FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia Jacaré (tentativa de estilização)Retrabalhado 03/07/11
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2011 5:47 pm    Assunto: Tuia Jacaré (tentativa de estilização)Retrabalhado 03/07/11 Responder com citação

Olá amigos foristas

Esta foi uma tentativa de estilização de uma tuia jacaré. Juníperus Horizontalis.
Ela é tronco duplo e usei a câmera de ar para não danificar muito a casca. Precise tb fazer uma limpeza dos ramos que eram muitos..
Não espero que ela cresca, pois pretendo fazer um shoin.
Planta sem intervenção.




Olha como ficou


Não fiz transplante pq além de não ser a época certa, aprendi uma coisa importante. Quando se mexe na copa, não se mexe nas raízes e vice versa. Isso aumenta as chances de sucesso.
Dicas e sugestões serão bem vindas.
abraço a todos
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com


Editado pela última vez por Mcdonald em Seg Jul 04, 2011 11:22 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/04/09
Idade: 46
Mensagens: 334
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2011 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

mec ta correto camera de bicicleta nao e problema pra vc ne rsrsrsrs
mais nao consegui identificar qual o estilo a seguir acredito q se vc usar o galho esquerdo pra um jim e trabalhar o direito com mais torçao e formando estilo Han Kengai.
minha umilde opniao mas vamos esperar mais ajuda abraço.

as minhas ainda nem comecei a mexer rsrsrrs.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 12:02 am    Assunto: Responder com citação

Carlos.....
Como o Gilson disse. Nem pensei em estilo ainda... apenas dei mais movimento aos pequenos troncos.. mas minha idéia para o futuro, acho que vai ser o que me disse mesmo...
Mas vamos ouvir mais opiniões..
Valeu véi pela visita que nos proporcionou...
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Fala Mc,

Cara ñ esperou a planta conhecer o novo lar, rsrsrs. nem mexi na minha ainda. Ñ cheguei a fazer muitas torções na minha lá na chácara, mas achei os galhos bem maleáveis, achou necessário colocar a borracha p/ aramar? Vou ver se consigo mexer na minha ainda esta semana.

Aproveite que colocou borracha e pretende um shohin, dê mais movimentos aos galhos com mais torções.

Veja estes:

http:http://ilhabonsai.com.br/product_info.php?products_id=340&osCsid=59882033794aeff6ba67ee5707bc61e5

http://fichas.infojardin.com/bonsai/juniperus-rigida-enebro-pagodas-junipero-agujas-bonsai.htm

Se receber as fotos de lá, mande p/ mim.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/04/09
Idade: 46
Mensagens: 334
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 9:52 am    Assunto: Responder com citação

mec se vc nao vai mexer no movimento da planta agora pq da borracha Question
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Então.. é que não parece.. mas fiz umas torções bem legais.. só que na hora de fazer igual as fotos, percebi que a casca começava a rachar... posso seguir assim mesmo?
abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/04/09
Idade: 46
Mensagens: 334
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

claro vc vai aos poucos mais ate onde vc foi nao mudou muita coisa do q era no original depende do q e o estalo q vc ouviu mais da pra vc baixar o lado q falei sem problemas ate mesmo q a planta ja ajuda sendo q o desenvolvimento dela a maioria das x e pra baixo.abraço

se tiver alguem de plantao ai de opnioes afinal sou um principiante tambem Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

carlos claro escreveu:
claro vc vai aos poucos mais ate onde vc foi nao mudou muita coisa do q era no original depende do q e o estalo q vc ouviu mais da pra vc baixar o lado q falei sem problemas ate mesmo q a planta ja ajuda sendo q o desenvolvimento dela a maioria das x e pra baixo.abraço

se tiver alguem de plantao ai de opnioes afinal sou um principiante tambem Wink


Carlos e Donegá..

Hoje olhando para a planta percebi o que me disseram... e dei uma melhorada..... só que agora com tracionamento.. na aramação não dava mais.....
Vejam ai..... acho que ficou melhor...


Lateral

Abrass
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, se trabalhar um "2 troncos" teria que ter um tronco grande e um menor, sendo que o menor deve ser mais fino também. Na sua planta os dois troncos têm a mesma espessura, dificultando a formação deste bonsai neste estilo. Minha opinião.
Como disse que quer um shohin, fiz um desenho tentando montar um estilo dois troncos sendo um deles um jin, mas não deu certo. Acabei chegando nisto, fica como uma idéia:

É uma idéia, mas acho que consegue atingir uma planta melhor se conseguir ir tracionando e aumentando as curvaturas/diminuindo a atura também
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100 escreveu:
Mc, se trabalhar um "2 troncos" teria que ter um tronco grande e um menor, sendo que o menor deve ser mais fino também. Na sua planta os dois troncos têm a mesma espessura, dificultando a formação deste bonsai neste estilo. Minha opinião.
Como disse que quer um shohin, fiz um desenho tentando montar um estilo dois troncos sendo um deles um jin, mas não deu certo. Acabei chegando nisto, fica como uma idéia:

É uma idéia, mas acho que consegue atingir uma planta melhor se conseguir ir tracionando e aumentando as curvaturas/diminuindo a atura também

Nikkei..... Ficou da hora a projeção... gostaria de saber fazer isso tb...
Então, minha idéia de aramar o tronco da direita é para dar um movimento no jin que vai ser feito logo após a retirada dos arames. Como eu sei que pra ficar pronta vai levar uns 4 a 5 anos, enquanto o tronco da direita engrossa, o da esquerda vai crescendo livremente, dando a diferença que tinha me falado.. Ou tem alguma coisa errada que eu não previ?
Se estiver errado me corrija por favor. Sou iniciante e estou totalmente aberto a críticas e opiniões.

Abraço e muito obrigado
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, sou tão principiante quanto você cara.
Uma coisa que aprendi recentemente é que quando fazemos um jin, temos que imaginar a continuação dele como se houvesse ali um gaçho/tronco antigamente, ou seja, deve estar posicionado de forma harmonica ao conjunto. Não sei se deu pra entender o que eu escrevi.
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 7:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nikkei, vc escreveu certo. A idéia, a principio, é essa mesma. O que acontece é que o Mc está desenvolvendo os troncos, os dois troncos, com bastante movimento, muita sinuosidade, sem se preocupar, por agora, em formar um bonsai. No meu entender, ele está fazendo um projeto para o futuro. O caminho é esse mesmo, pois os dois troncos podem melhorar bastante, e os galhos poderão ser obtidos oportunamente, sendo que os atuais, se não forem aproveitados, podem ser descartados sem nenhum problema.

Um grande entrave no bonsai, que comumentemente vemos aqui no forum, é o grau de dificuldade que os iniciantes encontram para entender um principio simples: a partir de um material fraco, podemos obter um material de qualidade superior. Só que isso, infelizmente, nem sempre pode ser obtido no momento, tendo o cultivador que esperar as vezes alguns anos, antes de ter o resultado. E detalhe: esse resultado não é a finalização, mas apenas um material com que irá, então, iniciar o trabalho de estruturação de seu futuro bonsai.

As coniferas, como o junipero procumbens do Mac, bem como outros juniperos, muitas vezes são apresentados com troncos retos, ou no máximo com pouco ou nenhum movimento sinuoso, o que acaba atrapalhando uma estilização que poderia resultar melhor, caso houvesse essa sinuosidade na planta. Então, para melhorar isso, eu costumo apresentar modelos da net, que sirvam de referencia, de parametro para esse tipo de trabalho. Os japoneses, claro, são sempre os mais dispostos a isso.

No evento Bonsai 2011, do Atelier, observei que o bonsaista Francisco, dono de um viveiro imenso nos arredores de BH, levou para comercializar tres juniperos comunis, que ele mesmo aramou há alguns anos, plantou no chão, e esperou engrossarem. Agora, suas plantas têm a qualidade técnica que cito acima, valendo por isso, segundo ele, uma "dinheirama". Detalhe: só tem tronco e galho sinuoso inicial. Não são bonsai. Quem comprar, aliás, irá penar um pouco para formar bonsai com as ramas, que precisam se desenvolver bastante, ou então, fazer como o Tramujas: enxertar outra variedade, como o shimpaku ou o itoigawa, para, daqui a uns tres ou quatro anos, ter finalmente um material adequado para estilizar.

Vejam as imagens desses J.comunis:









Plantas como essas, em que ainda falta formatar uma estruturação, principalmente se for a partir de enxerto de outra variedade, não poderiam jamais ser comercializadas dentro do preço pedido pelo bonsaista Francisco. Apenas a titulo comparativo, o bonsaista Carlos Tramujas vende o mesmo material, isto é, J.comunis, porem os troncos são sempre retos, mas com enxerto de J. chines, ou shimpaku, o que acaba prevalecendo em relação a essas plantas do Francisco, incluso o Tramujas vende por um preço bem mais em conta.

O ponto discutido aqui não é o preço das plantas do Francisco (proibitivo para maioria de nós), nem das plantas do Tramujas. Mas, sim, a sinuosidade realizada nas plantas do Francisco, quando ainda eram simples mudas de galhos finos, obtidos via alporquia ou estaquia, não sei dizer. Graças a essa forma de cultivo inicial, hoje ele dispõe de um material de qualidade altamente superior, mesmo em relação a outras plantas da mesma variedade, ainda que enxertadas.

Por isso, aceito bem a argumentação do Mac, no sentido de dar movimento sinuoso aos dois troncos de sua planta. Se porventura ele irá trabalhar ambos na formação de um bonsai, ou apenas um, aceitando algo dentro da linha proposta pelo Nikkei, certamente terá, em mãos, um material de qualidade superior com que formar algo mais técnico, mesmo que seja um shohin ou um mame, não importa. O que interessa, isso sim, é que ele está no caminho certo. E não há pressa em percorrer esse caminho, mas apenas a certeza de que está fazendo da maneira correta.

Um adendo esclarecedor: conheci o Francisco em 2003, na reinauguração da area do bonsaista Rock Junior, Terra Bonsai, em Nova Lima/MG. Na oportunidade, ele levou para o local diversas plantas tamanho familia, nenhuma parecida com esses J.comunis de agora....

Isso significa que ele teve aconselhamento para investir nesse sentido, aprimorando o material que cultivava em seu mega viveiro. Conselhos tanto do Rock Junior, quanto do bonsaista Fernando Magalhaes, da Bonsai Morro Velho, de BH/MG. Sábios conselhos, aliás, que ele soube muitissimo bem avaliar e executar, como vemos agora em seus trabalhos. Isso nos leva a dizer que um bom conselho vale ouro, em se tratando de bonsai, inclusive. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100 escreveu:
Mc, sou tão principiante quanto você cara.
Uma coisa que aprendi recentemente é que quando fazemos um jin, temos que imaginar a continuação dele como se houvesse ali um gaçho/tronco antigamente, ou seja, deve estar posicionado de forma harmonica ao conjunto. Não sei se deu pra entender o que eu escrevi.


Realmente é verdade Nikkei

Eu não tinha percebido seu ponto de vista, mas acho que tem razão tb..
Obrigado
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Caros amigos, se me permitem um questionamento um pouco fora do tema do tópico, mas essas belas projeções apresentadas aqui no fórum são feitas em qual programa? elas ajudam muito à pessoas q como eu são iniciantes e não que pretendem intervir equivocadamente em seus bonsai.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 8:34 am    Assunto: Responder com citação

aparentemente o Nikkei 100 usou photoshop... mas ja vi uns usando até o paintbrush...

eu indico este site: http://www.aviary.com/tools/image-editor
o link direto para o editor de imagens é este: http://www.aviary.com/online/image-editor
é um software para ser usado através do site, que faz coisas semelhantes ao photoshop... é gratuito, bom e não precisa de instalação nenhuma...

já vi maravilhas feitas pelo paintbrush, basta ter muito mais paciência e habilidade...

ja vi mais projeções do nikkei e sempre achei legal o que ele faz com o fundo e principalmente com a planta...

=D

abraçosss
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil