FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

AJUDA COM FICUS
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 5:25 pm    Assunto: AJUDA COM FICUS Responder com citação

Galera, estou vindo novamente aqui pedir a ajuda dos colegas, e dessa vez para um ficus que adquiri.

Segue as duvidas...

Essa planta tinha dois galhos baixos e eu cotei no de cima, pra formar a conicidade, só que não sei se devo cortar no galho mais baixo ou deixa do jeito que está?

O que devo fazer para que ele brote mais e fique com a copa "cheia". Observei aqui que após alguns dias de chuva as brotações estão mais vigorosas. Tem problema de a planta passar dias ou até semanas com o solo encharcado por conta das chuvas? Pelo que percebi a planta está bostando bastante.

Qual adubo devo colocar, qual a quantidade e qual frequencia que deve ser aplicado na planta?

Queria também algumas opiniões quanto a estilização e algumas idéiaspara projeções.

Agradeço desde já por quaisquer dicas. Grande abraço galera!

Segue as fotos:

Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Marcello ,
Com o tempo e o avanço nos estudos verá que algumas variedades de ficus são muito mais adequadas ao cultivo , facilitando o manejo e resultando num trabalho mais tecnico .

Outra coisa que aprenderá logo é que as vezes enchemos nosso jardim com mudas e mudas de plantas ruins ou sem caracteristicas para o cultivo como bonsai , o que resultará , depois de longos anos de espera em plantas sem qualidade .

Aconselho o novo amigo a colocar este ficus num canto que receba luz solar e esquecer dele por alguns anos , apenas adubando e regando.

Todos nós quando começamos saimos numa busca desenfreada por quantidade , queremos encher o quintal todo com bacias e mudas , recolhemos{ yamadori} tocos e troncos e compramos o que vem pela frente . Chegando ao extremo de surrupiar galhinhos e pedir para arrancar qualquer coisa que pensamos poder se transformar num bonsai .

Depois de alguns anos vamos aprendendo que o menos é mais e qualidade é muito melhor que quantidade .. Daí vem a hora de nos desfazer de plantas que cuidamos por anos e não atingiram o esperado por não serem adequadas ao que propomos para elas .

Calma e estudo , este ficus é apenas um dos muitos que terá ... leia muito , aprenda, aprimore seus conhecimento de botanica e fisiologia vegetal , conheça e reconheça um bom material ...

E principalmente não desita , no começo dará um passo a frente e dois para traz , mas logo "entenderá" todo o processo começará a colher os frutos do seu esforço ...

5 regras basicas que todos seguimos :

1- Paciencia .
2- Paciencia e estudo.
3-Paciencia , estudo e observação.
4-Paciencia , estudo, observação e dedicação .
5- Paciencia, paciencia , paciencia e muito mais paciencia ...

Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, na verdade eu achei essa planta bastente interessante, principalmente pelo nebari e pelo enraizamento dela que está exelente na minha opinição. (Não da pra ver bem na foto porque eu enterrei parte do nebari). Pela minha pouca experiência (cerca de dois anos observando a arte), eu vi um potencial na planta. pois tem uma boa estrutura de tronco e se sober trabalhar bem, acho que da um bom exemplar.

Posso está enganado, mas acho que a planta tem sim um futuro. Por isso que adiquiri ela e estou pedindo ajuda aos amigos.

Mesmo assim , fico grato pelas dicas.
SANDRO II

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

olha vai minha foto de que ter paciencia é a chave da criaçao

Uploaded with ImageShack.us[/img]

sua arvore esta muito boa mesmo mas
acho que voce poderia transplantar ela para (escorredor/mamadeira)
e deixar ela crescer livre por uns 2 a 3 anos logo vao aparecendo novos
brotos formando novos galhos .

espero que essa dica lhe ajude muito
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sandro,

Cara, achei sua planta bem legal, ela tem uma estrutura que achei parecido com a minha...

Bom, minha duvida principal neste momento seria se eu devo deixar a planta como está ou se devo cortar na altura desse galho mais baixo. Perto dele estão brotando alguns galhos e acho que daqui a uns dias estará com ums 3 galhos saindo no mesmo local.

Na sua opinião o que seria melhor?
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 8:14 am    Assunto: Responder com citação

Marcello, eu o zeraria logo após o primeiro galho que sai a direita na primeira foto e esqueceria dele por um bom tempo.
Segue as dicas do Sergio, que logo logo terás um ótimo material.

Sergio, esta tua explicação deveria ser acrescida ao Tutorial do Arzivenko lá em Sou Iniciante ou, deveria se criar um novo Tutorial de conselhos "não técnicos". O do Arzivenko tem um aspecto mais técnico e este teu é mais sobre os questionamentos sobre a arte como um todo do iniciante. Muito bom!

Marcellão, tens uma bela planta! Investe nela!

Abraços e vai nos deixando a par das atualizações.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, após a esplanação do nosso colega Bonsérgio, digo que é uma visão que vamos adquirindo com o tempo. Porém tens a oportunidade de aprende-lo agora com uma pessoa mais experiente (Bonsergio).
Sua planta tem potencial sim, mas na minha opinião ainda é cedo para se pensar num bonsai finalizado.
A maior dificuldade que encontro nesta espécie é conseguir adensar/ramificar os galhos, pois é uma planta que às vezes não vale a pena desfolha total e em podas de galhos não dá para encurtar muito os galhos com risco de secar. Nada que com um pouco de técnica não se consiga. Por isso, acho interessante nesta fase que está, fazer a poda como o Renato falou, logo acima do primeiro galho e deixa crescer bastante, se pudesse colocar no chão o crescimento acelera bastante (ou um escorredor/mamadeira). Deixa crescer e enquanto isso pode ir direcionando galhos e tronco para dar movimento a eles.
Veja esta minha planta que tinha uma caracteristica igual à sua: tronco reto e longo. Esta foi a minha primeira planta. Não é lá aquelas coisas, mas gosto dela exatamente porque foi a planta que iniciei no bonsai, aprendi muito com ela. Quando mem mudar de casa ela ainda vai pro chão para melhorar um pouco. Veja, quem sabe ajuda
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13955&postdays=0&postorder=asc&highlight=nikkei&start=0
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Lá vai denovo o texto do Bergson , que sempre se encaixa perfeitamento no que penso e quero dizer ...

Amigo Marcello , me desculpe se fui rispido ou direto demais , apenas quiz ajudar , em momento algum sugeri que descarte o seu ficus , apenas acredito que deverá ter muita paciencia com ele ..:

Tomo a liberdade de transcrever um texto do bonsaista Bergson Vasconcelos , que li numa revista a uns 15 anos atraz e trago comigo até hoje , se encaixa perfeitamente no contexto do topico.

ANSIEDADE DE UM PRINCIPIANTE

Quando nos deparamos com a paixão arrebatadora pelo bonsai , não nos sai do pensamento a idéia fixa de possuir , criar, adquirir uma arvore , seja ela nova,velha, fraca, diminuta ou grandiosa, mas em nossos olhos é sempre e eternamente bela .

É o começo de uma relação intensa na qual existe dependência e cumplicidade . Sucumbimos, então, aos meandros dessa paixão , perdemos o poder de análise pura e simples. O desejo, por vezes infantil, da posse desenfreada nos cega , o sabor do querer sem limites nos embriaga e nos vemos cercados pela ansiedade que nos toma o corpo e a alma .

O que ocorre são os sintomas de uma primeira paixão : a falta de maturidade nos trai e a sensação do desejo nos envolve. Todos os sentidos afloram. Todos os controles se misturam . A todo esse aglomerado de fatos , chamo " angústia de um dia ", pois buscamos, em um mesmo instante , ultrapassar, agrupar e obter todas as etapas da preparação de uma árvore , seja o plantio, a poda das raízes e dos galhos , o transplante , a aramação ou a definição de um estilo , como se a natureza se preocupasse com a rigidez de formas ou com uma triangulação perfeita. No entanto, o fundamental é a perpetuação da vida em sua essêmcia e forma .

O resultado, quando não estamos atentos ao caminho a seguir e simplesmente aglomeramos em um único momento todos os processos, por ser logicamente mais fácil, é por demais previsível. Não espere um belo bonsai em um lindo vaso , mas uma boa armação para a próxima árvore de Natal . Por nossa precipitação de iniciante, condenamos nossa "criação". Devemos nos guiar por nossa intuição , cada ´passo deve ser seguido em seus detalhes , cada momento aproveitado a exaustão . Aprender com nossas observações e, principalmente , com nossos erros , é a essência de nossa arte e a base de nossa vida .

Devemos conhecer os nossos ímpetos e aproveitá-los , além de sempre buscar a docilidade de um belo amor, partilhar os momentos, respeitar as limitações , aproveitar as minúcias e os sabores do tempo de espera, da semente à árvore formada . Devemos crescer com o nosso bonsai, adquirir a sabedoria da paciência, nos envolver inteiramente com a saborosa arte em constante e eterna mudança , transformar a ansiedade de um principiante no sublime prazer de ser uma grande familia .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: