• Iluminação amena, indireta*;
• Temperatura ambiente "morna"*; e
• Umidade (para a reprodução).
Tenho uma mini-estufa onde não nasceu uma semente que plantei, mas esteve chovendo tanto, e ela ficou alagada por tanto tempo que o solo ficou semi-impermeabilizado. Agora, deixo ele alagado, lá; é onde está crescendo uma variedade de briófita que eu nunca tinha visto antes, mas... está lá xD
A garrafa suporta 1,5 cm de água por umas duas semanas.. depois adiciono mais... Mas isso não vem ao caso, nesse tópico ^_^
(calma aí, não estou dizendo para você alagar o seu bonsai õ.Ò)
O importante é que você verifique as condições oferecidas à manutenção da vida de seus musgos.
Espero ter ajudado. =D
Mande resposta sobre como está a situação e o que decidiu fazer, OK? ;D
Nota: * Varia conforme a espécie, mas é isso, em geral. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
rafael.silva

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:15 pm Assunto: |
|
|
guilhermecahu escreveu: | Olá Rafael, musgos são briófitas e a água é uma maravilha para elas, já que precisam dela para se reproduzir.
O que deve estar acontecendo é que talvez você não esteja oferecendo as condições ideais para a sobrevivência do musgo.
Antes eu tinha umas briófitas (daquelas que aparecem em livros de biologia, como modelo para o estudo) em um "vaso" (mini-estufa de garrafa PET), e as coloquei em um local protegido do sol, mas não abafado. Em pouco tempo, acho que em torno de 1 semana, elas morreram.
Então vamos às características de ambientes propícios à briófitas:
• Iluminação amena, indireta*;
• Temperatura ambiente "morna"*; e
• Umidade (para a reprodução).
Tenho uma mini-estufa onde não nasceu uma semente que plantei, mas esteve chovendo tanto, e ela ficou alagada por tanto tempo que o solo ficou semi-impermeabilizado. Agora, deixo ele alagado, lá; é onde está crescendo uma variedade de briófita que eu nunca tinha visto antes, mas... está lá xD
A garrafa suporta 1,5 cm de água por umas duas semanas.. depois adiciono mais... Mas isso não vem ao caso, nesse tópico ^_^
(calma aí, não estou dizendo para você alagar o seu bonsai õ.Ò)
O importante é que você verifique as condições oferecidas à manutenção da vida de seus musgos.
Espero ter ajudado. =D
Mande resposta sobre como está a situação e o que decidiu fazer, OK? ;D
Nota: * Varia conforme a espécie, mas é isso, em geral. |
Oi Guuilherme, pode ser o excesso de iluminação então, mas se o bonsai precisa de luz e o musgo não tanto, como ficamos? hehehehe |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:20 pm Assunto: |
|
|
Bem, depende do musgo e do bonsai.
Como eu disse, existem briófitas que conseguem viver com luz direta do sol, luz forte, talvez, mas varia com a espécie. Em geral, em geral mesmo, elas preferem a sombra.
O pessoal diz para deixar os bonsais em locais com meia-luz...
Com certeza, também deve depender da espécie, daí é melhor ver a opinião dos mais experientes ^_^" _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
rafael.silva

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:23 pm Assunto: |
|
|
guilhermecahu escreveu: | Bem, depende do musgo e do bonsai.
Como eu disse, existem briófitas que conseguem viver com luz direta do sol, luz forte, talvez, mas varia com a espécie. Em geral, em geral mesmo, elas preferem a sombra.
O pessoal diz para deixar os bonsais em locais com meia-luz...
Com certeza, também deve depender da espécie, daí é melhor ver a opinião dos mais experientes ^_^" |
Obrigado Guilherme, vou fazer um este então, com meia-luz para ambos pra ver o que dá! |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Set 07, 2010 10:58 pm Assunto: |
|
|
Lembrando que para floração e frutificação, a exposição a luz solar direta é que vai favorecer bastante esses objetivos , então sempre que for dar aquela enfeitadinha básica com musgos, melhor escolher os que suportem bem o sol, abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qua Set 08, 2010 9:45 pm Assunto: |
|
|
Rafael, musgo geralmente se coloca para expor o bonsai. No dia a dia, prefira deixar sem musgo, já que ele vai competir com a planta pelos nutrientes do solo.Alem do que o musgo acaba fechando a superfície do solo e dificulta a rega. _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 09, 2010 2:32 pm Assunto: |
|
|
newgalileu escreveu: | Rafael, musgo geralmente se coloca para expor o bonsai. No dia a dia, prefira deixar sem musgo, já que ele vai competir com a planta pelos nutrientes do solo.Alem do que o musgo acaba fechando a superfície do solo e dificulta a rega. |
Galileu, vale salientar que musgos não absorvem os nutrientes do solo.
A estrutura que eles têm, e que parece uma raiz (mas que é o rizóide - função e morfologia semelhante à raiz) na verdade serve apenas para a fixação em algum lugar, tanto que se você observar, pode ter musgo em tudo o que é canto (parede, rocha, grades, etc - desde que o ambiente seja propício).*
Veja a imagem:
NOTA: * O rizóide da briófita desempenha papel exclusivo de fixação. Em fungos, algas e pteridófitas ele exerce uma função um pouco diferente. Não confundir o papel dessa estrutura entre algas, fungos e os tipos de plantas.
^_^
Ps.: pode-se encontrar essa informação invertida por aí pela internet. Dê preferência ao que é dito por Sônia Lopes (em conjuno com Sérgio Rosso), autores da coleção BIO de livros didáticos de biologia para o ensino médio. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Carlos Venancio
Registrado: 18/04/11 Idade: 30 Mensagens: 51 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 4:28 pm Assunto: |
|
|
o meu musgo ora tá vivo ora tá morto, e ai como faço para ele ficar somente vivo? |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
Olá, Carlos, acredito que para mantê-lo vivo você pode deixá-lo sempre húmido. Também há a questão do local onde ele está, mas em geral é a humidade mesmo - musgos gostam muito dela. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 11:55 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Cahú escreveu: | Olá, Carlos, acredito que para mantê-lo vivo você pode deixá-lo sempre húmido. Também há a questão do local onde ele está, mas em geral é a humidade mesmo - musgos gostam muito dela. |
P.H.D Em musgo...
ja foi pra agenda.
duvidas sobre musgo, pegunta pro Guilherme Cahú |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
Em geral, se houverem regas diárias constantes os musgos conseguem crescer bem. Uma coisa que prejudica bastante com certeza é o substrato drenante que usamos, pois assim ficam espaços vazios abaixo dos musgos que os fazem ressecar rapidamente. Pode colocar uma fina camada de esfagono e assentar o musgo em cima.
Complementando a aula do Guilerme, a reproducção dos musgos se dá quando gotículas de água batem no musgo e lança os esporos para os lados, que depois germinam e iniciam um novo musguinho _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 10:11 am Assunto: |
|
|
Acompanhando. _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 8:36 pm Assunto: |
|
|
PhD nada.. Só tive um excelente professor no meu último ano do ensino médio.
Como o Nikkei falou, a água tem sua principal importância, para os musgos, na reprodução.
Como é possível ver na imagem, o que vemos, em geral, dos musgos, é a pequena parte verde, dos rizóides aos filóides, que são suas pequenas folhinhas. Quando eles entram em processo de reprodução, podemos ver algo um pouco marrom na parte superior, que é a haste, a cápsula e a coifa, que são geradas apenas, como dito, na época de reprodução. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|