FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Redução de pinheiro.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lula Alves

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 12:53 am    Assunto: Redução de pinheiro. Responder com citação

Ai gelera, como vão?!
Estou precisando de uma ajuda.Tem +ou- 2 anos que cultivo bonsai e já tenho muitas plantas, algumas mudas de sementes que germinei, outras já pre-bonsai pois comprei em floras as plantas e reduzi, incluzive um buxinho de 17 anos, um ficus de 6 anos, entre outros.
Mas ai vem a questão: Comprei um pinheiro que tem quase 2 metros de altura e na base uns 5 cm de diametro. Ele tem folhas somente no topo, e está plantado em um balde de 20 litros, porém com terra pela metade.

Para fazer redução de raiz acho que não terei problema, porém não tenho conhecimento sobrei como fazer a redução do tronco!
Se eu reduzi-lo completamente será que ele brota novamente?
Alguem tem experiência nisto?
Pensei em fazer enxertia, para que na redução ele não fique sem folhagem abaixo de onde pretendo cortar. O que acham que deve fazer?
E qual a menhor epoca para reduzir ou fazer a enxertia.

Obrigado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lula Alves

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 1:02 am    Assunto: Redução de pinheiro. Responder com citação

Vou postar a foto sim Roberto, mas acho que vou optar pela enxertia.
Sei que se tirar todas área folhiar ela corre o risco de morrer.
Vamos aguardar mais opniões...
Abraça.
Lula Alves

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 1:05 am    Assunto: Redução de pinheiro. Responder com citação

O Roberto, acho que apaguei sua mensagem sem querer.
Ainda não sei mexer direito no forum.
Mais valeu pela dica.
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 9:27 am    Assunto: Responder com citação

Apagou não ictiologo, o que vc fez entrar em outro tópico criado por vc em duplicidade, he,he,he.A mensagem do Roberto se encontra no outro tópico, abraço.
Lula Alves

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 12:21 pm    Assunto: Redução de pinheiro. Responder com citação

A tá Hraphi, valew.
Lula Alves

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 12:31 pm    Assunto: Redução de pinheiro. Responder com citação

Como falei anteriormente, tái a foto do pinheiro, e também dos brotos no qual pretendo usar para a enxertia.

.

Aguardo opniões.

Editado pela última vez por Lula Alves em Qua Maio 25, 2011 11:06 pm; num total de 1 vez
Lula Alves

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 12:35 pm    Assunto: Redução de pinheiro. Responder com citação

Se caso os amigos mais experientes acharem que ele não vai brotar e que devo realmente fazer a enxertia, pretendo fazer a uns 10 cm da base.
Se alguem sabe como fazer me auxiliem pois tenho ideia apenas por mateiras que li sobre o assunto.
No caso do pinheiro qual seria a melhor estação para reduzir ou enxertar, se for enxerto quanto tempo leva para pegar.

Obrigado...
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Ictiologo, qual a variedade? Ellioti? Acho que não é muito apropriado para bonsai devido ao tamanho das agulhas. Agora, sinceramente não se dá para enxertar galhos de Pinheiro Negro que tem uma característica bem interessante, agulhas menores e tronco com aparência a , assim você aproveitaria o tronco e sua grossura.

Com toda franqueza, não sei nada sobre enxertos. Esta lacuna ainda devo preencher no meu conhecimento sobre a arte. Os experientes podem opinar com mais propriedade.

Um abraço

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Lula Alves

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

O Roberto, se é o elliote eu não sei! sei que as agulhas dele são duplas!
No caso do pinheiro negro, já pesquisei e achei postagem de pessoas que fizeram a enxertia de pinheiro negro em outras espécies. e obtiveram sucesso! porém eu não tenho onde conseguir os brotos do negro para enxertar!!! Ele não é comum aqui em minha cidade...
Márcio Friedrich Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2011 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que seu material poderia ser trabalhado com uma técnica de compactação.

Primeiro protejer o tronco com rafia em toda sua extensão,

A seguir aramar toda extensão do tronco, até próximo a copa,

Agora basta torcer e enrrolar a planta dando sinuosidade e até mesmo voltas sobre voltas.

Pode dar um bom resultado no futuro
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2011 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

Lula,
este pinheiro nao esta parecendo ser Eliote a brotação esta bem diferente, tire algumas fotos da brotação dele use o macro da camera pra tirar uma fotos mais pertas , a opção da "flor" na camera.

assim da pra identificar melhor qual pinheiro seria este , pode ser o pinheiro negro ou pinheiro vermelho , ambos tem 2 agulhas !
se for uma deste dois consegui fazer enxerto ete por encosta, e so pegar o galho la de cima trazer pra baixo e fazer um corte dos dois lados e amarrar, depois tem varios videos mostrando esta tecnica, e outra e compra uma muda pequena e amarra do lado podendo usar mais de uma muda.

o Eliote tem 3 agulhas ..

coloque mais fotos de lado dos brotos e de frete de brotos mais novos ,pra facilitar a indetificação!

abraço;.
Lula Alves

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2011 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Márcio e Gustavo.

Decidi pela enxertia mesmo, mais opniões ainda valem, pois não sei se a enxertia vai pegar!

Algumas fotos do trabalho, e tem umas fotos dos garfos que usei que dão para ver as agulhas melhor.

Área do enxerto:

Inicio do trabalho e seguencia dos passos:

Corte diagonal para encaixar o garfo no corte do cavalo.

Trabalho concluido:

Vista geral:

Opniões?!
Márcio Friedrich Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2011 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom seu trabalho de enxertia...também tenho um pinheiro que não sei se é o Pinheiro Vermelho ou Pinheiro Branco, mas o caso é a planta tem 1,80 de altura e no primeiro quinto de seu caule tem vários galhos distribuidos ao redor do tronco, minha idéia é efetuar a enxertia pra aproveirar essa parte da planta.

Minha dúvida é quanto a época do ano mais apropriada para a enxertia em pinheiros?
Lula Alves

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2011 1:22 am    Assunto: Responder com citação

O Márcio,

Esta planta que enxertei também tem +ou- 1,80 m de altura.

Quanto a epoca do ano, falando pelo meu conhecimento de biológo, não de bonsaista por que tem pouco tempo que trabalho a arte, as plantas no inverno entram em dormencia, parando toda sua atividade, retornando na primavera, atingindo o pico no verão, e no outono já estão se preparando para a nova invernada, pórém ainda em atividade.

Acho que o verão seria a melhor epoca para qualquer trabalho neste sentido, pois é quando elas estão no pico de energia.

Primavera elas estão gastando na reprodução, pórém produzem bastante energia também, podendo assim ser feito este tipo de trabalho, assim como no outono onde toda energia não gasta foi acumulada para a invernada após toda está atividade, sendo assim também tem energia para encarar um cicatrizãção de enxerto.

Então a unica epoca que eu não arriscaria seria o inverno, que é quando elas estão em dormencia. o Inverno é bom para tlansplante, pois elas não estão utilizando muito a parte radicular (raizes), sendo este feito mais pelo final da estação, ai elas já entram na primavera com terra nova cheia de nutrientes e a todo vapor. Obs: Não adubar no inverno também tá, é perder fertilizante, hormonio, ect. a planta não suga nada!

Bom, falei sobre a teoria que estudei nos ultimos anos, pois me formo este ano.
porém creio que tem pessoas que na atividade podem ter outro conhecimento que prove ao contrario da teoria.

vamos opnar, e ajudar

OBS: fiz hoje estes enxertos, e no final da noite quando cheguei da facu fui da uma olhadinha e o ambar (substância cicatrizante produzida pelas plantas) já estava escorrendo para fora da rafia enrrolada. Alta atividade do pinheiro.
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2011 2:58 am    Assunto: Responder com citação

Lula... fiquei impressionado...
Vendo suas fotos vi ficou simples fazer enxerto... Tenho aqui uma espécie que é parecidíssima com a sua e me disseram que é pinus silvestris, com as agulhas longas e tudo mais.... até vou me atrever a fazer tb.....vai que dá certo...
Poste pra gente as fotos futuramente......
abração
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: