|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 4:49 pm Assunto: Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? (04) |
|
|
Essa planta eu ganhei do bonsaista Paulo Ventura há uns 4 anos, e era apenas um galhinho quando comecei seu cultivo. Reproduz fácil por estaquia, e a beleza reside na tonalidade verde/alaranjada/vermelha de suas folhas, apesar de possuir nos entrenós espinhos longos e finos:
Seu caule é lenhoso, mas deve ser aramado quando novo, sob risco de partir-se. A casca, corticosa, solta-se um pouco durante a aramação, mas sem risco de perdas. Seu crescimento é rápido:
As folhas novas, bem verdes, brotam juntas num mesmo ponto, sendo necessário retirar o excesso, cuidando de manter apenas um par, para estimular um novo galho nesse local:
Essas folhas verdes têm uma aparencia de pimentões verdes moles de ficar no sol. À medida que envelhecem, vão mudando a cor, ficando amarela e depois laranjada, morrendo vermelhas:
Esse contraste nas folhas é o grande atrativo, vez que não floresce nem frutifica:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 8:20 am Assunto: |
|
|
Grande Nicky, bom dia.
Por acaso verifica se as folhas possuem cheiro.
Acho que tenho dela pelo meu quintal.
Grande abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 1:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
João Paulo, as folhas da minha planta não exalam cheiro algum, nem quando eu as arranco. Por gentileza, para dirimir de vez a dúvida, fotografe as plantas que vc tem no quintal, e poste aqui, para comparar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 11:14 am Assunto: |
|
|
Nicky, eu estava há dias esperando para poder sair à rua, após cirurgia de joelho, para dar identificação desta planta. É que tenho uma no jardim e tinha a impressão de que havia sido colocada uma etiqueta.
Pois bem, ela tem o nome popular de Perescia. Existem muitas especies desta planta. Esta atende pelo nome científico de Pereskia aculeata godseffiana.
Incrivelmente esta planta é uma Cactaceae. Pelas informações de quando adquiri, o viveirista que estava na época dando destaque a esta planta, disse que se trata de um dos mais antigos ancestrais dos cactus.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Aldair J M de Oliveira

Registrado: 31/05/11 Idade: 42 Mensagens: 68 Localização: Massaranduba-PB
|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 11:31 am Assunto: |
|
|
Esta planta realmente é uma cactacea por incrivel que pareça, vc vai se supreender mais ainda quando ela colocar flores, são de uma belaza indescritivel, tive a onra de ver uma florecendo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 7:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio Luis, mais surpreendente que o nome esdruxulo é sem dúvida nenhuma o fato de pertencer à familia dos cactos. Nunca, em tempo algum, eu imaginaria tal coisa!!!!
De qualquer forma, cacto ou não, irei tratar de escrever o nome numa tabuleta plastica, fixando-a no solo do vaso, pois um nome desses merece destaque, e mais ainda o fato de que, fazendo assim, não irei esquecer tão facilmente.... sabe como é, né? a idade suplanta as lembranças recentes....
Agradeço seu empenho e diligência em identificá-la para mim. Essa muda me veio através do amigo bonsaista Paulo Ventura, que cultiva uma em seu viveiro, pertencente a outra amiga bonsaista dele. Mas nós nunca soubemos o nome da planta, apesar de admirarmos a espécie, por causa da tonalidade de suas folhas.
Agora teremos outra preocupação que é envidar esforços no sentido de fazê-la florir, para que possamos, como diz o nobre colega Aldair, nos surpreendermos novamente, tamanha a beleza das flores. Tão logo isso aconteça, irei fotografar e postar aqui mesmo, para que todos possam apreciar tambem. Meus sinceros agradecimentos a voces, que lograram êxito nessa identificação.
Enquanto essa florada não vem, fiquemos com as imagens do google:
[img]http://i.ebayimg.com/10/!B9yt()QEWk~$(KGrHqV,!lsEy+jC1VezBM6yWT!Zn!~~_1.JPG?set_id=8800005007[/img]
No site da ultima imagem, uma informação bem interessante:
A variedade comum de Pereskia aculeata é vendido como Pereskia godseffiana, o nome válido parece ser Pereskia aculeata var. rubescens. É uma forma bonita que tem folhas variegadas com vermelho. Os frutos são comestíveis, e em alguns lugares, as folhas são usadas como vegetais.
OU seja, além de florir, ainda frutifica frutos comestíveis!!!! Realmente, tirei a sorte grande com esse cactus raro, vendido a preço de ouro em alguns lugares.... rss _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|