Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafael.silva

Registrado: 07/08/10 Idade: 44 Mensagens: 16 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Set 07, 2010 12:52 pm Assunto: Musgos |
|
|
Olá, já fiz 2 tentativas sem sucesso de colocar musgo na base do bonsai para customizá-lo, mas ele morreu as 2 vezes, fiz um "barrinho" para fixá-lo, quando se coloca um musgo percebo que ele retém água, e fica úmido mais tempo, isso pode estar matando o musgo? excesso de água? devo apenas colocá-lo sobre a terra? |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Set 07, 2010 2:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael, musgos são briófitas e a água é uma maravilha para elas, já que precisam dela para se reproduzir.
O que deve estar acontecendo é que talvez você não esteja oferecendo as condições ideais para a sobrevivência do musgo.
Antes eu tinha umas briófitas (daquelas que aparecem em livros de biologia, como modelo para o estudo) em um "vaso" (mini-estufa de garrafa PET), e as coloquei em um local protegido do sol, mas não abafado. Em pouco tempo, acho que em torno de 1 semana, elas morreram.
Então vamos às características de ambientes propícios à briófitas:
• Iluminação amena, indireta*;
• Temperatura ambiente "morna"*; e
• Umidade (para a reprodução).
Tenho uma mini-estufa onde não nasceu uma semente que plantei, mas esteve chovendo tanto, e ela ficou alagada por tanto tempo que o solo ficou semi-impermeabilizado. Agora, deixo ele alagado, lá; é onde está crescendo uma variedade de briófita que eu nunca tinha visto antes, mas... está lá xD
A garrafa suporta 1,5 cm de água por umas duas semanas.. depois adiciono mais... Mas isso não vem ao caso, nesse tópico ^_^
(calma aí, não estou dizendo para você alagar o seu bonsai õ.Ò)
O importante é que você verifique as condições oferecidas à manutenção da vida de seus musgos.
Espero ter ajudado. =D
Mande resposta sobre como está a situação e o que decidiu fazer, OK? ;D
Nota: * Varia conforme a espécie, mas é isso, em geral. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
rafael.silva

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:15 pm Assunto: |
|
|
guilhermecahu escreveu: | Olá Rafael, musgos são briófitas e a água é uma maravilha para elas, já que precisam dela para se reproduzir.
O que deve estar acontecendo é que talvez você não esteja oferecendo as condições ideais para a sobrevivência do musgo.
Antes eu tinha umas briófitas (daquelas que aparecem em livros de biologia, como modelo para o estudo) em um "vaso" (mini-estufa de garrafa PET), e as coloquei em um local protegido do sol, mas não abafado. Em pouco tempo, acho que em torno de 1 semana, elas morreram.
Então vamos às características de ambientes propícios à briófitas:
• Iluminação amena, indireta*;
• Temperatura ambiente "morna"*; e
• Umidade (para a reprodução).
Tenho uma mini-estufa onde não nasceu uma semente que plantei, mas esteve chovendo tanto, e ela ficou alagada por tanto tempo que o solo ficou semi-impermeabilizado. Agora, deixo ele alagado, lá; é onde está crescendo uma variedade de briófita que eu nunca tinha visto antes, mas... está lá xD
A garrafa suporta 1,5 cm de água por umas duas semanas.. depois adiciono mais... Mas isso não vem ao caso, nesse tópico ^_^
(calma aí, não estou dizendo para você alagar o seu bonsai õ.Ò)
O importante é que você verifique as condições oferecidas à manutenção da vida de seus musgos.
Espero ter ajudado. =D
Mande resposta sobre como está a situação e o que decidiu fazer, OK? ;D
Nota: * Varia conforme a espécie, mas é isso, em geral. |
Oi Guuilherme, pode ser o excesso de iluminação então, mas se o bonsai precisa de luz e o musgo não tanto, como ficamos? hehehehe |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:20 pm Assunto: |
|
|
Bem, depende do musgo e do bonsai.
Como eu disse, existem briófitas que conseguem viver com luz direta do sol, luz forte, talvez, mas varia com a espécie. Em geral, em geral mesmo, elas preferem a sombra.
O pessoal diz para deixar os bonsais em locais com meia-luz...
Com certeza, também deve depender da espécie, daí é melhor ver a opinião dos mais experientes ^_^" _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
rafael.silva

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:23 pm Assunto: |
|
|
guilhermecahu escreveu: | Bem, depende do musgo e do bonsai.
Como eu disse, existem briófitas que conseguem viver com luz direta do sol, luz forte, talvez, mas varia com a espécie. Em geral, em geral mesmo, elas preferem a sombra.
O pessoal diz para deixar os bonsais em locais com meia-luz...
Com certeza, também deve depender da espécie, daí é melhor ver a opinião dos mais experientes ^_^" |
Obrigado Guilherme, vou fazer um este então, com meia-luz para ambos pra ver o que dá! |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Set 07, 2010 10:58 pm Assunto: |
|
|
Lembrando que para floração e frutificação, a exposição a luz solar direta é que vai favorecer bastante esses objetivos , então sempre que for dar aquela enfeitadinha básica com musgos, melhor escolher os que suportem bem o sol, abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qua Set 08, 2010 9:45 pm Assunto: |
|
|
Rafael, musgo geralmente se coloca para expor o bonsai. No dia a dia, prefira deixar sem musgo, já que ele vai competir com a planta pelos nutrientes do solo.Alem do que o musgo acaba fechando a superfície do solo e dificulta a rega. _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 09, 2010 2:32 pm Assunto: |
|
|
newgalileu escreveu: | Rafael, musgo geralmente se coloca para expor o bonsai. No dia a dia, prefira deixar sem musgo, já que ele vai competir com a planta pelos nutrientes do solo.Alem do que o musgo acaba fechando a superfície do solo e dificulta a rega. |
Galileu, vale salientar que musgos não absorvem os nutrientes do solo.
A estrutura que eles têm, e que parece uma raiz (mas que é o rizóide - função e morfologia semelhante à raiz) na verdade serve apenas para a fixação em algum lugar, tanto que se você observar, pode ter musgo em tudo o que é canto (parede, rocha, grades, etc - desde que o ambiente seja propício).*
Veja a imagem:
NOTA: * O rizóide da briófita desempenha papel exclusivo de fixação. Em fungos, algas e pteridófitas ele exerce uma função um pouco diferente. Não confundir o papel dessa estrutura entre algas, fungos e os tipos de plantas.
^_^
Ps.: pode-se encontrar essa informação invertida por aí pela internet. Dê preferência ao que é dito por Sônia Lopes (em conjuno com Sérgio Rosso), autores da coleção BIO de livros didáticos de biologia para o ensino médio. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Carlos Venancio
Registrado: 18/04/11 Idade: 30 Mensagens: 51 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 4:28 pm Assunto: |
|
|
o meu musgo ora tá vivo ora tá morto, e ai como faço para ele ficar somente vivo? |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
Olá, Carlos, acredito que para mantê-lo vivo você pode deixá-lo sempre húmido. Também há a questão do local onde ele está, mas em geral é a humidade mesmo - musgos gostam muito dela. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 11:55 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Cahú escreveu: | Olá, Carlos, acredito que para mantê-lo vivo você pode deixá-lo sempre húmido. Também há a questão do local onde ele está, mas em geral é a humidade mesmo - musgos gostam muito dela. |
P.H.D Em musgo...
ja foi pra agenda.
duvidas sobre musgo, pegunta pro Guilherme Cahú |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
Em geral, se houverem regas diárias constantes os musgos conseguem crescer bem. Uma coisa que prejudica bastante com certeza é o substrato drenante que usamos, pois assim ficam espaços vazios abaixo dos musgos que os fazem ressecar rapidamente. Pode colocar uma fina camada de esfagono e assentar o musgo em cima.
Complementando a aula do Guilerme, a reproducção dos musgos se dá quando gotículas de água batem no musgo e lança os esporos para os lados, que depois germinam e iniciam um novo musguinho _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 10:11 am Assunto: |
|
|
Acompanhando. _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 8:36 pm Assunto: |
|
|
PhD nada.. Só tive um excelente professor no meu último ano do ensino médio.
Como o Nikkei falou, a água tem sua principal importância, para os musgos, na reprodução.
Como é possível ver na imagem, o que vemos, em geral, dos musgos, é a pequena parte verde, dos rizóides aos filóides, que são suas pequenas folhinhas. Quando eles entram em processo de reprodução, podemos ver algo um pouco marrom na parte superior, que é a haste, a cápsula e a coifa, que são geradas apenas, como dito, na época de reprodução. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|