|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lgbaldim
Registrado: 10/01/11 Idade: 43 Mensagens: 65 Localização: Monsenhor Paulo-MG
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 6:37 pm Assunto: Buxinho - Tronco com podridão |
|
|
Foi realizado um yamadori em janeiro deste buxinho, algumas fotos a baixo:
Ele se recuperou legal, acredito eu, soltou algumas ramificações e agora por esses dias, apresentou uma podridão na base do tronco, segue fotos:
Mexendo, percebi que tinha um bichinho branco, acredito que é o tal do bicho de pau podre. Então eu pensei e segue minha dúvida:
"Posso eu fazer uma intervenção nesta época, tirar do vaso, lavar suas raízes e deixa-lo um tempo em uma solução enraizadora, uns 30 min e preparar para replanta-lo usando alda sulfocáustica em seu tronco onde está morto?" Será que ele irá sobreviver? Abraços
Editado pela última vez por lgbaldim em Sáb Maio 14, 2011 8:47 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 6:42 pm Assunto: |
|
|
Se vc estiver adubando a planta , recomendo que retire , pois a planta sofre muito extress...
Já perdi vários buxinhos por causa de podas, adubação.... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 8:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Igbaldim, meu conselho é que mantenha a planta como está, sem fazer a intervenção que questiona. Isso pq sua planta ainda está meio letargica, em recuperação. Não se observa nela brotações novas, vigorosas, indicios claros de que está saudável o bastante para suportar todo o estresse que vc desencadearia se realizasse os trabalhos que pretende.
O ideal, a meu ver, é escavar a base um pouco, retirando da area afetada toda a terra. Pode usar a metade de uma vasinho plastico preto, pequeno, recortado, para isolar essa parte, de maneira a poder trabalhar nela. Evite usar calda sulfocacilca, pois poderia escorrer até as raízes, matando sua planta. O tratamento mais comumente utilizado no combate as brocas é a aplicação de inseticida. Esse método pode ser empregado tanto no combate como na prevenção, sendo pouco eficiente no primeiro caso. Ao se aplicar o inseticida nos orifícios escavados pelas brocas, a praga não será exterminada já que ali é apenas a “porta de saída” da madeira pelos insetos adultos, os quais já emergiram. Ademais, a penetração do produto nesse local será pequena, porque ali se acumulam serragem e fezes do inseto, fato que restringe o alcance do inseticida a outros indivíduos.
Como vê, o nome correto do bicho que causa o apodrecimento é "Broca". E há certo grau de dificuldade em sua eliminação, que não irá ocorrer com a aplicação de calda sulfocalcica, mas sim de um inseticida potente. O produto a ser usado deve ter uma ação inseticida e resina hidrorrepelente, que fixam o produto proporcionando longo efeito residual e ajuda no controle contra esse tipo de praga. A forma de aplicação é com o auxilio de uma seringa descartável, que graças a agulha tem acesso através dos furos e canais feitos pelos insetos, permitindo a aplicação do produto em áreas invisiveis, matando tudo que encontra e o que estiver próximo, permanecendo por maior tempo no local, agindo defensivamente contra insetos ainda por nascer (ovos depositados, por exemplo).
Esses insetos apresentam os seguintes estágios: ovo, larva, pupa e adulto. São as larvas que atacam as madeiras para se alimentar. Preferem material macio, menos resistentes. O seu ciclo de vida pode durar um ano e a fase larval é a mais longa. O dano que causam é um orifício na madeira para a saída do besouro adulto que dura apenas poucas semanas. Mas em um mesmo local podemos ter várias infestações por brocas. Algumas brocas depositam seus ovos na superfície da madeira ou fendas. Dos ovos saem às larvas que se alimentam da madeira. Como não são animais sociais, eles cavam galerias individuais. Essas galerias são fechadas pelas fezes do animal. Às vezes podemos observar resíduos igual uma serragem, que saem pelos orifícios deixados. Muitas vezes confundimos com cupim.
Um inseticida à venda, que combate cupins e brocas é esse abaixo:
Alguns recipientes vem com uma mangueira fininha, a qual pode ser adaptada uma agulha grossa de seringa, para facilitar a dispersão do produto, além do alcance maior graças à agulha:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
lgbaldim
Registrado: 10/01/11 Idade: 43 Mensagens: 65 Localização: Monsenhor Paulo-MG
|
Enviada: Qua Maio 18, 2011 12:25 pm Assunto: |
|
|
Certo nickyfury, estou seguindo suas indicações. Vamos aguardar e ver se ele se recupera!
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|