Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bernardo Amaral

Registrado: 08/03/11 Idade: 40 Mensagens: 71 Localização: Pelotas-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 10:54 pm Assunto: Yamadori de Azaléia |
|
|
Hoje fiz a retirada desta muda de um jardim, como o solo estava com uma umidade ideal, consegui remover o torrão corretamente sem abalar as raízes da planta.
Estou passando ela para um vaso grande de treinamento (talvez um balde cortado), gostaria de sugestões para ela.
o nebari dela deve ter uns 10cm.
PS: A régua que utilizei como medida tem 20cm. _________________ Munem Mushin |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 11:12 pm Assunto: |
|
|
Blz!? Pode ser cortado a forquilha , sendo o galho mais fino mais curto que o grosso, que ficará pouco mais alto.Assim que brotar, fazer uma seleção de galhos e determinar o estilo a ser almejado.Estes cortes farão bem a ela agora, pois eliminará a carga que ela precisaria manter pra se recuperar, aliviando-a. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Bernardo Amaral

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
Detalhe nas raízes e no nebari dela.
 _________________ Munem Mushin |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 11:57 pm Assunto: |
|
|
E ae, blz!Já que está bem disposto, poste fotos dos quatro lados, visando o nebari da planta.Ela está pedindo uma poda bem curta por este ângulo da última foto, uma poda mais baixa, fará com que exploda muitos brotos.Fazendo uma seleção cuidadosa destes brotos, você vai poder escolher o estilo e determinar os caminhos a chegar até ele.Te garanto que vai conseguir muitas sugestões boas e escolher uma para seguir com sucesso. Azaléia responde muito bem a esses cortes mais drásticos.Até _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Bernardo Amaral

|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 8:57 pm Assunto: |
|
|
Atualização após replantio.
Eu retirei os galhos menores que nas fotos ainda estão presentes, mantendo apenas os 2 maiores.
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 9:04 pm Assunto: |
|
|
Boa opção!Fez transplante?Deixe ela respirar até a próxima primavera... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Bernardo Amaral

|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 9:12 pm Assunto: |
|
|
Sim, coloquei neste vaso grande, preferi não alterar muito o sistema radicular dela.
A primeira rega já fiz com um pouco de enraizador diluído em 1l de água, e 0.04mg de tiamina (vitamina B1) diluída na mesma água, tem dado bons resultados em minhas plantas regá-las 3X por semana com tiamina. _________________ Munem Mushin |
|
|
 |
Bernardo Amaral

|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 2:10 pm Assunto: |
|
|
Estou postando fotos da evolução desta planta:
Assim que ela florescer na entrada da primavera, to pensando em podar esses 2 galhos maiores q ficaram, deixando apenas os brotos novos. _________________ Munem Mushin |
|
|
 |
Bernardo Amaral

|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 1:48 pm Assunto: Evolução! |
|
|
Estou postando fotos atualizadas desta planta, aceito críticas e sugestões.
Fiz um trabalho com canivete, retirando madeira morta do tronco dela, reduzindo o nebari um pouco, com finalidade de gerar brotos em ambos os lados, usei uma mistura de massa de modelar com própolis como "pasta cicatrizante".
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 8:04 am Assunto: |
|
|
E ae, blz!?
Vem fazendo um trabalho bacana com ela.
Esse galho principal, mais fino, se distancia do tronco mais grosso, com o mesmo diâmetro por varios cm.
Seu trabalho com o canivete, proporcionou um bom desnível de grossura, na altura do corte.
Para continuar esse desnível com proporcionalidade, vejo que um corte, logo acima do arame mais alto da última imagem, poderá gerar novos brotos em sentidos diversos, com desenvolvimento desses novos brotos, o desnível de grossura irá conificar, puxando o desenvolvimento, daquele fininho com vários cm, que foi cortado, fazendo com que a base afunile tb.Pela imagem, se der dois brotos no local do corte, um pode subir continuando o tronco, o outro pode ser disposto com curva pra esquerda, contrapondo com os que sobraram da direita, que devem ser aramados e bem disposto a formar a primeira copa e/ou galho.Se for optar pela sugestão, faça uma adubação pelo menos uma semana antes, e sol até um dia antes dos cortes, reduzindo assim sua atividade antes do descanso(pós corte e aramação à meia sombra). Os galhos a serem aramados, tb podem ser diminuídos, só que com folhas, para estimular um desenvolvimento mais intenso do que o apical...abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Bernardo Amaral

|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 10:16 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Marco!
abraço e um bom ano novo _________________ Munem Mushin |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 28, 2011 8:09 am Assunto: abç |
|
|
Pra vç tb e td d bom! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|