FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 03, 2008 10:28 pm    Assunto: Pinheiro Negro Responder com citação

Cultivo esse pinheiro negro desde 2004, no começo ele era apenas uma mudinha com alguns poucos galhos.

2006

2007

2008 Aqui a planta antes da poda radical

2009

2011

Estou utilizando o post em que eu primeiro publiquei fotos dele, na época não havia a seção A evolução de sua árvore através de fotos, por isso na época postei aqui.

Sei que ele tem diversos defeitos, mas tudo que sei sobre Pinheiros Negros eu aprendi com ele, então tenho que viver com eles.

Abraço!

Editado pela última vez por João Pedro em Qua Maio 25, 2011 12:01 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 04, 2008 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

João Pedro,

tá procedendo igual o japa q eu vi em uma revista, e de acordo com ela tá certinho, ele só aramou o galho de sacrificil pra que ele não faça sombra no "bonsai"
galhos inferiores que serão usados.
Very Happy

ahh, se vc quiser e ainda der tempo, vc pode dar movimento ao tronco, pq depois...

t+

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 05, 2008 1:12 am    Assunto: Responder com citação

Exatamente Filipe, eu vi essa técnica há alguns anos atrás e passei a adotá-la em todas as minhas plantas, sempre deixo crescer um galho de sacrifício para engrossar o tronco.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 12:10 am    Assunto: Responder com citação

Resolvi atualizar esse tópico, com mais algumas fotos.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 8:53 am    Assunto: bonsai Responder com citação

João Pedro, considerando a evolução mostrada por sua planta, podemos ver que seu trabalho nela resultou bem satisfatório, ainda que um pouco incompleto. Isso nos põe duas situações: a primeira, que o cultivo empreendido por voce surtiu um efeito interessante, redundando numa planta que, se não está finalizada, ao menos se aproxima bastante disso.

A segunda, que para ter um pinheiro como bonsai é preciso um curso presencial com alguem que domine não só o cultivo, como tambem a formação estrutural, implicando em informações sobre aramação, poda, pinçagem de acículas, adubação, etc. Enfim, todas as informações necessárias a que um bonsaista prescinde, para obter, com certeza, um bonsai de pinheiro negro com um minimo de qualidade técnica.

O curso presencial é um fator preponderante. Não basta assistir videos no youtube, nem tampouco ler livros e revistas especializados que abordem essa espécie. Claro, isso ajuda um pouco, mas só um pouco. Apenas vendo, assistindo alguem fazer, e fazendo para treinar, é que podemos nos considerar aptos a estar formando, adequadamente, um bonsai dessa espécie.

De qualquer forma, parabenizo o nobre colega pelo resultado alcançado, salientando que o principal está feito: o arcabouço estrutural está modesto, porém, interessante. Resta, agora, reformar os galhos, através de aramação e pinçagem, que visam principalmente adequar a formação dos galhos, deixando-os em harmonia com o tronco, bem como abrir ramificações laterais neles, para proporcionar estabilidade visual, permitindo uma correta densificação. Isso pode ser conseguido com aramação e pinçagem, bem como podas redutoras e de manutenção.

Sugiro, então, um curso presencial para adquirir o conhecimento necessário a essa fase, aproveitando para levar a planta junto e realizar nela os trabalhos necessários, complementando com sua prática na própria planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 1:46 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo plenamente Nickyfury!

O único problema é que moro no interior do Rio Grande do Sul, em Bagé. Acredito que só conseguiria um curso presencial em Porto Alegre, e mesmo assim seria difícil devido as minhas atuais condições financeiras, visto que sou um advogado recém formado.

O jeito foi aprender com a prática e com base nos livros que comprei. Acredito que com os próximos procederei melhor.

E esse eu pretendo aramamar agora em agosto para corrigir as suas imperfeições, principalmente aquele ápice que se tornou confuso.

Abraço!
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked Very Happy Parabéns João Pedro ! belo trabalho esta no caminho certo, em breve tera um belo exemplar........... Wink
Abraço......... Wink
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

João....
Estou no mesmo barco que você... tenho um exemplar aqui de qualidade eu acho e não faço a mínima idéia de como é pínçar..... eu vejo as fotos mas como o nobre Nick falou... sem vc ver alguém fazendo não dá para arriscar, principalmente com uma espécie tão temperamental quanto ela.
Mas mesmo assim, com o conhecimento que vc tem, Parabéns...
abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2011 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

João Pedro escreveu:
Concordo plenamente Nickyfury!

O único problema é que moro no interior do Rio Grande do Sul, em Bagé. Acredito que só conseguiria um curso presencial em Porto Alegre, e mesmo assim seria difícil devido as minhas atuais condições financeiras, visto que sou um advogado recém formado.

O jeito foi aprender com a prática e com base nos livros que comprei. Acredito que com os próximos procederei melhor.

E esse eu pretendo aramamar agora em agosto para corrigir as suas imperfeições, principalmente aquele ápice que se tornou confuso.

Abraço!

João Pedro, me passe teu e-mail.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo SP

MensagemEnviada: Sáb Maio 28, 2011 12:16 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns João.

To doidão pra encarar um pinheiro negro também, mas não estou encontrando pra comprar aqui em São Paulo.

Esse seu tem quantos anos? O tronco engrossou em relação a primeira foto.

Abs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 28, 2011 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo S escreveu:
Parabéns João.

To doidão pra encarar um pinheiro negro também, mas não estou encontrando pra comprar aqui em São Paulo.

Abs

Rodrigo... se vc tem vontade de conseguir pinheiro negro...
vamos combinar um dia de ir para atibaia. Lá tem vários produtores e o preço vc não acredita... por exemplo, comprei um pinheiro negro bem maior do que o nosso amigo João Pedro e com muito movimento por 15,00.
Ele me disse que era de Atibaia (100kms de sp) e que em sua chácara tinha muito mais exemplares...
Abraço
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 12:55 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonald,

Eu já vi fotos de ótimo pinheiros negros de Atibaia, em São Paulo se consegue muito material de boa qualidade.
No interior o que nos resta é fazermos o nosso próprio material, e tentarmos aprender por meio de livros e revistas.

Abraço!
Rodrigo SP

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Rodrigo S escreveu:
Parabéns João.

Abs

Rodrigo... se vc tem vontade de conseguir pinheiro negro...
vamos combinar um dia de ir para atibaia. Lá tem vários produtores e o preço vc não acredita... por exemplo, comprei um pinheiro negro bem maior do que o nosso amigo João Pedro e com muito movimento por 15,00.
Ele me disse que era de Atibaia (100kms de sp) e que em sua chácara tinha muito mais exemplares...
Abraço

15 reais? vc ta brincando.

Vamos marcar sim... Atibaia é pertinho daqui, pela Fernão dias a gente faz em 40 minutos.

Deixei meu cel no seu blog pra gente combinar melhor.

Abs
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 12:41 pm    Assunto: Responder com citação

João Pedro, gostei do encaminhamento até aqui de seu pinheiro negro.
Meu amigo, já coloca aí na sua agenda para participar do Encontro das Associações do RS que no ano que vem será em Porto alegre. É uma ótima oportunidade de se defrontar com práticas e experiências de bons mestres, além de poder trabalhar plantas próprias com orientação de mestres. O custo é sempre bem acessível, por dois dias de aprendizado.
pena que deverá ser apenas em maio do ano que vem, mas assim dá tempo de o amigo se preparar para as despesas, viagem, hospedagem, inscrição... O Encontro deste ano foi em Caxias do Sul e estava ótimo.
Nem vou fazer considerações a mais sobre sua planta pois esta é uma espécie da qual eu também careço de conhecimento e prática. Confesso que por aqui além de não ser muito fácil conseguir este tipo de material, quando existe sempre tem alto preço.
McDonald, você teria o contato deste pessoal de Atibaia que vende? Assim eu poderia mandar vir algumas mudas de lá para trabalhar, pois meu clima é bastante favorável a esta espécie...
abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: