FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Nativas desconhecidas: alguem conhece essa?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 4:16 pm    Assunto: Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? Responder com citação

Há alguns anos venho cultivando algumas plantas nativas, umas recolhidas no cerrado, outras ganhei de amigos. Vejam os exemplares abaixo e, caso saibam ao menos o nome popular, por gentileza, informem, pois até hoje não logrei exito em sua identificação correta:

Para facilitar, mostrarei o tronco, as folhas e flores ou frutos, quando houver. A primeira cultivo há uns seis anos:











Essa tento cultivar como um chorão, isto é, dentro do estilo SHIDARE, a casca é bem corticosa, mas os galhos "teimam" em crescer sempre para o alto, secando quando aramados voltados para baixo:











As folhas não exalam nenhum odor, ela não floresce nem frutifica:



Vou abrir outro post, para continuar a mostragem, para não sobrecarregar em demasia. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/03/07
Idade: 37
Mensagens: 112
Localização: Bagé-RS

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury,

Eu também possuo um espécime igual ao desta ultima foto. Me foi vendido como sendo Salso-choraão ornamental, creio não ser esse o nome correto. Ele tem uma característica peculiar que torna fácil a sua identificação, quando os ramos começam a crescer de maneira rápida eles tornam-se tortuosos. O seu possui essa característica?

Abraços!
João Pedro
_________________
Bonsai Bagé:
http://bonsaibage.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 42
Mensagens: 442
Localização: Descalvado-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky

Essa sua planta me lembra esse bonsai, da Marija Hajdic da uma olhada se não parece, o nome é (Pistacia lentiscus)


_________________
No fim você começa a pensar no começo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 8:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

João, essa variedade de salso que vc cita é o Salgueiro chorão, cujo nome completo (com variantes) é: Salix babylonica, salix pendulina, salix elegantissima, salix x sepulcralis, popularmente conhecido por: Salgueiro-chorão, salso-chorão ou chorão. Eis uma imagem de uma muda jovem:



Como pode observar, as folhas são bem diferentes das da minha planta. Além disso, no meu caso, os galhos não ficam pendentes, mesmo quando uso aramação. Eles insistem em manter no máximo uma posição horizontal, depondo totalmente contra a espécie salix, que tem o nome popular de Chorão por que seus ramos ficam, naturalmente, isto é, sem uso de arame caidos, voltados para baixo. Sad

Anderson, embora a planta que voce apresenta tenha uma ligeira semelhança em relação ao tronco, com uma casca corticosa, as folhas são bem diferentes, pois nessa planta elas parecem um pouco com as folhas da Murraya paniculata (jasmim laranja ou murta), sendo que na planta que cultivo elas têm um formato mais alongado, quase que oval, e nessa que voce mostra, parecem um pouco arredondadas.

Mas vamos aguardar. Quem sabe alguem não chega mais próximo na identificação? Sad
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/03/07
Idade: 37
Mensagens: 112
Localização: Bagé-RS

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury,

Eu conheço o salso chorão, inclusive tenho alguns espécimes. Mas também possuo uma planta muito parecida com a sua, com as folhas pequenas, com cortiça grossa e cujos ramos não ficam pendentes. No viveiro disseram se tratar de um parente do salso, chamavam ele de salso ornamental, pois desenvolve grande galhos que se torcem em torno de si, porém não ficando pendentes.
_________________
Bonsai Bagé:
http://bonsaibage.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 41
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

NIcky,
A primeira desconheço por completo...
A segunda trata-se de um Salix matsudana "Tortuosa" ou chorão torto... especie dificil pois morre galho a toa....
Quando adulta ela enverga a ponta dos galhos para baixo com o peso, mas os galhos novos e mais curtos são sempre para cima mesmo....
Pela minha experiência com ela a melhor tecnica é o "cut and grow" com pasta de poda em todos os galhos, até os mais finos.....
Mais uma... ficou sem agua morre....
_________________
Ricardo Loriggio
Eng. Agrônomo
RL Bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/03/07
Idade: 37
Mensagens: 112
Localização: Bagé-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2011 12:12 am    Assunto: Responder com citação

Exatamente Ricardo!

Eu tenho uma foto de um bom exemplar desta espécie, ele simplesmente secou todo o tronco durante o inverno e brotou na base. Basta achar a foto aqui...
_________________
Bonsai Bagé:
http://bonsaibage.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
GAVAN



Registrado: 20/03/07
Idade: 56
Mensagens: 74
Localização: Porto Uniao - SC

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2011 8:43 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Nicky.
A primeira tenho quase certeza que se trata dessa:
Campomanesia xanthocarpa - Guabiroba, guavirova.
É bem comum aqui no Sul.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2011 11:02 am    Assunto: Responder com citação

A Primeira com certeza Guavirova.
A segunda é o Salix-chorão.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2011 1:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Realmente, as folhas da Guabiroba são bastante parecidas. Apenas que a minha não frutificou ainda. Vejamos porem que as folhas são bem iguais:


_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Roberto



Registrado: 17/01/13
Idade: 48
Mensagens: 69
Localização: Uberlândia-MG

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2013 11:34 pm    Assunto: Re: Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? Responder com citação

nickyfury escreveu:
Há alguns anos venho cultivando algumas plantas nativas, umas recolhidas no cerrado, outras ganhei de amigos. Vejam os exemplares abaixo e, caso saibam ao menos o nome popular, por gentileza, informem, pois até hoje não logrei exito em sua identificação correta:

Para facilitar, mostrarei o tronco, as folhas e flores ou frutos, quando houver. A primeira cultivo há uns seis anos:











Essa tento cultivar como um chorão, isto é, dentro do estilo SHIDARE, a casca é bem corticosa, mas os galhos "teimam" em crescer sempre para o alto, secando quando aramados voltados para baixo:











As folhas não exalam nenhum odor, ela não floresce nem frutifica:



Vou abrir outro post, para continuar a mostragem, para não sobrecarregar em demasia. Rolling Eyes


Tenho um exemplar igual (primeira foto)..... é uma uváia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
matheus kochem



Registrado: 24/01/12
Mensagens: 58
Localização: Chapecó-SC

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2013 10:44 am    Assunto: Responder com citação

a primeira é sim uma guaviroba a segunda n conheço ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Roberto



Registrado: 17/01/13
Idade: 48
Mensagens: 69
Localização: Uberlândia-MG

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2013 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

matheus kochem escreveu:
a primeira é sim uma guaviroba a segunda n conheço ...

gabiroba? bem, estou bem no meio das gabirobas mineiras aqui nos cerrados, alias, todo ano vou p o mato colhe-las.....uma delícia....... a planta em questão não é parecida com as gabirobas daqui.....mas, posso estar enganado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
matheus kochem



Registrado: 24/01/12
Mensagens: 58
Localização: Chapecó-SC

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2013 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

aqui no sul temos essa planta e chamamos de gavirova ou gabiroba , e é a mesma planta . pelo menos aqui esse é seu nome
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2013 7:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nada como a imensa diversidade das variadas nativas nacionais. O interessante é que geralmente o mesmo nome pode ser empregado para plantas totalmente diferentes, tanto nas folhas, quanto no caule. Mas continuemos avançando, que o caminho é bem esse mesmo. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil