Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alex Oliveira
Registrado: 20/05/11 Idade: 50 Mensagens: 24 Localização: Linhares-ES
|
Enviada: Sáb Maio 21, 2011 6:23 pm Assunto: ajuda para um piteco |
|
|
Amigos gostaria de uma ajudinha nessa planta mais na parte estética
 |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Dom Maio 22, 2011 2:18 pm Assunto: |
|
|
A primeiras coisas que notei é que ela está muito alta para a espessura do tronco, e não possui conicidade, ou seja, é quase toda na mesma espessura.
Embora a triangulação da copa esteja legal, talvez precise refazê-la, se optar por uma poda radical claro, caso contrário, outra dica para melhorar a conicidade e engrossar um pouco mais a base é deixar um galho de sacrifício, crescendo a vontade na parte mais baixa. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Dom Maio 22, 2011 6:13 pm Assunto: |
|
|
acho que falta um pouco de movimento no tronco e o primeiro galho esta muito alto. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 11:13 am Assunto: |
|
|
Como dizem alguns amigos "está meio pescoçuda", se fosse minha, manteria o tronco reto sem fazer um movimento, mas faria como
o amigo hraphi disse a respeito do galho de sacrifício e também replantaria ele de forma a seguir o estilo CHOKKAN (Ereto formal).
Apenas uma opinião de um iniciante, mas se fosse minha faria isso.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
|
|
 |
Alex Oliveira
Registrado: 20/05/11 Idade: 50 Mensagens: 24 Localização: Linhares-ES
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 6:33 pm Assunto: |
|
|
muito obrigado pelas opiniões amigos, estou na dúvida qual conselho acato, o alporque de Donegá ou o sacrifício do amigo hraphi, mas estou pensando em juntar as duas opiniões e fazer o alporque para diminuir o tamanho da planta e corrigir o nebari e na sequência deixaria um galho de sacrifício para tentar engrossar a base, com isso tentaria ganhar tempo na evolução da planta, mas valeu muito as opiniões de vocês muito obrigado. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 10:17 pm Assunto: |
|
|
Bem com a alporquia vc terá duas plantas...
a parte de baixo vc ira recomeçar um novo trabalho...
a parte de cima ja esta a meio caminho andado... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
MAURICIO SANTOS DE ASSIS

Registrado: 20/05/11 Idade: 36 Mensagens: 13 Localização: Santo Antônio de Jesus-BA
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 10:55 pm Assunto: |
|
|
é impressão minha ou ela está inclinada para a direita? se estiver essa inclinação é bem vinda para o estilo escolhido (seria o que falaram acima "movimento" do tronco)? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 8:31 am Assunto: |
|
|
Isso aí Alex, se minha faria exatamente o que falou (alporque e formação de duas plantas)
depois de retirado o alporque, coloque num recipiente maior e não num vaso de bonsai "definitivo". Assim vai permitir que a planta se desenvolva mais e melhor (nebari, tronco e parte aérea. Depois que julgar a planta como "pronta" (conicidade, nebari, estrutura aérea), daí sim é a hora de pensar no vaso para ela. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 12:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Alex,
A ideia é justamente esta, tanto pode obter uma segunda planta p/ trabalho, cm pode descartá-la caso veja que a parte inferior ñ seja viável. Dependendo da altura do alporque e formato da parte de baixo do alporque, esse trabalho fica inviável e aproveita-se apenas a parte retirada.
Qto ao galho de sacrifício, vc pode usar o galho mais baixo ou até mesmo os dois já existentem p/ tal fim, cm mencionei no post anterior. Deixe-o(s) crescer livre, sem podas, porém fique atento a espessura que o(s) mesmo(s) vai ganhar, pois se deixá-lo(s) mt grosso, causará uma cicatriz que poderá ñ ficar mt estética. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
|