|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 11:26 pm Assunto: Yamadori bougainvillea (ap. roxa) ATUALIZADO: 19/05/11 |
|
|
Felicidade!
Finalmente, meu primeiro yamadori, um momento inesquecível para a maioria dos amantes de bonsai.
HISTÓRIA:
Já tinha um tempo que eu e meu pai procurávamos um bom material para um yamadori. rocuramos por cerca de duas semanas, até achar está primavera.
Ela estava na frente de uma empresa, lá haviam várias primaveras, mas eram todas grandes então era inviável retirá-las. Então achamos uma pequenina que estava muito na sombra (embaixo de um fícus) e que não estava se desenvolvendo tão bem quanto as outras.
Olhamos para ela por um bom tempo, rodamos em sua volta, vendo se era um bom material, mas meu pai não estáva gostando muito da idéia de ir lá, na cara de pau, pedir para "arrancar" a planta do lugar onde ela estava. Então "desencanamos", viramos as costas e fomos procurar algo mais... fácil.
Andamos por horas, mas não achamos nada tão bom quanto aquela linda primavera. Então resolvemos voltar (aêêêê!!!) e ir falar com o dono do lugar. Falamos primeiros com dois seguranças, depois com o jardineiro até que, depois de um certo tempo, conseguimos falar com o dono do lugar (e da planta cláro). O cara era super gente boa, deixou sem nem pensar direito, deu aquele aperto de mão firme e foi fazer as coisas dele. Sai pulando que nem um doido até chegar no carro e pegar minhas ferramentas.
A condição era complicada, não tinhamos nem uma enxadinha, nem uma picareta, nada, apenas uma pasinha de jardim e um facão.
Mas não desistimos, fomos até o final e conseguimos retirar a gigante que parecia pequenina.
Desculpem, me esqueci de tirar fotos durante a retirada (típico...).
Pomos a criança no porta-malas e fomos em busca de um vaso. Conseguimos achar um suficientemente grande para abrigá-la. E ainda ganhamos um descontinho (no vaso e no prato) por que a vendedora disse que era para um amante de plantas, está fácil ganhar descontos hoje em dia.
Cheguei em casa mas fiquei lá embaixo, na garajem. Fiquei lá cuidando dela até a noite cair.
Depois subi e fui contempla-la e imaginar uma futura forma e tudo o mais.
FIM:
Aqui estão as medidas do que coloquei no vaso:
Meu futuro projeto:
(Fico ruuuimm...)
O nebari está muito legal, está bem "aberto" no final, o problema é que está enterrado (por enquanto).
É isso aí, este foi meu primeiro yamadori, foi bem grandinho para o primeiro, mas por mim tudo bem, eu dou conta
Mandem suas opniões, críticas, dicas, projeções e sujestões!!!
Abraços e obrigado a todos que me ajudaram no tópico "Procurando yamadori" !!! _________________ Planta! Vai que pega...
Editado pela última vez por Pedro Catarin em Qui Maio 19, 2011 1:27 pm; num total de 6 vezes |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 11:00 am Assunto: |
|
|
Pedro Catarin,
da pra seguir o projeto que vc sugerio ai brother, mas acredito tb que da pra aproveitar melhor o material que vcs coletaram usando alporquia, que em bugas dão raizes em dois meses!
parabens pelo yamadori
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 11:13 am Assunto: |
|
|
Parabéns pelo yamadori Pedro. Consegui dormir direto?RSssrs _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 11:40 am Assunto: |
|
|
Filipe: Pensei o mesmo que você cara, as alporquias são uma saída boa para não desperdiçar, mas, se eu as fizer, irei plantar pela cidade, não poderei ficar com elas (não todas hehehe...).
Nikkei: Valeu cara ;D Até consegui, ela atrapalhava um pouco pois, de tão grande, "entrava" um pouco na cama, mas estava cansado, consegui pegar no sono fácil.
Abraços a todos!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 11:52 am Assunto: |
|
|
Cara, vai ser um desafio e tanto crescer dentro de casa...Bate sol em algum hor´rio pela janela? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 12:55 pm Assunto: |
|
|
Das 9:30 as 12:00 só na janela (não o meu quarto), da 13:30 as 14:30 na cama, aí o resto até mais ou menos umas 18:00 bate no chão (a esquerda da planta, na frente da estante).
Mas pelo local que ela estava (crescendo totalmente na sombra de outra árvore), acho que ela se dá bem somente com a boa luz que bate no quarto, mas qualquer coisa tento arrastá-la para o sol.
Minha outra primavera (branca) está lotada de folhas novas somente com o sol que bate no chão (14:30 as 18:00).
Espero que ela consiga crescer bem... _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:14 pm Assunto: |
|
|
Esse garoto vai longe........................!!!!!
Abração, Pedro! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:15 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Pedro, muito legal ter teu pai como parceiro. Agora é deixar ela descançar por muuuuuuuuuuuuito tempo. Não mexa mais nela, apenas atenção às regas.
Ano que vem terás muito trabalho. Que bom, né?
Você me fez lembrar meu 1º yamadori, 2 buxus. Tenho um até hoje. Muito legal lembrar disto. Valeu. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:25 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela atenção pessoal, é muito bom ver que vocês se importam comigo!!
Ricardo, como você disse, vou deixar ela descançando até novas brotações e tudo o mais. Você disse ano que vem, até aí tudo bem mas, daqui a dois dias já é ano que vem... Você quer dizer deixar um a dois meses sem mexer né? Se for assim tudo bem pois pretendo cortá-la logo... Ela ocupa muito espaço no quarto e fica difícil cultivá-la assim.
Abraços a todos!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:29 pm Assunto: |
|
|
Ah! Lembrei, eu quero fazer umas perguntinhas também...
1ª: Posso colocá-la no sol???
2ª: Posso tirar as folhas que ficaram nela???
3ª: O substrato que usei foi o correto???
Abraçõs a todos!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:29 pm Assunto: |
|
|
Pedro, nem tinha me dado conta. Quando disse ano que vem, quis dizer no início da primavera do ano que vem!!!!
Já perdi 2 bouganvilles por elas estarem brotando e ai fui mexer nelas: MORRERAM. Então, se for cortar, corta agora ou então não mexe mais.
E se fores cortar tão baixo como no teu projeto, deixa mais uns 5 cm pra cima pois a ponta do tronco pode vir a secar ai pode ficar mais baixa do que você quer. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:40 pm Assunto: |
|
|
Minhas respostas:
1ª: Posso colocá-la no sol???
Não, ela precisa se recuperar. Imagina que o sistema radicular dela precisa se refazer. Então, nada de sol, deixa só pegando luminosidade indireta. Nem depois que aparecerem os 1º brotos. Ela deverá levar uns 6 meses pra se estabilizar.
2ª: Posso tirar as folhas que ficaram nela???
Pode sim, sem problemas.
3ª: O substrato que usei foi o correto???
Eu, particularmente, uso só areia grossa pura, destas de obra mesmo.
Olha só esta minha que está na areia pura há quase 1 ano:
Isto que foi plantada sem nenhum galho, só o toco.
Vamos ver o que os demais tem a falar. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:42 pm Assunto: |
|
|
Hehehe, é duro isso, eu também confundo sempre...
Vixi... é tempo hein... Acho que vou cortar agora então, o problema é que não tenho o material nescessário, tenho apenas aqueles facões com serra (para poda de galhos grossos) e uma serrinha para cano de PVC bem fina.
Será que dá para cortar com esse material mesmo? Se não, teria outro jeito?
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:48 pm Assunto: |
|
|
Pedro, siga as orientações do Ricardo. Pode cortar com a serrinha. Melhor se ela estiver com o arco. Corta legal !
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:52 pm Assunto: |
|
|
Não precisa inventar a roda não, Pedro. Pode corta usando o serrote de podas já que é um tronco já grosso. Eu utilizo um destes:
Os galhos que você retirar, elimine as folhas, deixe de molho no enraizante e plante em areia pura. Terás outras plantas assim. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|