FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilos para Acer Tridente
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 28, 2011 9:04 pm    Assunto: Estilos para Acer Tridente Responder com citação

Amigos, boa noite.

Consegui, pra minha grande felicidade, um exemplar de Acer Tridente, que aqui em Juiz de Fora-MG não existe, e estão com um grande dilema.

http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/2011/05/projeto-n-06-acer-tridente.html

Em todas as minhas pesquisas sempre encontro estilo ereto triangular, e em raríssimas oportunidades, um sinuoso muito sutil.

Gostaria de saber se não se usa outros estilos para Acer Tridente ou se realmente é dificil a modelagem e o que sugerem ?

Abs
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

Colega, dá uma olhada no fim dessa página! Acho q vc vai gostar.

http://bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/AcerTrid.htm

Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Carlos,
Mas este final é meio padronizado pelo bonsaikai e, se não me engano, está da mesma forma em todos os guias.
Gostaria de saber da experiência dos nossos bonsaistas, que pra mim é o que realmente vale.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno vou ser sincero com você, sei que quando adquirimos umaplanta que muito queremos temos a vontade de trabalhar logo de começo, mas acho que agora você deveria aplicar em você a maior e mais importante técnica de bonsai: a paciência.
Plante seu Acer em uma bacia com material bem drenante, assim que as raizes sairem pelo fundo coloque em uma bacia bem perfura e bem grande, com material bem adubado e deixe seu Acer crescer, ele está muito novinho e precisando de "engordar".
Esta é minha opinião, mas quem traça o caminho é você.
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2011 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá.

Quanto ao site da bonsaikai, os estilos não são padronizados para todas as espécies, algumas não possuem um estilo q outras sim. Mas o guia tb é bom para dar outras informações.

Mas mudando de assunto, eu concordo com o Pedro, agora não é hora de preocupar-se muito quanto ao estilo da sua planta. Vc deve fazer o que ele falou, primeiramente plantá-la em um escorredor ou bacia bem perfurada com material drenante, e depois quando as raizes começarem a sair pelo fundo apoiar em cima de uma outra bacia com o dobro do diametro dessa 1ª, com um substrato bem adubado.

O que vc pode fazer por agora é dar um leve movimento nessa muda, já vizando um estilo futuro. Pesquisar no google é ótimo para se inspirar. Conforme ela for crescendo, vc pode usá-la como matriz e fazer alporques ou estaquia e conseguir outro material para trabalhar em outro estilo. Transplante só no fim do inverno/começo da primavera. Eu não sei se na sua região as folhas caem no outono, se cairem e a planta entrar em dormência fica mais fácil saber quando transplantar. Que é quando as velas começam a acordar. Os arames devem ser colocados na primavera de acordo com o guia citado anteriomente, mas eu não sei se vc já poderá colocá-lo logo após o transplante, ai vc vai ter q esperar por aguém mais experiente.

Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2011 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu amigos !

Já estava em meus planos aplicar a mamadeira nela assim que possível, contudo o substrato que ela se encontra hoje já é bem drenante, aliás o melhor que tenho de todos, e por ser uma planta muito jovem, vejo boas possibilidades de trabalho nela.

O que me preocupa é que caso eu a deixe engordar muito, não consiga mais tarde traçar um movimento no tronco (que entendo principal) e só consiga trabalhar perifericamente, perdendo uma boa oportunidade de montar meu estilo nela.

Já simulei alguns movimentos nos últimos dias, inclusive para verificar a elasticidade atual dela, e parece muito favorável, contudo, já ficou "meio torta", assim, acredito que posso deixa-la uma temporada aramada e fixar o movimento principal, contudo, concordo com ti Carlos, gostaria da opinião dos mais experientes a respeito.
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2011 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

Os nossos amigos experts estão todos no bonsai 2011, então pode ser q demore um pouco até vc ter uma resposta mais técnica.

Mas já q vc disse o o substrato é drenante, eu não vejo mais necessidade de mudá-la agora nessa primavera. O vaso/pote onde ela está me parece ser de um tamanho adequado para a muda. Então nessa primavera vc faz aramação. Uma boa adubação vai fazer ela crescer muito!

Me diga uma coisa! Onde vc mora faz frio? As plantas entram em dormência? Sabe se os aceres chegam a perder as folhas?

té+

Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2011 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Carlos,

Era exatamente isso que eu pretendia, aramar e adubar, pelo menos por agora.

Juiz de Fora já foi marcada por possuir um clima serrano, tal como Petropolis e Teresópolis no Estado do RJ, com um iverno bem frio e úmido, contudo, com as drásticas alterações climáticas em todo o mundo, aqui não é diferente e já não possuímos estações tão definidas.

Apesar disso, percebo com outras plantas que há a queda no outono sim. Com aceres não tenho experiência, é meu primeiro, mas já percebi que com a queda da temperatura média nas últimas semanas, ele parece ter adormecido um pouco e perdeu folhas.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: