|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Márcio Iniciante
Registrado: 29/03/11 Idade: 50 Mensagens: 18 Localização: Mairiporã-SP
|
Enviada: Qui Out 13, 2011 5:04 pm Assunto: pH do solo e plantas adequadas |
|
|
Boa Tarde,
Estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Como medir o pH do substrato que utilizo?
Devo medir o pH da água que utilizo também?
Como fazer para diminuir ou aumentar o pH do substrato?
Será que alguém tem uma tabela das plantas e o pH mais aconselhável para o cultivo de cada uma?
Desde já agradeço se alguém puder me ajudar.
Abx,
Márcio |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Out 13, 2011 6:02 pm Assunto: |
|
|
Cara, ficar medindo pH de água e solo me parece inviável.
Em geral o ph do solo vai variar com o que utilizamos no substrato: casca de pinus e material orgânico tende a acidificar o solo; areia de construção, cascalho, telha moída um pH neutro ou para alcalino. Não vejo muito problema em relação ao pH para a maioria das plantas, podenso escolher assim o substrato mais adequado se baseando em outros fatores como drenagem, nutrientes, retenção de umidade, etc
Algumas são mais exigentes como azaléias.
Quanto a água de rega há os que prefiram água da chuva o que nem sempre é possível. A água da chuva tem pH ácido, mas muitos se utilizam da água da "torneira" sem prejuízos para as plantas.
È comum utilizarmos terra nas misturas para bonsai, e o pH nestes casos tendem a ficar levemente ácido, imagino.
Pode-se corrigir acidez do solo com cal ou pedras alcalinas como dolomita, mas nãovejo necessidade _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Out 13, 2011 6:25 pm Assunto: |
|
|
embarcando no bondi... como vc disse num tem muita vantagens, tb sei...
mais...
existel algum teste pratico em casa pra ver como tá o PH?
tipo o PHdrometro sei la, algum aparelho (bem baratim) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Out 14, 2011 8:24 am Assunto: |
|
|
Cara, desconheço, que eu saiba é mandado amostra para laboratório de análise de solo, mas não sei como é o método que utilizam, de repente é fácil
Mas é importante sim sabermos o tipo de pH para as plantas, mas não necessariamente com exatidão...tipo pH de aquário por exemplo que é essencial. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Out 14, 2011 11:23 am Assunto: |
|
|
Para medir o ph da água você pode usar fenolftaleína, que costumava ser vendido em farmácias como laxante. São umas bolinhas brancas que mudam de cor em ambientes alcalinos.
Nesse caso, você pode regar as plantas, coletar uma amostra da água que sair em baixo do vaso e esperar decantar a terra no fundo. Então, você adiciona algumas bolinhas e espera alguns minutos. Se mudar de cor é porque seu substrato está alcalino se não, está ácido. Pela variação das cores você pode determinar o quanto de alcalinidade há no seu substrato. Quanto mais alcalino, mais roxas ficam as bolinhas. Eu acredito que para a maioria das plantas, um rosa bem fraquinho é o ideal, mas as azaléias, por exemplo, gostam de ambientes mais ácidos, então, as bolinhas devem se manter brancas nesse caso.
Caso tenha dificuldade em encontrar a fenoftaleína, você pode comprar um desses papéis reagentes, que são um pouco mais caros, mas são mais precisos, como esse aqui que eu achei no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200864395-papel-testetornasolreativofenolftaleinacongoiodamidonne-_JM
(moderadores, não sei se estou ferindo a política de propagandas do fórum, mas se estiver, podem editar).
Espero ter ajudado.
Um abraço. |
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 8:11 pm Assunto: |
|
|
Olha Meus caros amigos . toda planta tem sim um pH adequado, esse ph é medido em laboratorio como disse o nosso amigo Nikkei 100, que pelo visto carrega uma experiencia muito grande. vc pode tira a amostra do solo de 0 a 20 cm e de 20 a 60 cm vc abre um buraco de 0 a 20 cm e tira todo solo que cae e depois do buraco limpo vc tira um fatia na laterao de cima em baixo no buraco, o ideal é 20 a30 amostra a cada 10 campos de futibol mandando +- 1/2 kg para o laboratorio .
o pH é o alumino e o hidrogenio que esta amais no solo e para corigi é com calcario. e o custo do laboratorio é de 32,00 reais.
Eu n confiaria nesses produtos, quem quer pH acido pode adiciona Al3+ e H+ e quem quer pH neltro é o mais proximo de 7.
Espero ter ajudado. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|