|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MOTTA
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 10:01 am Assunto: Caliandra |
|
|
Consegui uma caliandra cujas flores são vermelhas. A árvore tem um tronco de 10cm de calibre e um excelente nebari, mas com muitas irregularidas.
Para trabalhá-la vou ter que fazer uma poda radical.
Bom, a minha questão é a seguinte.
queria fazer umas mudas... a Caliandra pega através de estaquia? Alporque? Ou as duas coisas?
Não queria fazer uma interveção sem antes sanar essa dúvida. Alguém pode me ajudar? _________________ "O bonsai precisa contar uma história"
(Eduardo Campolina) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 12:38 pm Assunto: |
|
|
Motta...
Quanto a intervenção na planta, precisa postar fotos para o pessoal poder opinar.... quanto a alporquia e estaquia da calliandra pegam muito fácil...
A alporquia tem só um probleminha... tem que fazer na época certa, não sei bem qual mas é o ideal.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 3:26 pm Assunto: |
|
|
Motta, Alporquia é mais garantido. Como gera raízes em 45/60 dias, tem que pensar na data em que vai retirar. Se fizer agora, terá raízes (poucas) em Maio (não é bom!)
Assim, eu deixaria para fazer a alporquia em Agosto.
Estaquia, da vermelha (tweedii), de galho grosso, não pega tão fácil.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 9:03 pm Assunto: Experiencia |
|
|
Caros colegas, ano passado realizei uma alporquia em minha caliandra. Na verdade foram duas alporquias na mesma planta em periodo diferente do ano, utilizando hormonio, esfagno e procedimento completamente identicos, mas somente obtive sucesso no processo realizado no mes de setembro ( mes que o pessoal aconselha), logo, a questão de época correta, na realização este procedimento é fundamental para ter sucesso.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 10:54 pm Assunto: |
|
|
Obrigado.
De qq forma fiz umas estacas de partes que certamente seriam podadas.
Vou esperar agosto/setembro, mês mais adequados segundo as opiniões aqui postadas, para efetuar umas alporquias.
Obrigado. _________________ "O bonsai precisa contar uma história"
(Eduardo Campolina) |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 9:28 am Assunto: |
|
|
Estaca pega facil
Quando fiz a coleta da minha, após a limpeza e poda para o escorredor, coloquei todas as folhas, galhos, ramos que resultaram em um vazo grande que tenho na sacada com maracuja (adubo organico, afinal).
Hoje, aproximadamente um mes depois, TODOS os ramos e galhos continuam verdes e saudaveis. Na minha opinião, pegou!!!! _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Sáb Maio 28, 2011 7:53 pm Assunto: |
|
|
Fiz três estacas, em duas obtive sucesso, apesar de o tempo não ser favorável. _________________ "O bonsai precisa contar uma história"
(Eduardo Campolina) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|