FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mudas de Primavera
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
c4l40



Registrado: 30/10/04
Mensagens: 4
Localização: Pedralva/MG

MensagemEnviada: Sáb Nov 13, 2004 4:26 pm    Assunto: Mudas de Primavera Responder com citação

Olá para todos,
Ganhei de um colega 4 mudas de de Primavera que esta em saquinho de plastico, gostaria de saber a opinião de vocês sobre uma mudança neste fim de semana para um vaso de plastico, estou notando que o tempo ainda esta esfriando bem a noite, o que acham? a quinze dias replantei 25 mudas que estavam em sacos plasticos até agora as mudas estão indo bem, e alem disto andei podando algum galhos e palntei tambem como estacas, neste caso vai demorar mais para ver o resultado se foi positivo, espero opiniões.
Obrigado
Luiz Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2004 6:07 am    Assunto: Responder com citação

Caro c4/40,

Não tem problema nenhum vc as transplantar neste ou em outro final de semana, mas tome cuidado para que não quebre as raízes mais novas. O inconveniente é que se são mudas com diâmetro de tronco muito fino, e passá-las para vasos pequenos, demorarão muitos anos até atingir um diâmetro satisfatório. A dica,então, é pegar uma planta já adulta, ou do chão, ou de lata ou vaso. cortando as raízes mais grossas, e a parte aérea a uns 15 a 20 cm do chão. conservando em caixa de areia à meia sombra durante um ano. Logo vc verá os brotos que devem ser podados a seu critério. Para vc ter idéia, tenho uma primavera que tirei do chão há 11 meses com 12 cm de diâmetro e ums 20 de altura que está cheia de brotos, prontos para começar a trabalhar, talvez esteja pronta para o vaso daqui uns dois anos.

Abraços,

Jackson Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2004 6:43 am    Assunto: Responder com citação

Caro c4/40

Só para completar, é legal usar mudas novas, pois vc pode acompanhar o desenvolvimento e educá-la a seu gosto, porém é aconselhável plantá-las em vasos grandes ou baldes ou bacias com furos para drenagem ou escorredores de macarrão apoiados no chaão de terra, pois seu crescimento será mais rápido, e como substrato uma mistura de terra comum areia grossa e húmus de minhoca (20%). Mas quando for passar para vaso definitivo utilize a mistura de pedrisco, areia grossa e carvão triturado.

Abraços,

Jackson Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2004 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Ou até mesmo no solo, de maneira que depois da engorda se possa retirar...
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2004 1:09 pm    Assunto: primavera Responder com citação

o ideal mesmo, é conseguir plantas velhas, com troncos grossos, e cortar secções de 15 a 30 cm de comprimento, com formatos curvos, os quais coloca-se de molho por vinte minutos numa solução de agua com biofert raiz. depois é só plantar num vaso ou escorredor, como sugerido pelos colegas bonsaistas e esperar o enraizamento. tenho obtido bons resultados assim. e olha que o clima em Brasilia costuma ser inclemente. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Chris Roger Pires



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 38
Localização: Gioânia-GO

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 1:14 am    Assunto: desculpas Responder com citação

Nick não prestei atenção de que região voce é agora sei que somos vizinhos quem sabe fique facil de nos encontrar, eu ,vc ,meu irmão e um amigo que voce de conheecer la do mercado das flores ai em Brasilia o nome dele é Carlos da bonsai cerrado ele e´mais conhecido como maniho

Abraços
_________________
Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Chris Roger Pires



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 38
Localização: Gioânia-GO

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 1:20 am    Assunto: desculpas Responder com citação

Nick não prestei atenção de que região voce é agora sei que somos vizinhos quem sabe fique facil de nos encontrar, eu ,vc ,meu irmão e um amigo que voce de conheecer la do mercado das flores ai em Brasilia o nome dele é Carlos da bonsai cerrado ele e´mais conhecido como maniho

Abraços
_________________
Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil