FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mini pitangueira projeto
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lucas da Silva e Silva



Registrado: 27/09/10
Mensagens: 79
Localização: SALVADOR-BA

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2011 9:53 pm    Assunto: Mini pitangueira projeto Responder com citação

Olá amigos foristas e bonsaistas. Tenho uma pitangueira (mudinha) cultivada desde a semente (misho). Ela esta se desenvolvendo muito bem. Ja tem um ano de plantada.

Gostaria de saber:

1. Se pitangueira suporta o pequeno vaso?

2. Caso suporte, gostaria de saber qual o tipo de substrato? (composiçao).

3. Qual o tipo de vaso de treinamento.?

4. como ramificar essa pitangueira, visto que ela só tem folhas que saem direto do caule (tronco)?

Sem fotos (logo posto)

Estou pensando em coloca-lá em um copo de café(50 mL) de plástico todo furado (como o escorredor) apoiado em uma mamadeira ( um copo de 500ml). A minha intenção é conseguir raízes interessantes e o desenvolvimento do tronco (caule). Gostaria de conseguir isso no prazo de dois anos.
Aguardo a participação de todos nesse meu e agora nosso empreendimento!

Ps. caso esse assunto esteja em local irregular peço desculpas e desde já não me importo se o mesmo for movido para um local do forum mais adequado.

Imagem da muda. Ela foi cortada ao meio, estava alta demais


Editado pela última vez por Lucas da Silva e Silva em Qua Jun 01, 2011 10:02 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2011 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Lucas!

Não posso responder todas as perguntas, OK? ^^
Mas o que posso dizer é que, para você induzir uma ramificação, basta cortar a gema apical ("do ápice") da planta.

A gema apical é responsável por induzir o crescimento vertical nas plantas que a possuem (gimnospermas e angiospermas - a pitangueira é uma gimnosperma por dar flores e frutos) e inibir o despertar das gemas laterais. Quando a gema apical é cortada, ela deixa de inibir as gemas laterais e essas passam a despertarem e crescer, dando origem a galhos, enfim, à ramificação. Por conseguinte, cada galho possui sua gema apical e ela, quando cortada, induz também ao desenvolvimento das laterais, e assim vai...

Na pitangueira, você pode identificar a gema apical pelo par de folhas (no caso da minha, que é nova) mais alto que sempre se desenvolve e logo outro pequeno par toma a posição mais alta. Você pode cortar, retirar esse par de folhas mais altas para remover a gema apical (inclusive há um nome para isso, como técnica, no cultivo do bonsai, que não me lembro agora...).
Qualquer dúvida, posta umas fotos da planta aqui que a gente te mostra direitinho. ^_^

Em breve o pessoal poderá responder suas outras perguntas. ^_^
Boa sorte! o/
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lucas da Silva e Silva



Registrado: 27/09/10
Mensagens: 79
Localização: SALVADOR-BA

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2011 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Guilherme, muito obrigado pela resposta. Estou começando, como todo bom iniciante optei pelos desafios e riscos. Não tirei as fotos ainda porque está chovendo um pouco kkk e nao quero me molhar kkk. Assim que puder vou postar algumas fotos da danada. Abração.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

xD Beleza, ficamos no aguardo.
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

pequena observação, aki estou tendo problemas com pitanga, parecem ser chatas para manusear, aranquei 1 com raiz e tudo e plantei no vaso e ela parece estar definhando isso ja tem 2 meses, num muxa mais tb num nace nem 1 brotinho... receio q va morer por as folhas ja estão ficando velhas e parece q esta definhando mesmo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

SMART2 escreveu:
pequena observação, aki estou tendo problemas com pitanga, parecem ser chatas para manusear, aranquei 1 com raiz e tudo e plantei no vaso e ela parece estar definhando isso ja tem 2 meses, num muxa mais tb num nace nem 1 brotinho... receio q va morer por as folhas ja estão ficando velhas e parece q esta definhando mesmo.


eu tirei uma mudinha uma vez e nao desfolhei ela foi ficando feia ate morrer
alguem me falou que tem que desfolhar.
agora tirei duas mudas ate com menos raiz e tirei todas as folhas e ela voltou que é uma blz....
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 1:37 pm    Assunto: Responder com citação

Lucas, se ja tem em mente um trabalho de 2 anos para para frente isso é bom. Mas ao invés do copo de plástico de 50 ml, é melhor optar por um recipiente maior (tipo escorredor mesmo). Deixando 2 anos no escorredor/mamadeira, seria algo como deixar uns 6 anos no copo entende? O crescimento é muito prejudicado. Não se preocupe, pois num passo futuro, a redução das raízes não é problema. O mais importante agora é a formação do tronco e permitir que as raízes se desenvolvam e consequentemente as folhas.
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucas da Silva e Silva



Registrado: 27/09/10
Mensagens: 79
Localização: SALVADOR-BA

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Smart2 e Leandro:

Pelo oq eu tenho de experiência com a pitangueira (to acompanhando a minha por um ano e alguns meses eu acho que sua pitangueira deve estar no período de pouco desenvolvimento, acho (suponho), que essa fase de sono seja parecida com a da jabuticabeira. (isso tudo é achismo kk)
Leandro, vc transplantou a mudinha no outono? pelo oq eu vi a pitangueira se desenvolve bem devagar no outono. Vamos esperar comentários com mais propriedade.

Nikkei:

Obrigado, pela dica. Eu estava preocupado com o tempo de adaptação da árvore ao pequeno vaso. Já comprei o escorredor final de semana eu transplanto (sem mexer no torrão).

Abração!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

SMART2 escreveu:
pequena observação, aki estou tendo problemas com pitanga, parecem ser chatas para manusear, aranquei 1 com raiz e tudo e plantei no vaso e ela parece estar definhando isso ja tem 2 meses, num muxa mais tb num nace nem 1 brotinho... receio q va morer por as folhas ja estão ficando velhas e parece q esta definhando mesmo.


Olha.. eu passei pelo mesmo que vcs... então de acordo com umas dicas aqui do fórum deixei ela pegando somente o sol da manhã.. não deu um mês e começou a brotar que é uma beleza.....
Tenta vai que dá certo...
abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lucas da Silva e Silva



Registrado: 27/09/10
Mensagens: 79
Localização: SALVADOR-BA

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Foto

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qui Jun 02, 2011 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olha, agora que você a cortou ao meio, ela vai começar a se ramificar porque você levou junto a gema apical.. Razz
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jun 02, 2011 9:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Pelo que entendi nessa postagem, a intenção é formar um mini bonsai com essa pitangueira. Se for, então melhor evitar o escorredor e fazer o cultivo num recipiente pequeno, desde já, não só para condicionar adequadamente as raizes, mas tambem para proporcionar um material de trabalho mais compacto, desde o inicio. Não se preocupem, pois o tronco irá engrossar da mesma forma, só que com menos raízes.

Um bom recipiente para cultivo são aqueles vasinhos pretos, vendidos a preço de banana em floriculturas. São muito usados para acondicionar mini violetas, sendo então ideais para cultivo de pitangueiras pequeninas. Lembrando que o substrato nunca deverá ser superior à metade do vasinho. Quanto menos, melhor. E aproveite: ao replantar, arame o caule, dando a ele um movimento levemente sinuoso, para ficar mais interessante.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lucas da Silva e Silva



Registrado: 27/09/10
Mensagens: 79
Localização: SALVADOR-BA

MensagemEnviada: Qui Jun 02, 2011 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury, obrigado ! Esses vasinhos de violeta são maiores que um copo de cafezinho? Como devo fazer o substrato ?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jun 02, 2011 10:58 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O vasinho a que me referi são quase do tamanho do copinho do cafezinho do boteco da esquina... rss bem pequeno. O substrato ideal deve conter caco ceramico, terra granulada, carvão e casca de pinheiro (ou de uma arvore similar, bem porosa), tudo quebrado/fragmentado em granulos diminutos (algo como p.ex. metade da metade de uma semente de maçã, das pequenas). Lembrando que a finalidade do substrato é proporcionar um meio adequado para o desenvolvimento das raízes, não irá suprir sua alimentação.

O que irá alimentar a planta será o adubo, que poderá ser osmocote tipo 10-10-10 ou 15-14-08 ou outro similar, à venda no mercado. Mas só adube após uns 20 dias do reenvase, e mesmo assim, em porções reduzidas, para não forçar a planta a emitir brotação de folhagem maior que o adequado ao tamanho da planta. O substrato, até lá, deve ser sempre neutro, esteril, sem nenhum tipo de composto como esterco seco ou humus de minhoca.

Esse tipo de solo proporciona uma boa estabilidade para a planta, permitindo seu desenvolvimento a contento. Fique atento para a saída das raízes no fundo, que devem ser sempre cortadas após atingirem uns 5 a 8cm. Conserve a base do vaso apoiada sobre um escorredor contendo areia, caco ceramico e material organico em decomposição, como madeira, folhas secas, etc. Isso irá servir a dois propósitos: nutrir as raizes capilares que saem pelos orificios no fundo e proporcionar umidade para a planta, vez que a quantidade infima de substrato no interior do vasinho seca muito rápido, podendo comprometer o resultado.

A outra vantagem é favorecer o engrossamento do tronco, tambem através dessas raizes que saem pelo orificio no fundo do vasinho. Essas raízes, porem, devem ser podadas tão logo atinjam o tamanho informada acima, ou então uma vez por mes, para evitar prejuízo, vez que se crescerem em demasia, acabam por "subtrair" as capilares de dentro do vasinho, comprometendo todo o trabalho de sua formação.

O mesmo recipiente que for usado como base, poderá comportar uns seis vasinhos de cada vez, sem nenhum problema de superlotação. Isso permite, incluso, o desenvolvimento e cultivo de variedades diferentes, ou então da mesma. Não faça aporte de adubo nesse recipiente, apenas nos vasinhos.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lucas da Silva e Silva



Registrado: 27/09/10
Mensagens: 79
Localização: SALVADOR-BA

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2011 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Pronto! Estava com essa idéia desde o início mas tava sem coragem de fazer pq faltavam alguns passos que vc elucidou agora. Transplantei a mudinha para metade de um copo de café (50ml), 50%pedrisco (areia de construção peneirada e lavada) 20% terra vegetal, 20% tijolo bem moído 10% carvão moido na mesma granulometria do tijolo. Não fiz nenhuma aramação até agora pq vou esperar ela se recuperar do transplante.

Minhas dúvidas estão em fazer o substrato da mamadeira:

Agora, quanto a matéria organica aqui na rua tem um ficus retusa(lindo) que esta com as folhas caducando, Posso pegar essas folhas e usar como matéria organica e qual a quantidade em percentual (gosto muito de percentuais, vício de engenheiro kkl) ?

Essa areia é a areia de construção ou a areia de construção peneirada e lavada?

Posso usar somente a parte fina da areia de construção?

Já tenho um adubo NPK 10 10 10 de liberarção gradual. Posso usar esse mesmo e em que quantidade?

Agradeço cordialmente a ajuda e o incentivo diário que vcs doam para todas as pesssoas interessadas em bonsai!

Finalmente fotos


Pitangueira 01





Pitangueira 02


_________________
"Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin)


Editado pela última vez por Lucas da Silva e Silva em Ter Jun 07, 2011 1:45 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil