FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CALLIANDRA (matéria já disponível no site)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 8:34 pm    Assunto: CALLIANDRA (matéria já disponível no site) Responder com citação

Pessoal, o amigo Mário Leal dispôs de local e hora (Domingo às 14H00 dia 29.05.2011) no evento BONSAI 2011, para discutirmos CALLIANDRA.



Já consta da programação e nela é solicitado a quem interessar participar da mesa, me contatar.

Assim, para reservar lugar, queira me informnar, via e-mail: enowacki@terra.com.br

1)Participarão como debatedor quem tenha experiência (por pequena que seja) com o gênero Calliandra.
2) Participarão como ouvintes e podendo (devendo) fazer perguntas aqueles que ainda não dispõem de alguma experiência.

Maiores detalhes, ao longo desta semana.

abraço

Elio
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7


Editado pela última vez por Elio em Sex Jul 15, 2011 3:59 pm; num total de 4 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Querido Elio !!!!!!!!!
Que maravilha !!!!
Espero que fotografe muito esta mesa redonda e que dela saia um bom, ou melhor, excelente material escrito e que seja postado aqui no forum....
Estou na fila de espera, no primeiro lugar para aprender e receber o material.
Parabéns desde já !!!!!!!!!!!!!
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 9:33 pm    Assunto: Mesa redonda Responder com citação

Caro Élio, grande ideia, realmente será a oportunidade de tirar dúvidas sobre esta espécie que tanto promete na arte bonsai.

Abraço fraterno
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2011 8:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu chapa, é sempre oportuno e muito proveitoso discussões dessa magnitude, inclusive envolvendo o cultivo de uma nativa de peso como soi ser a caliandra. Mas gostaria de saber se a discussão será sobre determinada variedade ou sobre todas? Ou apenas discutirão a espécie, generalizando?

Pergundo isso pois temos visto cada vez mais a introdução da variedade spinosa, graças à especulação e disseminação levada a termo pelo ex bonsaista Pedro Torquato, de Fortaleza/CE, que resolveu abandonar a arte e enveredar pelo "crime" de realizar quantas retiradas puder, dentro da flora cearence, no unico intuito de enricar com isso. Claro, não cogito de discutir se é certo ou não a conduta dele, vez que não nos cabe julgá-lo por esse crime ambiental. Mas, antes, sobre a condução e cultivo dessa variedade, que aos poucos avança em nossos viveiros, eventos e exposições.

Ou a mesa irá passar ao largo dessa variedade, e a discussão irá ocorrer apenas em relação ao cultivo das que conhecemos e cultivamos há mais tempo? Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2011 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente colocação Nicky !!!!
Pena eu não ter tido coragem para expressar o que você expressou, com tanta franqueza.
Obrigadíssima !!!!!!!!!!!!!
Aguardo a resposta do amigo Elio.....
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes


Editado pela última vez por Angela Fernandes em Qua Maio 25, 2011 2:08 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2011 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Grande amigo Nicky, tirando as peripécias do Torquato, com as quais também não concordo, a mesa discutirá o seguinte:

Gênero: Calliandra

Espécies: brevipes (Selloi) var. rosa, branca e amarela, tweedii, Haematocephala var. branca e vermelha, surinamensis, depauperata e spinosa.

Pelo menos, a princípio, serão essas, visto que não conheço alguém que possua outras espécies, porém, se aparecer alguém que tenha, com certeza discutiremos também.

Desde já, àqueles que participarão como debatedores, solicito se municiarem com fotos, plantas (os que tiverem condições de levar), sementes, flores, etc.

Nicky, vc está compulsoriamente inscrito......................rsrsrsrsrs!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2011 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Querido amigo Elio !!!!!!!!
Gostaria muito de participar deste debate que acontecerá. não para falar....mas para aprender.
Fico aqui "matutando" como será super esclarecedor...................
Quero muitas fotos e muitos videos...........
Obrigada Elio e o que o amigo Nicky falou sobre a "exploração" das calliandras do Nordeste........é assustador e concordo com tudo que foi dito.
Faço minhas as palavras do amigo Nicky, se ele me permitir.
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 1:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu bom amigo, é com muita honra que sentarei juntamente com vc para participar dessa mesa redonda. E ainda gostaria de obter anuencia sua para incluir meu compadre Roni, que pela primeira vez estará participando de algo assim. Certamente, considerando as variedades que citou, será de todo proveitoso por demais tudo o que pudermos estar colocando a respeito dessa espécie, em discussão.

Angela, boa amiga, não me importo de maneira alguma. Em relação ao cearense, creio que o melhor é continuarmos a manter a mesma posição, pois cedo ou tarde ele irá encontrar algo que o faça cessar o comércio desenfreado que vem conduzindo. Rolling Eyes

O que eu considero mais inapropriado em sua maneira de agir é que ele não se preocupa em propagar novas plantas, que poderia estar formando desde a primeira que retirou, através do replantio de novas mudas, obtidas via semente. Por experiencia em meu viveiro, descobri que essa espécie se reproduz bem e rapidamente dessa forma, com novas plantas crescendo rápidamente dentro de um ano, o que forneceria um farto material para ele fazer a compensação das retiradas.

Se ele agisse dessa forma, ao longos dos anos em que vem fazendo suas coletas voltadas para o comércio, replantando digamos duas ou tres mudas para cada planta retirada, não teria nada contra. Mas, infelizmente, ele não tem esse raciocínio, nem outro qualquer, nem preocupação em preservar ou dar continuidade à preservação dessa variedade. Creio que, considerando a quantidade que ele costuma extrair, a spinosa irá se tornar dificultosa na area cearense dentro de pouco tempo, se um trabalho de conscientização, na direção que indico, não for levada a efeito por ele, seu principal "algoz".

As mudas que tenho obtido, através do plantio de sementes coletadas nas tres plantas que tenho dessa variedade, procuro distribuir para amigos que não dispõe de recursos para adqurir as plantas vendidas pelo Torquato. Assim, ajudo a propagar e disseminar seu cultivo, fazendo uso de um material não extraído na natureza.

Acho que uma boa conversa com o Torquato, esclarecendo esse ponto com ele, orientando-o a agir dessa forma, ao invés de pensar apenas no próprio bolso, poderia encontrar solo fértil onde se propagar. Isso poderia, inclusive, ser um tópico a ser discutido no próximos encontros a serem realizados pela turma da Associação Nordestina de Bonsai. Fica registrada então minha sugestão desde já, nesse sentido.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 2:33 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Acho que uma boa conversa com o Torquato, esclarecendo esse ponto com ele, orientando-o a agir dessa forma, ao invés de pensar apenas no próprio bolso, poderia encontrar solo fértil onde se propagar. Isso poderia, inclusive, ser um tópico a ser discutido no próximos encontros a serem realizados pela turma da Associação Nordestina de Bonsai. Fica registrada então minha sugestão desde já, nesse sentido.


Meu nobre amigo Nickfury,

Essa coleta desenfreada de Calliandras spinosas, com fins meramente financeiros, já foi objeto de discussão entre nós, da ANB e, pelo menos da boca para fora, a maioria que se pronunciou repudia esse tipo de ação.

Uma coisa é coletar 10 plantas por ano, outra é encher um caminhão por mês e vender tudo a preço de bonsai.

Seria hipocrisia de minha parte dizer que sou contra o yamadori, haja vista que muitas das minhas plantas são originárias desse método de aquisição e reconheço o quanto é difícil para nós, bonsaístas, resistir a uma matéria prima de boa qualidade, oriunda de yamadori.

Somos todos culpados nisso tudo que está acontecendo, pois cada planta que compramos mais cobiça estamos colocando na cabeça de quem vende. Por isso decidimos (ANB) que não mais compraremos plantas ao Pedro Torquato.

Em relação à mesa de discussão, não sei se agregará muita coisa, mas desenvolvi uma simples matéria relacionada à Calliandra spinosa e que está disponível no site da ANB:

http://www.anbonsai.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81:umarizeiro-bravo&catid=13:especies&Itemid=6

[]'s
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Nicky, com certeza o Roni fará parte.
Estou formatando a maneira como será conduzida a mesa redonda e colocarei à apreciação do Mário, ainda hoje. Tão logo obtenha o aval do Mário, detalhes serão colocados neste tópico.
A idéia é fazermos algo sério, proveitoso e democrático.

Grande Sergivaldo, a materia que consta no teu blog já foi muito útil quando te pedi orientações sobre as spinosas, cujas sementes vc mesmo me deu, as quais geraram plantas que estão no chão, ainda.
Não só a matéria escrita, mas a tua presença na mesa, é imprescindível.


abraços
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 8:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sergi, nobre amigo, fico satisfeito em tomar ciência sobre a atitude adotada pela ANB ante a forma abusiva com que o Torquato vem agindo. Certamente, todos nós somos conservadores e gostamos de manter a tradição do YAMADORI, algo muito proveitoso no que toca a obtermos, de maneira limpa, um material excelente para nosso trabalho no bonsai. Como todo bonsaista que se preze, usei muito esse recurso, e nada obsta que venha voltar a usar, se porventura encontrar algo que me interesse.

Em relação ao artigo sobre a spinosa, à disposição no site, li e reli várias vezes, e como escrevi antes a respeito a voce, sobre a matéria, é algo excepcional, que com certeza deve ser aproveitado e sempre difundido, para que outros possam aprender algo a respeito dessa estupenda planta. Trabalhos como esse, aliás, são sempre dignos de nota e devemos não só sublinhar esse aspecto, mas principalmente o fato de que é algo que nos favorece, ao ensinar como lidar com a espécie corretamente.

Muito oportuno seu esclarecimento em nosso forum, a respeito de sua posição e dos demais amigos da ANB, algo que eu sempre tive a certeza de não ser diferente da minha e de alguns outros. Realmente, parte da culpa cabe a todos nós que adquirimos material, mas nunca, em tempo algum, poderíamos imaginar que a cobiça de tal pessoa chegaria até esse ponto. Mas como salientei antes, acredito que ainda há um caminho que possa, senão contrabalançar, ao menos criar mecanismos de reversão: adotar a prática salutar de plantar mudas formadas a partir de sementes, como faço e sei que outros fazem tambem. Dificil mesmo será convencer o Torquato a fazer, creio eu. Mas não impossível. É preciso mostrar a ele esse caminho, e proponho ao menos tentarmos todos nós, para que ao menos possamos dizer que não baixamos a cabeça e demos as costas a ele e, principalmente, ao que ele vem fazendo de maneira tão irresponsável. É o minimo que devemos fazer, penso eu.

Elio, desde já agradeço ao nobre amigo pela acolhida ao meu compadre. Fiquemos pois no aguardo da autorização do Dom Mario. Tenho certeza que um trabalho dessa magnitude é algo que irá abrir um novo e valioso precedente em um evento que em si é magnifico e que muito tem contribuído para o engrandecimento do bonsai nacional, bem como elevado em vários graus o nível técnico embutido nisso. Creio que a presença do Sergi, à frente, representando a spinosa e a depauperata, é algo inquestionável.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Nicky !!!!!!!
Muito boa sua colocação...
Temos que pensar na difusão, na expansão das plantas e não no retiro puro e simples para comercialização.
O que o Torquato faz, creio ser um crime ambiental......
Fico indignada quando falamos sobre isso.
Você foi brilhante em sua colocação...
Quisera eu ter a facilidade de falar e escrever com sua categoria.
Quem sabe até ele jogue farpas sobre mim.........eu as receberei com tranquilidade.
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Galera,
Sobre as calliandras spinosas eu comprava em grandes quantidades no inicio das vendas. Certa vez perguntei ao PT qual era a origem das mesmas, foi me dito que eram de áreas permitidas a retirada (propriedades agrícolas em área fora das reservas legais e apps). Sendo assim não achava mal nenhum em comprar.
Estas informações passadas por voces são muito graves e passíveis de cadeia.
Realmente as coletas estão fora do controle??? Shocked
_________________
Ricardo Loriggio
Eng. Agrônomo
RL Bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 4:09 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal!

A seguir algumas orientações de como será a MESA REDONDA, devidamente aprovada pelo Mário.

..........................................................................................................

TEMA: Gênero Calliandra

Participantes:

1. Participante debatedor (para aquele que tem experiência com a espécie)

2. Participante ouvinte (qualquer um interessado)

Condução do debate:

1. Os debatedores discutirão sobre o tema. As opiniões serão anotadas e o grupo decidirá o que fará parte do relatório.

2. Os ouvintes poderão fazer perguntas ao grupo.

Roteiro:

1. Discussão sobre o Gênero e as espécies com as quais temos experiências. Diferenças básicas entre as espécies.

2. Taxonomia

3. Cultivo (sol,substrato,rega, fertilização, etc)

4. Vasos

5. épocas

6. Propagação

7. Dicas em geral.

Dos debatedores presentes elaborarei uma lista (que fará parte do relatório) contendo:

Nome completo

Cidade/Estado de origem

e-mail

_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, gostaria muito de poder participar e contribuir com um pouco das experiências que possuo com a espécie.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Próximo
Página 1 de 11

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil