Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alex Oliveira
Registrado: 20/05/11 Idade: 50 Mensagens: 24 Localização: Linhares-ES
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 11:03 am Assunto: minha Bonganvillea estou com dificuldade |
|
|
estou com dificuldade de formar uma boa copa, alguém pode dar um força?
segue foto de frente
e verso:
o que devo fazer para melhorar, pois estou tentando já tem 4 anos e ainda não consegui. |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 11:31 am Assunto: |
|
|
Formação de copa = densificação da massa foliar.
Conte mais pra gente de como são os cuidados com o exemplar em questão, nos temas abaixo.
Rega: (de quando em quando ela recebe água)
Adubação: (de quando em quando recebe adubo, qual tipo e qual proporção)
Insolação: (quantas horas de sol direto ela toma por dia, e de que horas a que horas)
Substrato: (qual a composição do substrato que ela está plantada, e a quanto tempo está no mesmo)
Últimos trabalhos (quais as épocas em que foram feitos podas, desfolhas, aramações, troca de substrato e reenvase, bem como poda das raizes).
Creio que com todas estas informações os colegas mais experiêntes aqui do fórum poderão te ajudar!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 1:42 pm Assunto: |
|
|
Alex, tem uma técnica que aprendi para induzir maior brotação de ramos secundários, o que irá adensar a copa da tua planta.
Veja o link abaixo
abraço
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16941&highlight= _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alex Oliveira
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 2:54 pm Assunto: |
|
|
pois bem Ricardo eu adquiri uma muda de viveiro e não sei se o metodo foi de estaquia, quanto a adubação eu uso adubar de 25 em 25 dias com adubo 04-14-08 quimico e fica no sol de 06:20 às 13:00 que é o perído de Sol na minha prateleira, e rego todos os dias pela manhã e a tarde. |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 4:08 pm Assunto: |
|
|
acredito q vc esteja regando d+ POIS SE VC PEGA sol 06:20 às 13:00 e um tempo curto pra secar toda terra regando so na manha ou na tarde ja esta de bom tamanho me corrija se estiver errado pois tambem sou apenas um adimirador de bonsai
obs. as minha so rego na parte da noite e da tudo certo.veja
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 5:40 pm Assunto: |
|
|
Quanto as regas concordo com o carlos, uma vez por dia deve ser suficiente.
Para ramificar tenho usado a mesma técnica do Élio (aliás, excelente tópico), com a diferença que quando inicia as brotações eu faço a poda do ramo principal, deixando 2 ou 3 brotações no galho. Na minha planta fiz suscessivas desfolhas desta maneira.
O adensamento da primavera é bem rápido, a minha foi constituída em 6meses(claro que ainda falta melhorar bastante):
Outubro 2010:
abril 2011:
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 5:46 pm Assunto: |
|
|
Se o colega Alex Oliveira me permitir, vou "pegar carona" neste tópico e perguntar ao amigo Nikkei, qual a época para realizar o procedimento que o nobre amigo Élio nos apresenta?
Alex, acho que com a diminuição da rega, a continuidade da adubação e o uso de tal técnica o colega chegará ao resultado que busca com a planta!
Boa sorte e poste sempre as atualizações para apreciação de todos!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Alex Oliveira
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 5:55 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando e agradecendo a todos, eu gostei muito do resultado do colega Nikkei, me surgiu até uma inspiração para uma mudança em minha árvore e tentar seguir igual os amigos me orientaram e vou postar os resultados obtidos, mas continuo aberto a sugestões. |
|
|
 |
|