FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

LEGUSTRO ????
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 10:54 pm    Assunto: LEGUSTRO ???? Responder com citação

OLA AMIGOS DO FORUM.
HOJE GANHEI DA MINHA MÃE, UMA MUDA, ARBUSTO NÃO SEI DIZER AO CERTO O QUE É, O VENDEDOR ME DIZER DE SE TRATAR DE UM LEGUSTRO, ENTÃO VENHO ATE A VOSSA SABEDORIA PRA DIZER SE TA CERTO OU NÃO.
AQUI SEGUE O DETALHE DAS FOLHAS. Arrow

MAS O MEU FOCO NÃO É SABER QUE PLANTA É ( É SO PARA TIRAR UMA DUVIDA QUE FICOU NO AR, rsrsrsrs), ESTOU QUERENDO UMA AJUDA PARA SABER QUAL É O MELHOR ESTILO PARA ELA, O SUBSTRATO, AS REGAS, INSOLAÇÃO, ADUBAÇÃO, AS PODAS E SABER SE ELA TEM SUA PROPAGAÇÃO POR ESTAQUIA, POIS DEPOIS DE UMA PODA PODEREI REALIZAR A MULTIPLICAÇÃO DESSA ESPECIE.
ESSA PLANTA TEVE O CUSTO DE 39,00 REAIS ELA TEM UMA ALTURA DE 60 CM A PARTIR DA BASE. O QUE ACHAM Question Question Question
BOM AQUI SEGUE AS FOTOS. Arrow
AQUI TEM O DETALHE DO NEBARI EM 2 VISÕES DISTINTAS E TAMANHO DO MESMO.

VEJAM NO DETALHE QUE HA MUITAS RAIZES CAPILARES.

AQUI TEM UMA VISÃO GERAL DA PLANTA.

AQUI UMA SUPERIOR.

E AQUI EM DIFERENTES ANGULOS DE VISÃO. MAS NÃO DESCIDI QUAL SERÁ A FRENTE DELA ISSO VOU SABER SO APOS UMA PODA E A AJUDA DOS NOSSOS COMPANHEIROS DESSA ARTE.
LADO 1.

LADO 2.

LADO 3.

LADO 4.

AGUARDO, SUGESTÕES, OPINIÕES, CRITICAS E OUTROS MAIS SERAM BEM VINDOS AOS MEUS CONHECIMENTOS...

ABRAÇOS... T+....

Editado pela última vez por RCasagrande em Ter Abr 19, 2011 11:06 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

E SE ESSA PLANTA AGUENTA UMA PODA DRASTICA E AINDA NESSA EPOCA Question OU ESPERO PARA O INICIO DA PRIMAVERA Question Question Question
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 12:14 am    Assunto: Responder com citação

Essa é grande heim...
O nome certo é Ligustrum e se essa planta realmente for uma ai vai o link pra te ajudar um pouco.
mas se fosse minha, antes de realizar uma poda, transplantaria ela desse substrato ai, está me parecendo só terra. Use um substrato mais drenante que vai aumentar as chances de vida após a poda que deve ser feita bem depois do transplante..
uma dica preciosíssima que aprendi é que quando se meche nas raízes não se meche na copa e vice versa.......
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3560
ou esse traduzido.
http://www.jardineiro.net/br/banco/ligustrum_sinense.php
abraço e Espero ter ajudado
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 12:39 am    Assunto: Responder com citação

HEI MCDONALD,NAO SERIA MELHOR PODAR PRIMEIRO PARA DEPOIS FAZER O TRANSPLANTE. POIS SE DIMINUIRMOS A ''BOCA'' DELA NAO IRIA PREJUDICAR A PARTE AEREA DA MESMA Question
E GOSTARIA DE UMA SUGESTAO DE ESTILO E ONDE DEVERIA PODAR Question
MAS VALEU PELAS INFORMAÇOES DA ESPECIE Very Happy Laughing
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 1:39 am    Assunto: Responder com citação

Então velho...
Concordo com vc.... me esqueci de dizer que o transplante deveria ser feito no final do inverno. Me desculpe... A época não está propícia para podas por isso não te indiquei podar primeiro.... o que dá pra fazer agora é uma boa adubação com farinha de osso e torta de mamona antes que inicie o inverno.
e quanto ao estilo vamos esperar os mais experientes opinarem.
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 10:46 am    Assunto: Responder com citação

VALEU MCDONALD. Wink Very Happy
VOU FAZER A ADUBAÇÃO ORGANICA E ESPERAR OS MAIS EXPERIENTES PARA ARGUMENTAR NO ESTILO.....
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

O que eu faria: no final do inverno transplante para um vaso de treinamento grande, podando somente a pivotante, mantendo grande quantidade de raízes na planta. Junto, uma poda radical 1 dedo acima de onde iniciam as bifurcações.
Tem um nebari bem distribuído e considerando o tronco reto faria esta poda pensando num hokidachi.
A manutenção de bastante raízes + substrato drenante + vaso/bacia grande + poda vai gerar boa recuperaçâo e brotação da planta.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Casagrande, de fato é um ligustrum sinensis variegata. Variegata por causa destas folhas de duas cores, o que costuma-se dizer que deprecia um pouco o material para bonsai porque são plantas alteradas e não dão um boa impressão de árvore grande. Mas dá para fazer bonsai sim, sem problema. E se fizer um trabalho bem feito ficará melhor do que uma planta qualquer que for mal conduzida.
Quando a poda drástica, por se tratar de ligustro, pode fazer agora mesmo, sem nenhum problema. Daí ele vai brotar e no início da primavera você poderá fazer o replantio, ganhando assim um bom tempo. A opção sugerida da poda acima da bifurcação para fazer um hokidachi é boa. Só acho que o ligustro em hokidachi vai sempre parecer topiaria... Então poderia escolher uma linha sinuosa de troncos e cortar o restante. ele vai brotar abaundantemente e no futuro você planta com uma inclinação no tronco e resolve a questão.

abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 9:14 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Casagrande, concordo 100% com as excelentes colocações do nobre amigo Elio Luis. De fato, realizando os cortes que ele sugere agora, vc alavanca sua planta, no sentido de melhorar imediatamente o visual carregado dela, proporcionando um resultado de qualidade tecnicamente superior ao atual. Por isso, seguindo essa linha de pensamento, sugiro proceder a cortes nas linhas que indico, em vermelho, na imagem abaixo:

Com isso, vc ganha uma planta mais baixa, com um atrativo a ser conduzido apenas com um galho na lateral esquerda da foto, formando com ele uma estrutura adequada, que irá permitir uma estrutura aerea bem interessante, fugindo do padrão "topiaria". Se não quiser cortar rente os galhos da direita, selecione então apenas um deles para manter com uns 5cm e fazer um jin, retirando a casca da madeira e deixando-a secar bem ao sol.

Lembrando sempre que um bonsai de qualidade se faz com um minimo de galhos possível, não com um máximo total. É preciso inovar, para aprender a lidar com todas as possibilidades existentes num trabalho com um material de qualidade inferior, como é o caso dessa variedade de ligustro. Ao adotar esse padrão, verá que a resposta ao cultivo e a essa formação estrutural resultará em algo bem mais atrativo e adequado, que se manter o padrão atual. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Assino embaixo do que o meu xará e o velho amigo Nicky escreveram.

Só para entender a questão de que, às vezes não recomendamos podar radicalmente agora; e às vezes recomendamos!

Depende do objetivo.

1. Se é uma planta que precisa de muito desenvolvimento antes de se definir a estrutura primária, não se faria uma poda radical agora, pois só estaria atrasando o desenvolvimento.

2. Se a tua muda já tem o porte necessário e só precisa definir, quanto antes a estrutura primária, então podemos fazer agora, sob pena de não fazendo, só estaria perdendo tempo.

3. Isto depende também da espécie. Como bem colocado, poda em Ligustro agora, é tranquilo.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2011 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

AUTUALIZANDO.....
FIZ UMA PODA QUASE RADICAL COMO FOI SUGERIDO PELO NICKFURY...
NAUM SEI SE ELA FICOU LEGAL VAMOS VER AS OPINIOES....
SEGUE AS FOTOS Arrow

MUINHA OPINIAO SERIA FAZER UM BONSAI PEQUENO DE +OU- 17CM Q É A ALTURA ATUAL DELE, OU FAZER UM HAN-KENGAI OU MESMO UM KENGAI... O QUE ACHAM.
AGUARDO OPINIOES
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2011 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

pra mim ficou show...... esse Nick é fera....
abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: