FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Opiniões sobre minha Acerola parrudinha.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2011 10:46 am    Assunto: Opiniões sobre minha Acerola parrudinha. Responder com citação

Esta minha acerola estava no meu terreno e teve se ser retirada para construção de um lago então aproveitei para praticar meu "arrancadori".

Desta já retirei um alporque de exelente resultado, agora estou com dúvidas se faço outro alporque mais para metade do tronco ou se aproveito a conecidade para tentar algo diferente na copa, ou seja, não sei o que fazer me ajudem!!!

opiniões e projeções são muito bem vindas, e só para constar ela já esta com uns 20 brotos novos desde a foto.


o alporque seria na metade aproveitando para um possível tronco duplo.







A eliminação de um dos galhos grossos também é uma idéia.
foto lateraL







Contando com o ajudante, valeu filhão!



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pethrus Barros
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/02/10
Idade: 43
Mensagens: 413
Localização: Garanhuns-PE

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2011 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Rapaz, que bela planta hein? quando estiver pronta vai ficar filé, parabéns.
_________________
Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2011 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

valeu Pethrus, ainda pairam muitas dúvidas de como deixa-la pronta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/09/05
Idade: 41
Mensagens: 451
Localização: Maringá - Pr.

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2011 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Fala dudutsrj!!!

firmeza velho, parabens pela planta!!!

entao, deixa eu dar uns pitacos....

acredito que com o alporque pra tentar uma planta de tronco duplo vc vai ficar com conicidade invertida, mesmo caso dessa minha aqui ...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17833&highlight=

depois dessa minha se recuperar do yamadori eu vou eliminar a lateral mais fina e alta, melhorando a conicidade, pode reparar que nas brotaçoes ja tem um lider, que vou deixar crescer e engrossar pra ser a continuaçao do tronco...

a sua planta ao meu ver ta muito "esticada" acho que se o alporque pegar facil deve ser a melhor alternativa por causa da conicidade... trabalhando com apenas um lado...

outra sugestao seria cortar ela bem baixa aproveitar a textura do tronco (nao da pra ver direito mas parece que ela tem umas reentrancias interessantes...) e trabalhar um hokidashi...

ajudei ou te deixei com mais duvidas??
hahahahhaa

abraçao!
_________________
http://morenopavezzi.wordpress.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2011 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

valeu Moreno,
Seu yamadori é um monstro parabéns e muito obrigado pela opinião, tenho um certo receio de tentar uma alporquia mais abaixo e não dar certo, ou não conseguir brotação abaixo do alporque. já pensei em cortar o mais fino e seguir com o mais grosso, mais ainda não sei, tá difícil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

dudutsrj,

eu podaria logo acima deste primeiro galho à direita para um HOKIDASHI. Se pretender ter uma outra planta, espere pela primavera e faça aí uma alporquia...

Abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Carlos Venancio



Registrado: 18/04/11
Idade: 29
Mensagens: 51
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

pra que serve esses dois vasinhos do lado da planta? ( sou iniciante)
]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 10:56 am    Assunto: Responder com citação

edson0605,

Será que o alporque pega naquela espessura de tronco? E quanto as novas brotações será que seriam emitidas abaixo do alporque?
Oh dúvida, minha vontade é realmente baixar mais, sei que para isso terei que arriscar e vou me acostumar com a idéia.

Carlos Venancio,

Dentro deles estão uma mistura que aprendi aqui no fórum Farinha de osso + Torta de mamona + carvão, com eles faço umas pedrinhas e para mantê-las
inteiras e liberar mais lentamente protejo das regas direta com esses potinhos. Vale muito apena, depois que aprendi isso o resultado em brotação e
desenvolvimento das plantas aumentaram 100%.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rafaelsantos
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/03/11
Idade: 39
Mensagens: 146
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 11:02 am    Assunto: falou Responder com citação

bela planta dudu,aliás vc pode passar o link de como vc aprendeu a fazer essa mistura que está nos potes,tbm sou iniciante ai na arte...valeu abraços;
_________________
Muita calma nesta hora!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

rafaelmano,

segue o link aqui do forum mesmo.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=59652&sid=eb4a1215191fed441ee9a00aa000231b
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 7:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dudu, vc tem um ótimo material nas mãos. Minha sugestão é que vc aguarde até a próxima primavera e faça um replantio, usando como recipiente uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, com uma altura maxima de 10cm. Nesse recipiente, coloque um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro seca. Tudo em partes iguais e bem fragmentado, para ficar um substrato bem drenante mesmo.

Não faça nenhum corte no tronco de sua planta. Vc deve trabalhar a estrutura aerea da forma que está mesmo. No máximo, no futuro, quando a planta estiver com uma brotação mais vigorosa, emitindo muitos galhos, vc poderá reduzir o tronco da direita (considero a primeira foto como a melhor frente), bem como o da esquerda, realizando neles um trabalho de madeira morta (shari), que poderá descer pelo tronco, enviesado, até a base. A aceroleira é uma planta resistente e aceita bem esse tipo de intervenção, sem nenhum prejuízo.

O melhor estilo a ser buscado será então o hokidachi. Depois que formar uma estrutura aerea bem compacta, densa, poderá melhorar a altura, reduzindo-a com um alporque a ser feito um palmo acima da base atual. Mas isso só daqui a uns tres ou quatro anos de cultivo intenso, para aprimorar bem a estrutura aerea. Antes, é como dizem, colocar o carro na frente dos bois, acaba perdendo tudo.

Very Happy Bacia grande, 10cm, substrato drenante e adubação e rega, cultivo a pleno sol. Mantenha o curso, e estará com um material com melhor qualidade técnica logo logo. Parabens pela aquisição. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury

cara valeu pelas dicas vou seguir a risca apenas a parte do shari eu nao entendi direito mas o resto valeu.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 7:12 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Dudu, o shari é uma parte da madeira do tronco exposta com a retirada da casca. Geralmente, usamos esse recurso técnico para agregar movimento ao tronco, quando ele é muito reto, como é o caso. Apesar de não ser algo muito usual em Hokidachi, ele pode ser feito ainda assim. Eu sugeri "enviesado", isto é, não reto, para não ficar um quadro monotono, de maneira que o shari deverá ser feito como se fosse algo natural e não "fabricado". Veja a diferença entre o shari reto e o enviesado nas imagens abaixo. Primeiro, o shari reto:




Shari "enviesado", isto é, de través, perpendicular ao plano reto do tronco:




Tanto no primeiro caso quanto no segundo, decorridos uns dois ou tres anos após a construção do shari, será necessário aprofundá-lo um pouco, para ficar mais interessante. Um resultado possível pode ser igual ao da imagem abaixo:


_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 4:19 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

Valeu mesmo pela aula espero que outros possam visualizar este exemplo.
Como disse vou seguir a risca os seus passos, mas quanto ao shari, vou precisar tomar coragem mesmo, o medo de fazer besteira ainda vai ser grande.
Mas uma vez obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil