Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 1:15 pm Assunto: Misho de Laranja Kinzu. Será que pega? (atualizado 05/06/11) |
|
|
Ola amigos foristas...
Ontem passeando pelo ceagesp de sp, comprei um pinheiro negro e ganhei do dono da banca umas sementes de laranja kinzu, inclusive, algumas já estavam até brotando... Não pude esperar para plantar em outra época pq a maioria estava brotando... então segui com o mesmo substrato da última vez com sementes de maçã que pegaram todas.
Seguem as fotos.
Se pegarem eu posto fotos para todos verem...
abraços _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Dom Jun 05, 2011 5:25 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 6:49 pm Assunto: |
|
|
OLA MCDONALD...
QUE TIPO DE SUBSTRATO VOCE USA NAS ''SEMENTEIRAS'''
T+.... |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 12:01 pm Assunto: |
|
|
RCasagrande escreveu: | OLA MCDONALD...
QUE TIPO DE SUBSTRATO VOCE USA NAS ''SEMENTEIRAS'''
T+.... |
Então véi...
Eu usava areia grossa de rio para plantar maçieiras.. mas não sei se foi a época ou a mão e não estavam vingando nenhuma. Um dia dei umas sementes pro irmãozinho da minha noiva ele colocou num vasinho com terra e esterco de gado curtido, este aí da foto, e não é que vingou todas.... Bom.. se deu certo uma vez, acho que pode dar certo mais vezes né...... rsrsrsrs
vamos ver no que dá... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 9:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mc, lembra da técnica que expliquei dia desses? sobre a tela metálica cobrindo o vaso? então, quando brotarem as sementes, e as mudas estiverem com dois para tres meses, vai ser o momento certo para usar esse recurso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 12:08 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Mc, lembra da técnica que expliquei dia desses? sobre a tela metálica cobrindo o vaso? então, quando brotarem as sementes, e as mudas estiverem com dois para tres meses, vai ser o momento certo para usar esse recurso. |
É mesmo Nick..... Juro que quando me deu aquela dica pensei nelas. hehehehe
e o ideal seria a que altura do substrato a tela?
Sabendo-se do seu lento crescimento pretendo fazer mames ou shohim. Quanto tempo devo deixar lá a tela? _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 8:38 am Assunto: b onsai |
|
|
Mac, para que funcione adequadamente, as plantas devem ter brotado e estarem com ao menos um ou dois cm de altura. A tela deve ficar na altura que vc quiser, lembrando sempre que os movimentos sinuosos nos caules das novas plantinhas irá acontecer tão logo elas se choquem contra a tela, o que pode acontecer justamente nesse um ou dois cm iniciais, ok? Quanto mais baixa a tela, mais movimento terá o caule, vez que a plantinha, ao se chocar, voltará seu crescimento para baixo e depois de alguns dias, novamente para cima, sucessivamente.
O ideal é manter a tela por um ano ou mais, até que os caules adquiriam lignificação/lenho mais duro, o que pode ser observado pela mudança na tonalidade dos caules, que passam de verde para levemente amarelo ou amarronzado. Lembre-se apenas de prender bem a tela metálica, para evitar que as plantinhas, com sua força de crescimento, não a empurrem para cima, retirando-a de sobre elas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 8:56 am Assunto: |
|
|
Existe algum problema de usar tela plástica? Tenho um monte aqui e não sei onde teria tela de metal.
Abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 2:13 pm Assunto: |
|
|
Mc, deixa a gente a par deste plantio.
Muito legal mesmo!
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 3:46 pm Assunto: bonsaki |
|
|
A tela plastica não serve, pois não é tão resistente quanto a tela metálica. Se não achar para comprar, compre uma peneira de furos os mais finos que conseguir, recorte a tela e use-a. Afinal, peneira assim não tem serventia para nada em nossa nobre arte bonsai. Só não faça perto de sua mãe, sua vó, sua tia, senão vai ouvir poucas e boas.
A tela plastica, com o tempo (é preciso as vezes deixar por dois ou tres anos, para engrossar bem os caules e fortalecer as curvas sinuosas que irão adquirir), tende a deteriorar exposta ao tempo, bem como as regas sucessivas. Com a agua e o sol, o plastico tende a enfraquecer e não resistir bem às investidas insistentes e continuas das plantinhas. Por isso, usa-se apenas a tela metálica. Lembre-se: quanto mais fina, melhor. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 11:27 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Nicky!
Usei essa técnica em Pitheco!
Semeei em novembro e quando começaram a crescer, coloquei sobre as mudinhas uma tela (peneira).
Cerca de 15 dias atrás já coloquei uma grelha de "Gengis-khan".
Estão ficando tortinhas que uma beleza.
Esta semana estou bastante atarefado, mas semana que vem posto foto neste mesmo tópico.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 12:15 am Assunto: |
|
|
Karaaaaaaaaaca... tecnicas, técnicas e mais técnicas.....
Que mundo maravilhoso esse do bonsai.... tem um jeitinho pra tudo.... é só usar a imaginação.... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 8:12 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, meu chapa, poste mesmo essas imagens, para que todos possam confirmar, visualmente falando, os resultados da aplicação dessa técnica de cultivo diferenciada. Estamos aguardando pelas fotos, então.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 9:53 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, como tópico é do amigo Mc, abri um novo tópico, com essa técnica lá em MATÉRIAS.
Abraço
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17901 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 05, 2011 5:24 pm Assunto: |
|
|
E não é que vingou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pessoal.. Eu deixeis essas sementes na casa da minha sogra, e pra minha surpresa hoje fui olhar e veja só que beleza... Pegaram todas..
Tomara que crescam.... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|