|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
paulorocha

Registrado: 05/04/11 Idade: 54 Mensagens: 20 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Maio 09, 2011 11:23 am Assunto: Isto funcionaria? |
|
|
Saudações
Como eu disse em minha apresentação, meu grande interesse são as pimentas do gênero Capsicum, das quais pretendo formar alguns bonsai.
Paralelamente, eu gostaria de tentar um ou outro mame, sendo que ainda não me defini pela espécie.
No cultivo de pimentas (onde também sou um principiante) alguns cultivadores utilizam uma técnica que foi batizada de Hidroponia em Garrafa PET. É um sistema hidropônico passivo, baseado em um pavio de algodão que leva água e nutrientes às plantas por capilaridade.
Fiz algumas fotos mostrando a sequência (desculpem pela qualidade baixa):
Bem, agora vem minha dúvida: quero tentar um mame, e lí em alguns tópicos aqui do fórum que um bom vaso de treinamento para este tamanho seria uma tampinha de refrigerante. Pois bem, preparei 3 tampinhas para formarem um "micro-conjunto" de hidroponia:
A ideia principal é aumentar, ainda que pouco, a permanência de umidade no substrato, diminuindo assim a necessidade de regas constantes. No meu caso específico seria necessário que a planta suportasse até uma 48 horas sem rega, o que acho que seria impossível da maneira tradicional. Com a garrafa PET de 600 ml que mostrei acima, só preciso completar a água uma vez por semana, embora ela seguraria a umidade por até 3 semanas.
Tem chance de funcionar? Qual seria a espécie mais adequada para a tentativa? Já adianto que a planta estará sujeita a condições bastante desfavoráveis, não podendo ir ao sol nos finais de semana.
Agradeço as sugestões |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Maio 09, 2011 12:02 pm Assunto: |
|
|
Ciência aplicada Paulo... hehehe!
Gostei!
Agora, vamos esperar a explanação técnica dos mais experientes.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Seg Maio 09, 2011 2:30 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Paulo!
Também ja procurei algo sobre métodos de irrigação, umidificação, gotejamento, algo que fizesse o trabalho sozinho, ainda mais perto de viagens longas, pois existe o medo de confiar o trabalho a alguém...
conheço dois videos interessantes sobre técnicas
http://www.youtube.com/watch?v=VA_N6nhye1M
e
http://www.youtube.com/watch?v=L65VstWuf0I&feature=related
aparentemente o seu é bem parecido, parece dar certo, se manter a umidade no solo de forma a nutrir a planta, beleza... não sei quanto a apodrecimento das raízes, acredito que não é o caso...
mas também como já li aqui no forum, um dos prazeres do bonsai é a rega. Onde dia-a-dia vemos a evolução da nossa árvore, as vezes vemos problemas já no início. Então deixar o serviço automático só por deixar, não é interessante.
Mas se a necessidade for os fins de semana longe, viagens de férias ou uma coleção gigante, aí ta "desculpado"
mas continue com as experiências e nos mantenha informados...
algo que eu faria vendo esta foto:
é tentar achar uma jardineira(floreira), sabe? aqueles vasos de largura maior, ficando mais horizontal?? e colocaria todos dentro "disfarçados" e com plaquinhas de identificação em cima de cada mudinha, aparentemente ficariam como se estivessem plantados normalmente. Mas só por estética
abraços e boa sorte!!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
paulorocha

|
Enviada: Seg Maio 09, 2011 6:58 pm Assunto: |
|
|
Olá Lucas, assisti os filmes que você recomendou e realmente ambos os sistemas são muito parecidos com este que estou usando em minhas pimenteiras (e pensando em usar no mame).
Achei bastante interessante a ideia da floreira. Vou estudar algo neste sentido.
A minha principal motivação para desenvolver este sistema é justamente o problema dos finais de semana.
Grande abraço, e obrigado pela contribuição. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Maio 09, 2011 7:32 pm Assunto: |
|
|
Eu também cultivo pimentas
Já tentei usar para minhas mudinhas mais desisti prefiro agoar todo dia...
como aqui venta muito e é calor, mesmo deixando com a parte de baixo sempre cheia de agua sempre a tarde as mudas estavam murchas.
Vou tertar para as plantas menores colocar o vazo delas dentro de uma garrafa cheia de areia com esse pavio. ve se mantem a areia umida para qe eles nao resequem muito.... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 09, 2011 7:39 pm Assunto: bonsai |
|
|
A espécie mais resistente a essa técnica é a serissa chinesa. Há algumas variedades, mas sugiro descartar todas, inclusive a variegada, e usar apenas a que tem folhas verde escuras e flores simples, brancas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
paulorocha

|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 8:58 am Assunto: |
|
|
Leandro Ferraz escreveu: |
Eu também cultivo pimentas
Já tentei usar para minhas mudinhas mais desisti prefiro agoar todo dia...
como aqui venta muito e é calor, mesmo deixando com a parte de baixo sempre cheia de agua sempre a tarde as mudas estavam murchas.
Vou tertar para as plantas menores colocar o vazo delas dentro de uma garrafa cheia de areia com esse pavio. ve se mantem a areia umida para qe eles nao resequem muito.... |
Olá Leandro
Eu também apanho às vezes para conseguir equacionar corretamente a umidade necessária à pimenteira.
A idéia básica é a seguinte: quanto mais "calibroso" o pavio, maior a quantidade de água disponibilizada à planta. Você pode utilizar tanto um pavio grosso, quanto um maior número de pavios. A segunda opção é a mais flexível, pois se forem colocados muitos pavios e o substrato ficar encharcado, basta cortar um ou dois pavios na base do sistema (nunca tente retirá-los puxando).
Nos meus de 600 ml utilizo 2 pavios de barbante 2 mm. Ja nos de 2 l utilizo 3 ou 4 pavios. No próximo final de semana irei preparar um garrafão de 5 l e provavelmente irei utilizar uns 9 pavios.
Neste site você encontrará uma outra forma de montar este sistema, utilizando um único pavio grosso (pedaço de carpet): http://www.sempresustentavel.com.br/terrena.htm
Um abraço |
|
|
 |
paulorocha

|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 9:11 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | A espécie mais resistente a essa técnica é a serissa chinesa. Há algumas variedades, mas sugiro descartar todas, inclusive a variegada, e usar apenas a que tem folhas verde escuras e flores simples, brancas.  |
Uma ótima dica, amigo Nickfury. Vou procurar uma mudinha desta espécie para tentar.
Você teria imagens desta planta em tamanho normal (não bonsai)? Só estou encontrando imagens de bonsais já prontos gostaria de conhecer a planta (e talvez conseguir um pedaço de raiz para iniciar meu mame).
Aproveitando a oportunidade, saberia me dizer que planta é esta? Há um canteiro delas próximo ao prédio onde trabalho e acho que talvez eu conseguisse uma muda. As flores são bem pequenas, não chegando a 5 mm de diâmetro:
Obrigado pela ajuda, grande abraço |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 9:20 am Assunto: Interessante |
|
|
Olá
Interessante as dicas para mame e de irrigação.
Pena que se eu fizer isso na minha cidade, passam os
carinhas da inspeção sanitária e simplesmente jogam tudo
fora por causa de focos de dengue rsrs _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 9:26 am Assunto: |
|
|
Seph, em um dos vídeos, ele trata a questão da dengue, na verdade a agua não fica em contato com o exterior, evitando a entrada e saida de mosquitos da dengue... E caso tenha q por alguma mangueira para fora, uma telinha bem fina ja acaba com a possibilidade de dengue.. _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
|
|
 |
paulorocha

|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 9:28 am Assunto: Re: Interessante |
|
|
Seph1903 escreveu: | Olá
Interessante as dicas para mame e de irrigação.
Pena que se eu fizer isso na minha cidade, passam os
carinhas da inspeção sanitária e simplesmente jogam tudo
fora por causa de focos de dengue rsrs |
De forma alguma, amigo. Este sistema é justamente o mais adequado para evitar a proliferação da dengue.
Note que o reservatório de água fica completamente vedado, impedindo a entrada de mosquitos.
Um abraço |
|
|
 |
paulorocha

|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 11:08 am Assunto: |
|
|
Bem, resolvi iniciar os testes. Terminei de montar o micro-sistema hidropônico e vou verificar por quanto tempo ele mantem o substrato úmido. As condições ambientais não poderiam ser piores, uma vez que estamos entrando na época seca aqui em Brasília e ainda por cima vou deixar o vasinho em ambiente com ar-condicionado, próximo à computadores (ainda mais seco...).
O substrato é o mesmo que uso nas pimenteiras, 50% turfa e 50% terra vegetal. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 12:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo, a planta mostrada por voce parece tratar-se de um pequeno arbusto, muito utilizado em parques e jardins, chamada falsa érica. É extremamente vigorosa, sendo que com a floração as sementes são expelidas e dispersas pelo vento, ensejando que brotem novas plantas em locais inóspitos, como calçadas e qualquer outra reentrancia, por menor que seja, é espaço suficiente para sua reprodução. Pode servir bem a seu propósito, mas atenha-se a esses resultados, para evitar dissabores. Ela é bem resistente tambem, podendo passar alguns dias sem agua, que continua ativa.
Embora possa ser usada nas mesmas condições, a serissa foetida não é tão comum nos parques e jardins por se tratar de uma espécie alienigena, isto é, apesar de ser cultivada há muitos anos em nosso país, é originária do Japão, ensejando que as plantas que são adquiridas sejam então direcionadas ao cultivo visando formar bonsai, não o uso comum daquela outra, ainda que adequada para formação de renques e bordaduras, acompanhando paredes, muros e muretas, em solos férteis, irrigados periodicamente. A espécie pode ser mantida com podas leves.
Na imagem abaixo, um renque de serissa, algo diferente do que vemos geralmente, ou seja, diferente de um bonsai:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
paulorocha

|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 1:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Nickfury, muito bonita esta serissa.
Com a identificação que você fez da falsa érica, efetuei uma pesquisa sobre a mesma.
Se entendi tudo corretamente, os aspectos positivos são a grande resistência e vivacidade, suportando até mesmo a falta de uma rega, além da grande facilidade em se multiplicar.
Esta última vantagem é também uma desvantagem, uma vez que a planta pode facilmente se tornar uma invasora. Outros pontos negativos são a dificuldade de aramar (não surte muito efeito) e a seca de galhos.
Como esta é uma experiência, e posso controlar a florada com bastante facilidade, resolvi tentar.
O MSH (micro sistema hidropônico) mostrou-se muito eficiente. Até demais... Montei pela manhã (sem molhar o substrato) e agora ao meio dia o substrato estava completamente encharcado. Diminui o pavio em mais da metade, deixando pouco mais de 1/3 do diâmetro original.
E como lí que uma das formas de propagação é por estaquia do ponteiro, fui até o canteiro, cortei um ponteiro de boa aparência, removí os ramos inferiores e plantei. Vamos ver se vinga.
 |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
simples e eficiente...
simples e não simplório!
muito bom mesmo! parabéns!
Deu vontade de fazer o mesmo...
quero fazer o mesmo para estaquias em jabuticabeiras...
abraços _________________ Lucas Gullo
Minhas mudas
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|