|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sex Jul 09, 2010 9:00 pm Assunto: Primavera Han-kengai |
|
|
Encontrei esta primavera em um viveiro por uma bagatela de 4 reais. N tinha a menor ideia do que fazer com ela, mas como tava quase de graça comprei.
Estava assim antes de qualquer tratamento( obs: desculpem a má qualidade da foto):
Depois da primeira poda:
Após alguns dias:
Inicialmente eu tinha pensado em fazer um tronco inclinado, mas c a evolução da planta, mudei o projeto e resolvi por um han-kengai. Recentemente transplantei para um escorredor pra acelerar o projeto. Ainda n aramei, pois achei q as raízes sofreram muito c o transplante:
Antes:
Depois:
O projeto:
E então o que acharam da poda que fiz? E a escolha do estilo? Alguem sugeriria algo diferente ou teria feito uma poda diferente? _________________ Iana Melo |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 10, 2010 11:18 am Assunto: |
|
|
Ninguém??? _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Jul 10, 2010 11:25 am Assunto: |
|
|
Selou bem com pasta cicatrizante nos cortes?
primaveras apodrecem com muita facilidade _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 10, 2010 11:31 am Assunto: |
|
|
Na verdade eu usei cola branca laudir... eu n tenho essa pasta... _________________ Iana Melo |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 10, 2010 11:35 am Assunto: |
|
|
Ah, incluvive tenho uma dúvida, bem na base do tronco, tem uma parte que a casca tava se soltando, mas n foi onde eu cortei, n tinha corte lá. Daí eu fiquei na duvida se era pq aquela parte tava morta.Daí tirei a casca com um canivete, ficou até uma parte mais clara, n sei se dá pra notar na foto. Mas eu fiz um ferimentozinho com o canivete e notei que ainda tá bem verdinho em baixo. Fiquei na dúvida, como eu faço pra saber se tem parte morta, quer dizer, tá verdinho então achei que tava vivo, mas a casca tava toda soltando... _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Jul 10, 2010 1:15 pm Assunto: |
|
|
Gostei da projeção de han kengai, só acho que deveriam ser duas copas distintas na segunda projeção (com folhas). Talvez fosse interessante podar o galho da direita (que está meio arqueado) para nascer nova brotação e começar este galho do zero, com movimento sinuoso. O que acha? |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 10, 2010 4:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Nikkey, n entendi bem o que vc quis dizer com duas copas. O galho da direito, a que vc se refere é o que vai pra baixo né? Na foto n dá pra ver muito bem, mas ele tem um movimento levemente sinuoso, que estou tratando de acentuar um pouco, e em relação a ele estar arqueado, tb estou aproximando mais ele do galho principal, pra tentar reduzir esse efeito. Creio que consigo aproveitá-lo, acho que se eu retirá-lo demorará mais pra q eu consiga outro no mesmo local, o que achas? _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jul 10, 2010 5:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Iana,
A parte que vc retirou, possivelmente era uma parte que estava apodrecendo, mesmo que sem orientação vc fez bem em retirá-la, acertou em cheio, pois a tendência é que o apodrecimento vá aumentando devido a umidade que a madeira morta (principalmente em plantas com a textura de casca cm as primaveras) retém. Com o aumento da umidade e alimento p/ bactérias e fungos fica um local perfeito p/ sua proliferação.
Acredito que deva deixar esta parte da planta mais exposta, quero dzr sem cobrilá-la de subtrato p/ que com a ventilação aumente a taxa de cicatrização.
Qto a pasta cicatrizante vou lhe passar uma receita que tenho usado e que tem sido de ótimo resultado, sendo inclusive usada agora por amigo que já esta na arte há aproximadamente 10 anos e que tem pinheiros negros de aproximadamente 12 a 15 anos, nos quais fez podas de galhos bem lenhosos e utilizou a pasta que lhe forneci tendo gostado muito do resultado.
A receita inicial ñ é minha, peço desculpas, pois perdi o link onde poderia dar os créditos ao autor. Pórém após alguns testes mudei as proporções indicadas tendo um melhor resultado:
Ingredientes:
- Cera de abelha (acredito que encontre em depósitos de material p/ construção ou lojas de cosméticos) ñ sei informar ao certo, pois a minha foi meu sogro quem me forneceu de uma colméia que ele tem em sua casa.
Fotos p/ ñ comprar gato por lebre:
http://www.quebarato.com.br/cera-de-abelha__27f9f8.html
http://www.diskabelhas.com.br/Produtos%20raw/WAX/17%20abril%202008%20075bis.jpg
- Bréu (depósito de materiais p/ construção)
http://www.cerapura.com.br/pmp01.html
O bréu tem uma variação de cor que pode ser mais escura, chegando quase ao preto e tb rosado.
-Cebo de vaca (açougues)
Colocar de preferência em uma panela velha ou lata, primeiro o cebo e na quantidade de 50% do peso de cada um dos outros itens ( ex: 100grs de cera, 100grs de breu e 50 grs de cebo) qdo mesmo começar a derreter acrescente os outros ingredientes.
Levar ao fogo e mexa até derreter e formar um líquido grosso e homogêneo. Deixar esfriar um pouco e colocar em pote de vidro ou plástico (antes de endurecer p/ facilitar a retirada da panela/lata).
Veja que a receita é bem simples e sai muito barata. Tb ñ se preocupe com cheiro ao cozir os ingredientes, pois solta um cheiro agardável de cera. O cebo tem a finalidade de ñ deixar a pasta mt dura, portanto qto mais colocar mais pastosa ficará.
P/ utilizá-la, pegue um pouco na ponta de alguma ferramenta de aço, tipo faca de pão, colher, chave de fenda ou mesmo espátulas específicas p/ trabalhos com cera (tipo espátulas de prótese dentária), coloque sobre o corte e esquente a ponta da ferramenta no fogo p/ ir modelando a pasta sobre o ferimento.
Tb tenho feito um teste em ferimentos mais graves, pincelo sobre o ferimento extrato de própólis que é fungicida e bactericida p/ depois colocar a pasta. Em casos de apodrecimento eu indicaria a utiliação concumitante com o própolis.
Qto a estilização ñ vou opinar, pois ainda tenho mt a apreder a respeito.
Espero ter ajudado. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Jul 10, 2010 7:05 pm Assunto: |
|
|
Duas copas pensei assim, mas é só uma sugestão. Sobre o galho direito, acho que pode aproveitar sim, mas se podasse , muito provavelmente iria surgir brotação no mesmo local (mas é um risco que se correria), não sei.
 |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 11, 2010 10:27 am Assunto: |
|
|
Olá Donegá, Nikkey, Paulo Henrique.
Donegá, muito obrigada pela receita! Só n sei bem onde conseguir cera de abelha. Mas vou procurar me informar.
Nikkey, entendo agora o que vc quis dizer com duas copas, realmente fica melhor assim. Vou tentar fazer isso com a minha.Obrigada!
Paulo Henrique! Lindo o seu mame!!!Parabéns! Espero conseguir um bom resultado c a minha planta tb! _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jul 11, 2010 5:33 pm Assunto: |
|
|
Ñ manjo mt disso, rsrsrs, mas acho que em lugares que fazem depilação eles utilizem esta cera. Onde pode conseguir tb é em lojas especializadas em produtos p/ protese dentária (pergunte ao seu dentista, ele poderá lhe fornecer um endereço). Se localizar essa loja de prótese, peça por bloquinhos p/ escultura, eles são da cor da cera que lhe mostrei no links, próximo a uma cor creme. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 5:39 pm Assunto: |
|
|
Como está a planta? Tenho uma estaca de primavera que coletei para tentar seguir tal estilo...
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 7:26 pm Assunto: |
|
|
Tá bem, mas tive q mudar um pouco o projeto depois de dois ataques do papagaio da minha mãe.... acho q ele definitivamente n tava gostando daquela planta....
Ela tá postada no orkut, a ultima intervenção q fiz nela foi mes passado,com nova aramação e desfolha parcial, deixando um galho de sacrifício
Esse é o novo projeto que criei depois do ataque:
 _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Carlos Venancio
Registrado: 18/04/11 Idade: 30 Mensagens: 51 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
ianamel vou fazer uma pergunta que nao tem nada a ver com o tópico:
eu tbm moro em fortaleza e aqui é bem dificil achar vasos para bonsais, os que eu compro é de um bonsaista, mas é caro, gostaria de saber aonde vc compra os seus e se são baratos ou não, por favor, essa questao de vasos me limita a ter mais bonsais. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|