|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 1:52 pm Assunto: Guajuvira escondida. |
|
|
Alô !!!
Esta plantinha ficou esquecida um bom tempo, agora estava super cabeluda....
Ontem, podei e fiz um pequeno tracionamento...
O que fazer ???
Oremos !!!!
Só tenho este exemplar para trabalhar e um outro já bem encaminhado....
Aguardo sugestões......... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 12:01 pm Assunto: Re: Guajuvira escondida. |
|
|
Olá D. Angela
Gostei muito da distribuição dos galhos primários desta Guajuvira, mas por eu não possuir conhecimento a respeito desta espécie, prefiro
aguardar a voz dos mais experientes, mas não deixo de postar e acompanhar, rs.
Grande abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 2:40 pm Assunto: |
|
|
Angela, as guajuviras aceitam muito bem podas drásticas e desfolha total, isso até ajuda a renovar e aparentemente a dar vigor a brotação. É a forma prática de aumentar a ramificação e também diminuir o tamanho de folhas. Pode desfolha e podar sempre que as folhas estiverem "maduras" sem problema. Quanto a sua planta, não sei qual a sua intenção: a disposição do tronco e primeira distribuição de galhos indicariam um hokidachi. Para isso porém acho que deveria redistribuir os galhos e não tracioná-los tanto na horizontal, mas sim num ângulo mais inclinado. Os galhos depois de lignificados são dobráveis como borracha, sendo muito difícil de quebrá-los. mas tudo fica a seu critério.
Esta é uma planta que eu gosto muito de trabalhar pela sua rusticidade, reação às intervenções, mesmo mais drásticas, maleabilidade de galhos, resposta às podas com múltiplas brotações , redução de folhas quando se tem o crescimento freado, enfim...uma ótima planta.
Segue foto de uma das minhas que vai para o vaso no final do inverno. As folhas dela ainda estão meio grandes porque vinha com franco crescimento, boa adubação para terminar a formação da copa.
Depois de ir para o vaso ainda terá algumas pequenas correções, especialmente na visão frontal dos galhos.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 8:42 pm Assunto: |
|
|
Caio !!!!
Obrigada por ver minhas postagens, são postagens de uma aprendiz anciâ !!!!
Elio Luis, meu amigo...é brincadeirinha comigo postar sua guajuvira, eu queria muito possuir uma deste porte...
Vai ficar deslumbrante.
Ainda não pensei nada sobre o meu galhinho, pensei até em fazer um alporque para ter 2 plantas pequeninas.
O que você acha ??? _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 9:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Depois de ver as plantinhas de voces dois, Elio Luis e Angela, só me resta pegar a minha "canetinha" e plantar no chão, "esquecendo" por uns 10 anos para ver se o tronco engrossa um kadikim. Essa espécie é ótima para se trabalhar, mas acredito que ficará melhor ainda se tiver um tronco mais adequado ao final, vez que possui um crescimento vertiginosamente rápido, em termos de emissão de novas brotações e folhagem densa.
Elio, parabens pelo belissimo exemplar. Esse, naturalmente, foi obtido nos campos, via yamadori? Ou trata-se de cultivo próprio?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 11:27 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nicky !!!!!!!!!!
Meu garoto !!!!
Você pode colocar a planta no chão e esprar 10 anos !!!!!!!!!
E eu ???????????
Acho que vou me suicidar !!!!
Não tenho condições de esperar tanto tempo.
Não se esqueça que sou uma anciã e quem sabe a mais velha deste forum.............  _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 6:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Angela, minha nobre amiga, vc não é tão velha assim, garota. Além disso, se fazemos bonsai, é por que esperamos que nossa nobre arte seja apreciada por todos, incluso os que estão chegando agora, seja como minha filhinha, ou seus netinhos preciosos. Então, sejamos japoneses: que eles possam apreciar melhor nossos esforços em legar isso a eles.
Dez anos parece uma eternidade, realmente, mas como passa rápido!!! Parece que foi ontem o nascimento de minha filhinha, e lá se vão seis meses. O que fiz nesse tempo todo? Onde foram parar os dias, noites e horas? Bem, tudo que posso dizer é que foram alegria e contentamento só. O mesmo vale para os próximos dez anos, que espero curtir muito com ela. E que vc, tão sábia e tão jovem, possa tambem estar por aqui, garota, para apreciar meu lindo bonsai dessa espécie que veio do sul para arrasar....
Dez anos são menos do que cem. Ou do que mil, então nada de desespero. Verá que, enquanto o tronco da minha engrossa no chão, a sua se converte num lindo hokidachi bonsai. E nem verá o tempo que isso irá levar para acontecer, lembre-se disso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 11:54 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Meu Nobre Amigo Nicky, lindas palavras!
Grande abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 10:38 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nicky !!!!
Agora também é poeta ????
Dez anos é muito tempo para mim sim........claro que passa muito rápido.
Aliás quero fotos da sua nenen com 6 meses.
Me diz uma coisa, posso fazer kusamono de CALIANDRAS ????
KKKK
Entendeu ????
A vida é tão rápida que uma das minhas netas tem 6 anos e a outra 2 anos e 6 meses....Parece que foi ontem realmente...
Quanto a Guajuvira, EITA planta bonita !!!!
Estou pensando num hokidachi mesmo !!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Maio 05, 2011 5:09 pm Assunto: |
|
|
Amigos, demorei um pouco a retornar. A coisa anda corrida aqui pro meu lado.
De fato meu amigo Nicky esta planta vem de yamadori. Pelo tempo em que houve o roçado no local, ela deve ter em torno de uns 50 anos...
A estrutura báscia de galhos foi geniosamente moldade pelo gado que durante o inverno, por falta de pasto, come as folhas e brotos, enquanto no verào, como tem grama à vontade ela volta a brotar. Assim, encontrei esta jóia e algumas outras, no meio de um potreiro, como dizemos aqui no sul, na grama e "podado" a poucos centímetros do chão. Foi só dar uma ajeitada na estrutura básica, e formar a copa com as novas brotações. Para ter uma idéia, apenas 3 anos e meio, do yamadori até aqui. A parte morta já é cerne preto, e mesmo sem trato nenhum não apodrece...ficando muito natural da espécie...
Angela, se quiser dá tempo sim de engordar a sua. Nào esqueça que o mestre Hidaka ainda está semeando plantas, ou seja, nào esta de idade não...
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 05, 2011 8:57 pm Assunto: |
|
|
Amigo Elio !!!!
No meio do potreiro você achou várias guajuviras...., você que disse.
Onde estão as outras ???
Deixou lá para o gado se deliciar quando precisar ? _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 06, 2011 9:58 pm Assunto: |
|
|
Angela, algumas ficaram lá, sim. Até porque teria que pegar reforço de alguma máquina para poder tirar...
Outras que coletei, por falta de tempo ainda não consegui trabalhar. Mas só para continuar um pouco a prosa, vaí aí esta que eu já mostrei aqui no fórum, se não me engano...
Ou esta que foi feita uma poda drástica. E como foi drástica!!!! Agora ela já está totalmente brotada, só não tenho foto atual...
E tem mais algumas que nem foto tenho pois ainda estão descansando...
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Maio 06, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
Eu não vou nem me meter a mostrar mais nada. Depois destas gajuviras do Elio ... fala sério meu amigo, tá querendo humilhar, é?!?!?! Bringadeirinha.
As plantas são um espetáculo.
Inclusive aproveito pra te sugerir pra preparar esta guajuvira para o evento do ano que vem, vai abrilhantar mais o aniversário da bonsai Sul. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 07, 2011 9:16 pm Assunto: |
|
|
Opa Ricardo, é uma boa idéia levar alguma material assim no ano que vem... Vamo que vamo...
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|